Anúncios

Galos Combatentes, eis a questão...

Share:
Por: Fábio Costa
Texto sobre humildade: Wikipédia

Vou começar postando um texto interessante que li e que gostaria que todos os amigos também lessem e refletissem a respeito

Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.
Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra", ao analisarmos esta frase, encontramos material suficiente para aprender sobre a humildade:
Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”, contrastando com os que, orgulhosos das conquistas da razão no mundo das ciências positivas, negam Deus e a imortalidade da alma.
Se de todas as qualidades que se pode ter, você tiver todas, menos a humildade, saiba que uma pessoa humilde, está acima de você.

O criador de galos combantes é perseguido por preservar e lutar para que o gallus gallus não entre em extinção. Se por um lado um exemplar combatente é posto à prova, por outro dezenas e centenas deles nascem nas mãos dos preservadores, e se os põe em prova é para garantir que está selecionando em seu plantel os melhores, melhorando cada vez a qualidade, pureza da raça. Um exemplo prático disso são os cavalos de competição, que são postos a prova para garantir ao criador que está criando e selecionando os melhores. Como saber se um determinado plantel de galos combatentes têm os melhores galos sem testá-los? fica meio surreal né?
Acreditamos que a legalização do esporte traría como trouxe a outros Países respeito a cultura, as raizes folclóricas e também algum lucro ao governo, já que teriamos nossos centros esportivos, com funcionários, impostos, e etc. Sim todos sabem disso, inclusive os que perseguem também sabem, que a fonte é inesgotável, pois estamos sempre cruzando nossas aves, criando, selecionando e etc. A cada ano milhares e milhares, (não pensem que é pouco!) de aves nascem nos criatórios espalhados pelo Brasil, pelo menos 50% destas aves continuam por por anos e anos. Agora vejamos as galinhas poedeiras, que a cada dia centenas de milhões de pintos são jogadas no lixo, pois frangos não põe ovos, ou triturados vivos em moedouros, com penas e tudo para fazer seu delicioso caldo de galinha, enquanto as poedeiras são obrigadas a passar 24Hs por dia comendo dentro de gaiolas aonde não conseguem nem se virar, são desbicadas ( processo que consiste em arrancar ou queimar o bico para evitar agressões e que quebrem os ovos), e ao final de no mínimo 5 a 6 meses são descartadas ou enterredas vivas, pois galinha que não põe trás prejuíso.

Ao contrário, nós criamos nossas aves com todo cuidado, em áreas grandes, muito verde, alimentação balanceada, vitaminas e vacinas, durante 1 ano inteiro, e fazendo uma rápida comparação, de uma ninhada de 12 a 15 frangos, 20 a 30% apenas serão postos a prova, pois os outros na classificação ficam. O detalhe aqui é o tempo 13, 14 15 até 16 meses criados com toda dedicação, os que são provados e aprovados, vivem cerca de 3 a 5 anos, os reprodutores na faixa dos 12 a 14 anos. É gente, vejo que humildade não deve mesmo ser comentada, pois deixa de ser humildade como sugere o texto do ínicio da mensagem. Mas uma coisa é certa, se o galismo no Brasil fosse indrustria a coisa seria diferente.

Abraços à todos os amigo amantes e preservadores do galo combatente no Brasil

22 comentários:

  1. Grande Fábio, valeu por mais essa. Impressionante tua capacidade de buscar e mostrar algo novo, teu espírito guerreiro e força de vontade, parabéns amigo, e continue assim, és um grande entre os pequenos, te desejo sucesso em tudo que faças, por um motivo simples: tu mereces.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/6/07

    Gilson.
    É tante coisa que nos oprime que, não devemos nunca nos calar, pois, criminosos não somos, estamos contribuindo para a preservação da especie, alimentamos, selecionamos e damos a eles as melhores condições possiveis.
    Quanto aos que nos criticam, o que eles fazem pelas aves? quantas aves por dia eles alimentam? quantas eles curam de enfermidades?
    Criticar é fácil, pois eles não tem responsabilidade, apenas abrem a boca e deflagram suas palavras arduas contra nós, mas não fazem nada pelas aves, apenas criticam. eu fico triste com os amigos criadores que se calam e baixam a cabeça perante estas coisas!

    Abraços
    FCSOUZA

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29/6/07

    Criadores de escravos costumavam ter o mesmo tipo de argumentação que a sua. Se você apenas alimentasse os animais você seria preservacionista. Colocá-los para lutar (e se ferir, muitos seriamente) é crime, sim. Tanto que vocês estipulam um prazo de "utilidade" - após 3 ou 5 anos os animais são abatidos.

    Você é tão nojento (ou pior) do que qualquer dono de granja de abate.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo29/6/07

    Sempre ouvimos muitos falarem, como o amigo menciona acima. Devemos respeitar a opinião é claro. Mas sou totalmente a favor dos galos combatentes e de forma que são preservados, pois se dependesse de pessoas como o nosso ilustre amigo a espécie já teria sumido do mapa, como muitos outros animais.

    A vantagem é que o preservador mostra a cara e os contras se escondem!

    ResponderExcluir
  5. Conforme outrora externado, considero hipócrita a postura dos críticos deste esporte, bem como dos abates de animais para consumo humano.

    Sim,hipócritas, senão, então ignorantes, próprio dos arrogantes.

    É cômodo degustar um filé em um restaurante, ou mesmo comprado devidamente abatido, cortado, ensacado em um supermercado.

    É confortável "esquecer" como estes animais são criados, como são abatidos.

    Ao menos sofrem uma única vez, rapidamente ???

    Quantos já assistiram os abates, olhando a expressão de terror e desespero quando percebem que a morte se aproxima ???

    São Vegetarianos !?!?!?

    E por acaso os vegetais não são seres vivos com direitos iguais aos peixes e animais ???

    Ou por serem mudos e aleijados ( já que não emitem som, nem possuem o dom da locomoção ) não sofrem quando arrancados impiedosamente da terra, morrendo em silêncio ???

    A crítica para ter embasamento precisa do conhecimento, e para que seja legítima, de coerência.

    No dia que encontrar alguém que sobreviva de alimentos que de nenhuma maneira ocasionou a morte de algum ser vivo, e este criticar o contrário, ao menos o respeitarei em suas ponderações, pois terá coerência; até lá, meu repúdio aos idealistas de fachada; quase sempre citadinos arrogantes e alienados.

    Se surgir alguém com maturidade para um debate respeitoso, darei continuidade ao assunto; se porventura manifestarem apenas os hipócritas acima repudiados ( sinal identificador: agressividade verbal pela falta de argumentação ), não terão sequer a atenção de minha resposta; pois não se gasta boas sementes plantando em solo infértil.

    ResponderExcluir
  6. Clap Clap Clap!!!!!

    Parabéns pela lição dada nesta resposta amigo João Alencar, isso prova que nós criadores estamos a cada dia mais indignados com esta grande perseguição hipócrita

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13/10/07

    muitos que criticao o nosso esporte sen primeiro conhecer o proceso na criacao dos combatentes deverian ler este testo nos criadores deveriamos fazer a nossa parte como por exemplo imprimir textos como este
    que esclareca como sao ben tratados nossos combatentes e que existe sim animais que sao maltratados os frangos de granja,galinhas poedeiras,etc .ao contrario de nossos combatentes que sao criados com amor e dedicaçao

    ResponderExcluir
  8. mandagará12/4/10

    muito bom para um iniciante assim como eu

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/9/10

    é meus amigos o joao alencar disse tudo alguém de voces que criticam o galista já foi a um abatedouro ah? comer seu churrasco ai é muito bom né? fazer uma galinhada também, e dai vem com esse papo de ambientalista.nós galistas somos os verdadeiros ambientalistas vejam por quantos quantos anos esta espécie vem atravessando, será q é por causa de ambientalistas? não, é por nós galista que preservaremos para sempre este animal
    ass: Jerri

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/11/10

    so criticam os criadores de galos combatentes QUEM NÃO ENTENDE OU MELHOR NÃO CONHECE O MAGNITICO E BELO ANIMAL GALO COMBATENTE abraços AGNALDO JOSÉ BARBOSA

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/1/11

    meu nome e andre nao sou covarde meus a migos empenado nao sabem o que e covardia eu boto a cara eu sou eu nasci galista

    ResponderExcluir
  12. Sou criador de galos combatentes desde 1975,quando atingi a maior idade,mais sou apaixonado por brigas desde que nasci,pois meu pai assim como meu avo e bisavo tambem brigavam galos,dou emprego para varias pessoas em minha criação,se parar de criar estes animais,todas essas pessoas ficarão desempregadas.Penso que o IBAMA deveria se preocupar com os grandes desmatamentos no NORTE.A POLICIA FEDERAL com os crimes de ambito FEDERAL SEM solução que temos hoge,principalmente o NARCOTRAFICO. O MINISTÈRIO PUBLICO com todos os crimes INSOLUVEIS que existen aos milhares pelo BRASIL a fora,mas ao invés disso preferem fazer terrorismo em cima dos galistas que são pessoas de bem,como: Juizes,Empresarios,Promotores,Delegados,Politicos,Poliçiais,etc.Que gostam deste esporte,mais tem que pratica-lo às escomdidas,vamos continuar a defender nossos ANIMAIS sempre BRIGANDO nossos galos.

    ResponderExcluir
  13. FRANCISCO C. SANTOS14/6/11

    CARA SIMPLESMENTE FENOMENAL, VC FALOU POUCO MAS DISSE TUDO... PARABENS MEU AMIGO CONTINUE ASSIM.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo28/10/11

    Gosto de criar pintinhos de galos de combate mas sei que é erradíssimo colocá-los numa competição com o objetivo de angariar fundos ou qualquer tipo de lucros. O coitadinho do galo não sabe nem mesmo o que está fazendo pois briga até em cima de cacos de vidros ou arames que eu já presenciei. Eu acho linda a raça, acho bonito os pintinhos crescerem bonitos com os rabinhos tremendo, não sou contra as pessoas que usam para esporte por não saber da necessidade de ninguém, mas não aprovo este ato cruel e o mais certo, Deus não aprova.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo30/10/11

    E isso ai caro amigo Alencar.Defendeu muito bem o nosso esporte.Valeu.AI gente não desanime diante de um ´´bostinha`` que critica a avicultura esportiva ,nossos galos tem que ser preservados e se for pra morrer mesmo que seja pela própria sobrevivência e não na ponta da faca .

    ResponderExcluir
  16. Aloisio18/11/11

    Olá Gslistas de todo o brasil, sou tão iniciante que só agora depois de uns 2 anos de criação estou conceguindo formar bos exemplares. Mim apaixonei após ver algumas batidas na casa de um amgo. gostaria de deixar meu comentário falando sobre o abate de frangos novos pq ja trabalhei por muito tempo em um abatedouro e muitos parestes meus ainda trabalha.
    Bom, la meu sobrinho hoje é encarregado e passa uma barra, voltei a trabalhar por 20 dias mais não aguento mais essa pegada. Bom, la principalmente no sabado tem que pegar no trabalho as 2 da manhã poquer as entregas commeção sedo e quanto mais cedo terminar-mos podemos fazer a faxina e ir pra casa descaçar, com tudo isso é preciso evitar os contra tempos; ja matei milhares de frangos no tempo que estive nessa profição, e é muito sujo: existe uma especie de funil onde se coloca o proximo frango a morrer onde se permite que ele fique de cabeça para baixo para que o sangue escorra milhor. Após a facada no pescoço que tem que ser dada no lugar ideal, é preciso dar uma pacada na cabeça com o lado não cortante da faca para que ele fique inconciente nao conceguindo articular as pernas para sair do funil. E isso sempre acontece provocado sujeira com o sangue e atrasos. Alguns matadores ainda se revoltam chutando o frango para longe como uma bola de futebol, evitando que o lambuse todo com com sague e agua suja do pisso alagado.
    Alguns matadores ainda não conseguem aprender a sangrar o frango corretamente permitindo a agonia do frango por dezenas de minitos e as veses se revoltam e jogam o frango ainda vivo no tacho de agua quente. Eu mesmo ja ví senas de frangos nadando no tacho, sentindo aquela dor e tentando saltar do tacho; com isso o operador da máquina de tirar penas o mergulhava no tacho com um pedaço de madeira evitando que o molhace com aquela agua quente e suja, e fezento o frango engolir e se afogar com aquela agua quente e suja
    e sem se falar que eles são penalizados a essa tortura com apenas 60 a 90 dias de vida, vida de toda aquela comelancia para crescer tão rápido e engordar a ponto de nao consegur nem andar de tão gordos.
    É isso aí pessoal, espero que tenha contriboido. Saibam que tudo que eu escreví e 100% verdade pois sou testemunha ocular de todos esses fatos. Obrigado e tenham uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo18/12/11

    AMIGOS, CRIADORES DE COMBATENTES.

    SEJAMOS DEMOCRATAS E ACEITEMOS AS CRÍTICAS DE QUEM NÃO COME CARNE, POR CONVICÇÃO. DO RESTO QUE VÃO ACHAR O QUE FAZER. ABRAÇOS....

    ResponderExcluir
  18. GABRIEL SILVA26/12/11

    parabéns Diego seja um grande galista,Porque voçe está se saindo muito bem com seus galos ruanos tenha boa sorte com seus galos ruanos e que eles não deixem voçe na mão.

    ResponderExcluir
  19. GABRIEL SILVA26/12/11

    Diego seja um grande galista,Porque voçe esta indo muito bem com os seus galos ruanos.Que voçe seja um grande galista e que teus ruanos não te deixem na mão.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo27/1/12

    O principal problema dos galistas é o seguinte: as Ong's internacionais que injetam muito dinheiro na nação e esta promove este tipo de perseguição para justificar os "gastos" (corrupção), pois cada desculpa é uma justificativa e quem paga o pato é o mais fraco (galistas) entre outras "desculpas" para mostrar a imprensa sensacionalista que o dinheiro é bem investido. TUDO BALELA (Politíco corrupto + povo corrupto = povo feliz).

    ResponderExcluir
  21. Amo o galismo.minha vida antes nao tinha muito sentido todos os dias as mesmas coisas..mas ha 5 anos atras quando fui a uma apresentaçao dessas lindas aves me apaixonei,entao começei a crialos.Com fe em Deus serei um galista ainda me conscidero-me um préa como fala os galista.tenho 23 ano espero que nos 30 estarei mais experiente.

    ResponderExcluir
  22. Galos combatentes paixao sem fim

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!