18/10/07

Mais sobre consanguinidade


Tenho lido bastante a respeito de consangüinidade, além de já fazer experimentos a algum tempo. Relatei no blog alguns dos problemas que enfrentei com o método e também alguns dos muitos benefícios alcançados, agora iremos fazer um breve aparato sobre o material que tenho em mãos, falando a respeito de métodos de praticar as cruzas.


INBREEDING:


Sabemos que existem duas classes para este método de cruzamento. (Vertical e Horizontal), sendo que, o primeiro trás resultados com percentagens melhores. Não impedindo, contudo que façamos os dois, deixo claro que não testei o segundo.


INBREEDING VERTICAL: (Pai+Filhas, Mãe+Filhos, Avô+Netas, Avó+Netos...etc)


O mais usado, também o que trás resultados breves, ou seja, a partir da 4ª geração, vejamos um breve exemplo, tendo como base alguns documentos, também minha própia experiência (este é meu método usado e assim caminha minha linhagem).


Exemplo:


Galo A (Reprodutor que desejamos fixar as características)


Galinha B ( Matriz com características parecidas, bom fenótipo, estatura alta, método de combate parecido)


Segue escopo:
A+B=C


Obteremos o produto "C" do cruzamento, selecionamos após idade adulta, os machos por meio de combate, ou seja "passando" em rinhadeiros e as fêmeas, pelo fenótipo melhor, mais forte, robustas e etc. Os melhores deste cruzamento.


Aqui temos "C" com 50% de sangue dos genitores, e já depois de selecionados os indivíduos que mais se destacaram poderemos começar a fixar as características desejadas em nossa linha (sempre lembrando que é importante salientar que, com o Inbreeding, pode se fixar muitas qualidades, mas também muitos defeitos), por isso a seleção neste ponto deve ser rigorosa e muito focada no que desejamos.


C+A= CA


C+B= CB


Não existe possibilidade de degeneração, pois a quantidade de sangue de ambos é muito alta e os genes ainda continuam muito intricados. Deixando claro que B+C (Melhores filhos passados na mãe é o melhor método, para nós que criamos combatentes, apesar de ser mais demorado), neste ponto tenho quase certeza que haverá muitos comentários, no fator tempo, linhagem...etc,etc...mas, para quem cria combatentes sabe que é melhor cruzar um frango que vimos brigando, do que cometer a loucura de pelear com galinhas, ou simplesmente confiar nas escuras nas frangas (mais uma vez, não existe nada contra, e pode ser feita as cruzas C+A em paralelo, já que dispomos dos produtos, porque não tentar não é?)


CA+A=CAA


CB+B=CBB


Observem bem para onde levamos nossa cruza neste ponto, se cruzamos CBB+B=CBBB (Melhores Netos passados na Avó), estaremos levando nossa casta a galinha(Raça, Fibra e Fenotipo), que na realidade é a responsável pela manutenção da linhagem, continuamos trazendo os melhores Genes de A+B="C" (devido a seleção), isso implica dizer que: O método de briga, espora, defesa, ataque, agressividade e etc, foram trazidos e algumas taras do galo A, deixados (não quer dizer portanto, que não venham a aparecer mas tarde).


Em contra partida CAA+A=CAAA, estamos com alto índice de sangue "A" em nossa linha, tendo em vista que, a matriz é responsável pela preservação do fenótipo e o reprodutor pela incorporação de novas características, é possível que neste método CAAA, apareça mais taras em um cruzamento futuro, também aumenta a dificuldade com respeito a fixação de um padrão, como, cor, estatura, peso e etc.


Abraços.




Technorati : , , ,

3 comentários:

  1. Amigo, já tentei os dois tipos de cruzamentos(Vertical e Horizontal) mas não tive sucesso..até galos da terra eu tirei...foi uma tristeza pq foram matrizes compradas caras e de criadores bem conceituados.

    ResponderExcluir
  2. estou de pleno acôrdo com o colega. esse método serve para fortalecer e conservar a genética, q assim nunca se extingue. eu certa ocasião, fiz um cruzamento com dois irmãos (por falta de outra procedência confiavel naquela época), e saíram filhos de grande raça, porém mole~mole, não servindo para combates. atualmente sou adepto do cruzamento diferenciado com outras genéticas e linhas diversas, para obter aves de grande rapidez, boa posição de briga de bico e espora. essa é uma nova ordem mundial da comunidade galística a: miscinenação. barreto-ba

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14/8/11

    obrigado por nos da esse conselho,vou tentar o primeiro modo em minha criação

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!