Anúncios

Falando de Consanguinidade (Fábio Costa)

Share:
Linebreeding (consaguinidade com responsabilidade e sem perda de tempo nos cruzamentos)

Para Falar de Linebreeding é preciso entender mesmo que superficialmente, o Inbreeding, também é preciso estar ciente dos riscos deste tipo de cruzamento (inbreeding). No nosso caso, Galos combatentes, desejamos sempre a melhoria da qualidade belicosa (uso das armas), do fenótipo (alinhamento, plumagem, peso e etc...), estilo de brigar (frenteiro, canga, barrigueiro e etc..), bem como, saber que poderemos fixar estas características ou outras indesejaveis, nesse ponto seria uma grande perda de tempo, esperar1 ano por seus franguinhos e ao final de tudo ver seus esforços e tempo por água a baixo.

"inbreeding" ou (Endogamia)

Inbreeding é o acasalamento de animais com alto grau de parentesco, o que inclui o acasalamento de irmãos e irmãs (com mesmo pai e mãe) e pai com filha. A proposta do inbreeding é aprimorar ou fixar certas características no pool de genes.
Quando você acasala dois animais cujos genes são provenientes de ancestrais comuns, há uma grande probabilidade de que estes mesmos genes sejam transmitidos aos descendentes. O acasalamento de animais com alto grau de parentesco, ou o acasalamento de animais que possuem fenótipos similares, leva ao aumento de homozigosidade. Homozigótico, como você pode lembrar, refere-se à condição de um indivíduo que possui o mesmo par de alelos (bb ou BB) no mesmo local do cromossomo para uma dada característica. Assim, quando indivíduos aparentados são cruzados, o descendente tende a se tornar homozigótico para aquela dada característica.
Há, basicamente, duas vantagens no inbreeding. Uma é revelar animais com genes recessivos danosos que não se expressaram nos pais. Tais animais devem ser excluídos do programa de criação. Este é um método valioso para expor tipos de genes escondidos ou indivíduos portadores.
A outra é aumentar o número de membros homozigóticos da família. Estes animais podem ser usados para criar linhagens distintas ou famílias. A preponderância de membros da família é resultado direto de os pais serem homozigóticos para uma dada característica. Obviamente, um programa de inbreeding é vantajoso só quando as características homozigóticas são desejáveis.
O inbreeding pode produzir bons ou péssimos resultados. O sucesso ou o fracasso de um programa de inbreeding depende de um grande número de fatores, tais como os primeiros cães utilizados, métodos rigorosos de seleção e planejamento muito cauteloso. O inbreeding só deve ser praticado por pessoas especializadas, preparadas para separar animais fracos e inferiores.
O criador tem que aceitar, também, o risco de fertilidade reduzida, perda de vigor e expectativa de vida menor, que ocorrem em programas intensivos de criação. A causa primária destes problemas é a redução de genes heterozigóticos.

Resumo:

Temos no inbreeding um grande risco de fixar caracteristicas indesejáveis pois, não podemos ver a olho nú os genes que determinada ave possui e nem escolher no momento da cruza, quais alelos serão dominantes ou recessivos ao fim proposto. Sendo assim, em minha opinião particular não aconselho o inbreeding na formação de um plantel, a menos que tenha muito tempo e espaço para experiencias na busca do par perfeito, isso pode demorar muito ou tendo sorte pode ser rápido (mas com muita sorte mesmo!)


"Linebreeding"

é uma forma suave de inbreding. É um método conservador de procriar animais meio aparentados e tios com sobrinhas. A proposta de um porograma de linebreeding é manter um alto relacionamento com um ancestral superior em todas as futuras gerações.
Por ser uma forma de inbreeding, a informação genética (superior ou inferior) que é transmitida dos pais aos filhos cresce a cada geração.Isso também leva a um aumento da homozigosidade. Entretanto, isto vai ocorrer de uma forma mais lenta do que num programa de inbreeding intenso. O cruzamento de animais aparentados, independente do grau de parentesco, constitui inbreeding. Cuidados tem que ser tomados num programa de linebreeding no sentido de manter uma certa distância de parentesco entre os indivíduos ou você verá os mesmos problemas de um programa de inbreeding.

Resumo:

Apesar de ser muito parecido com inbreeding o Linebreeding é a forma mais aconselhavel para iniciar-se um plantel, pois, pela relativa distância entre parentes (tios, sobrinhas, sobrinhos), as chances de fixar caracteristicas indesejáveis cai bastante e é bem mais fácil excluir os recessivos.

Vejamos um exemplo de Linebreeding:


Suponha que temos os seguintes reprodutores: (é sempre bom lembrar que os reprodutores tem que ter as caracteristicas que desejamos fixar e que sejam de boa qualidade, fibra, espora, e etc...)

Galo A
Galinha B
Galinha C

Gráfico de Cruzamentos:

Galo A + Galinha B = Cria AB
Galo A + Galinha C = Cria AC

Devemos Procurar dentro destas duas crias (AB e AC) o melhor de todos os Frangos (já testados em rinhadeiros)
Se o achamos por exemplo na cria AB, devemos escolher a melhor de todas as femêas da cria AC (é bom testar tambem está matriz AC, para se certificar de que estamos escolhendo a caracteristica que desejamos fixar dos dois lados)

Em seguida cruzamos o Macho (selecionado e rinhado) ABcom sua meia-irmã AC (selecionada e testada).
Obtendo-se bom aproveitamento nos machos deste cruzamento, devemos usar as femêas deste cruzamanto retornando-as ao Galo A

O resultado deste ultimo cruzamento, será galos e matrizes feitos em linebreeding, com grande suporte para fixar caracteristicas seja na própia familia quanto em um novo sangue (taxa menor, mas, muito superior ao normal), um tempo de aproximadademente 5 anos para se conseguir matrizes e reprodutores, testados, aprovados e desejaveis e também uma maior facilidade de descartar recessivos e genes indesejáveis, tendo em vista que os cruzamentos só é levado a frente, quando achamos já na primeira cria uma ave que seja testada e que passe definitivamente nos testes, isso diminui e muito a recessividade para genes indesejaveis!

Forte abraços a todos e comentem sobre o assunto.

20 comentários:

  1. Anônimo10/12/08

    Achei extremamente instrutivo o seu artigo, obrigado por colaborar com o galismo no brasil!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo27/1/10

    Muito boa dissertaçäo...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/1/11

    bem amigo vc esqueceu de mencionar q se seu galo for bom ele tambem pode ser do gene recessivo porem devemos analizar bem o recessivo fiho de nossos galos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24/9/11

    deveria fazer um texto melhor i com mais respostas

    ResponderExcluir
  5. GABRIEL3/11/11

    EU sou gabriel e tenho 26 anos e tenho 6 frangos da raça shamo e sou novo no ramo e peso aos meus caros amigos galistas um pouco da vossa esperiencias.CONTATO email:dukhering@yahoo.com.br OBRICADO!! ABRAÇOS........

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/11/11

    Amigos galista mais experiênte! Queria ajuda.
    Eu tinha um frango (Barbudo barrigueiro)q adiquiri e um amigo. Qdo estava com 1 ano deixei cruzar com galinhas d quintal, sairam umas frangas muito boa, batem duro e pegam nas asas e costa. Essas frangas são 1/2 sangue barbuda, certo! Agora adquiri outro barbudo barrigueiro d sangue diferente. Vou colocar as frangas para cruzer com o barbudo.
    Tem possibilidade d ñ dar certo por minhas frangas ser 1/2 sangue comum?
    Se puderem me ajudar, desde já agradeço: marcelo_cx@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome e Bruno tenho 27 anos estou começandoum ciclo linebeeding meu galo a estraordinario gal desejo muito ficsa as caracteristicas dele nos seus filhos netos minha galinha ja tem um grau de parentesco sobrinha dele filha deuma irmão dele que exelente galin esto m pas]çoa frente ou nao bruno_derick@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11/2/12

    TEM MUITA LÓGICA O QUE NOSSO AMIGO MENSIONOU. ISSO CHAMA-SE NO POPULAR: PURIFICAR SUA RAÇA COMBATENTE.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11/2/12

    sou do espirito santo crusei um galo de topete e tirei frangos muito brabos e de posiçao de briga muito boua vendi rapido mas segurei duas frangas que vou crusar com o pai e irei faser o teste e ja agradeso a dica vou tenta a sorte

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, sua publicação foi ótima, não entendo muito do assunto, tenho um galo Brahma e estou adiquirindo uma galinha da mesma raça, gostaria muito de saber como posso dar continuidade a criação, se os pintinhos que nasserem vão ser irmãos, como vou selecionar as matrizes apartir deles?
    Você mim ajudando ficarei nuito grato!
    email: oliveira.lima.jr@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Anônimo29/9/12

    ou la meu nome e Lucivaldo de Feira de Santana Bahia eu crio Galo combate sou apaixonado pelo esse esporte eu estou cruzando Galo de espora com Galinha boa toda essa raça eu dikili Galinha no Rio de janeiro é Galo em São Paulo os Filho tão saindo barrigueiro é com pouca espora eu gostara de sabe mas como e esse cruzamento que vc esta indicando ai tem como vc me manda um gabarito pra mim ou manda o vendo o gabarito de cruzamento meu Email e lucivaldo_de_feiradesantana@hotmail.com me manda com SEGURANÇA pra mim te certeza qui e vc que esta mandando do seu BLOG obrigado é tudo de bom pra vc fica com Deus vc e sua família

    ResponderExcluir
  12. Anônimo29/9/12

    ou la meu nome e Lucivaldo de Feira de Santana Bahia eu crio Galo combate sou apaixonado pelo esse esporte eu estou cruzando Galo de espora com Galinha boa toda essa raça eu dikili Galinha no Rio de janeiro é Galo em São Paulo os Filho tão saindo barrigueiro é com pouca espora eu gostara de sabe mas como e esse cruzamento que vc esta indicando ai tem como vc me manda um gabarito pra mim ou manda o vendo o gabarito de cruzamento meu Email e lucivaldo_de_feiradesantana@hotmail.com me manda com SEGURANÇA pra mim te certeza qui e vc que esta mandando do seu BLOG obrigado é tudo de bom pra vc fica com Deus vc e sua família

    ResponderExcluir
  13. marcao29/3/13

    gostei muito das dicas de cruzas vou fazer o teste com meus bichos obrigado

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10/7/13

    muito bom realmente e um risco que temos que passa mas na hora de seleciona vale apena muito bom suas dicas valeu

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/1/14

    O cruzamento de animais aparentados, podem produzir animais com defeitos congênitos, ou seja, animais com defeitos.exs; pés tortos, cegos, bicos tortos e outros defeitos piores nos animais

    ResponderExcluir
  16. joelson7/1/14

    Trabalhoso mais vale apena

    ResponderExcluir
  17. Anônimo15/2/16

    Gente o galo d briga pra mim e um esporte
    Eles brigam por estinto vamos ajudar a liberar as peleia!!!!

    ResponderExcluir
  18. Existe uma grande confusão , pesoal mistura RAÇA com Linhagem ...Tenho uma lihagem de gauchos a qual deram o nome de "Pé DE ouro" . São de mta espora e atiram muito . Só que ñ gosto do jeito que brigam, fico ate arrepiado , são frenteiros de mais , mas brigam colado ,querendo comer a cara do adversário , tem como corrigir os defeitos sem perder as qualidades, em poucas gerações? grato pela ajuda .

    ResponderExcluir
  19. Anônimo3/4/17

    eu tenho um frago Endiano 1/2 sangue como tenho galinhas de quase pura raça endiana seria uma boa escolha estou começando agora podem mim ajudar ?

    ResponderExcluir
  20. Olá amigos. Tenho interesse em comprar ovos de O-Shamos ou Shamos. Meu e-mail gutemberg.mao@gmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!