Anúncios

Histórico da avicultura

Share:
A história da "Avicultura", ou simplesmente a criação de galinhas, data de muito séculos. Segundo os historiadores o início da domesticação da galinha deu-se no continente asiático. Essa galinha, domesticada, primeiramente foi utilizada como animal de briga ou como objeto de ornamentação e somente no final do século XIX sua carne e seus ovos passaram a ser apreciados. O início do século XX as encontrou a tal ponto valorizado que chegaram a representar uma fonte de renda adicional, tanto nos sítios como nas fazendas. Estimulados pelo aspecto econômico, os avicultores começaram a tentar novos acasalamentos entre as raças diferentes, visando o aprimoramento da espécie.
No Brasil, a galinha foi introduzida pelos portugueses no início do século XX. Nesta época ainda eram criadas soltas nos quintais ou arredores das casas, e se alimentavam com resto de comida caseira, grãos, insetos e outros bichinhos.
A partir da década de 30, houve grande progresso na criação de galinhas. Um dos pioneiros da avicultura em larga escala no Brasil foi Charles Toulin, engenheiro agrônomo francês, proprietário da Granja do Mandi, que introduziu várias práticas modernas em nosso meio. Nesta granja em Itaquaquecetuba ele manteve reprodutores de boas linhagens, alta produção de ovos e incentivou a criação de galinhas pelo fornecimento de famosas quinas (quatro galinhas e um galo). Outros pioneiros que vieram apos Toutain foram Carlos Aranha e Luis Emanuel Bianchi, além de avicultores com empresa menores como a do Oswaldo de Siqueira, do Rio, que escreveu amplamente sobre a criação de galinhas e traduziu a Cartinha Avícola, de Biedma, incorporando muito de sua experiência. Outra publicação que não deve ser esquecida é a revista Chácaras e Quintais criada e dirigida por Amadeu Barbiellini, assim como o Campo de Eurico Santos.


FONTE: chácara vovô bento

Considerações:

Quem leu com atenção o texto, identificou que os asiáticos usavam estas aves recem domesticadas para promover combates (vejam como nosso esporte é antigo), ou seja, nesta época já surgia o galismo, e ninguém pode afirmar que faziam isso por inocência, não é mesmo?

Após algum tempo descobriram que sua carne e ovos serviam como fonte de alimentação, com isso nasce a avicultura que vemos hoje em dia.

O ponto princiapal a ser analizado por nós criadores e preservadores de raças combatentes é a respeito do galismo primitivo, este mencionado acima. Como pode pessoas que desconhecem a história e o surgimento do Gallus Gallus nos criticar proibir e taxar o galismo de práticas de maltrato? (nesta época acredito ser o bankiva a raça usada nestas lutas, já que desta linhagem surgiram todos os galos que conhecemos hoje em dia).

Temos que agradecer a estes sábios homens que mesmo com poucos recursos conseguiram criar este esporte tão maravilhoso e deixar para posteridade raças tão aperfeiçoadas, belicosas e destemidas.

O que tenho a dizer é simplesmente OBRIGADO!

Abraços.

8 comentários:

  1. Anônimo1/6/09

    kara mandou muito bem..tava precisando vlwww

    ResponderExcluir
  2. me ajuda, por favor, vc sabe quais são as principais cidades(brasileiras)envolvidas na criação da avicultura?/ajuda por favor y.y

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/2/11

    Show de bola...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo15/8/12

    Olá Fabio Souza,
    Sou estudante do curso de ciências econômicas da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia, no momento estou elaborando a monografia, cujo o tema escolhido por mim foi o mercado avícola, focando no polo avícola na região do Paraguassu, no qual a cidade que moro está inclusa.
    Lendo seu artigo, que para mim foi muito útil, resolvi entrar em contato com você, pois estou a procura de obras, de qualquer natureza sobre o referido assunto. Gostaria muito de contar com a sua colaboração. Assim, te envio o meu email, pois, se poder me enviar qualquer tipo de arquivo sobre avicultura, artigos de sua autoria ou de outros autores que você utiliza, para me interrar sobre o assunto e até mesmo utilizar como citações no meu trabalho.
    Att Juliana de Freitas Silva
    Emaill: julianna.fsa@hotmail.com
    Desde já grata!
    No aguardo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/12/12

    Eu acho que deveriam abordar outros factos marcantes da avicultura e depois aprofundar no Brasil...mas, apsar disso gostei do vosso artigo e obrigado por ajudar-mer na minha pesquisa

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/3/17

    muito bom mesmo m ajudou bastante

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/3/17

    show de bola








    ResponderExcluir
  8. Galista...Imbecil cretino isso , sim. Isso tá banido no mundo e não há nenhuma sabedoria em ser sádico com os animais. Vai você lutar até a morte e nós apostamos, retardado mental.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!