Anúncios

Patê de fuá-grá

Share:
O foie gras (pronúncia “fuá-grá”) – termo que em francês significa “fígado gordo” – é o fígado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso.
Patos e gansos são onívoros e, como muitos pássaros, possuem gargantas bastante elásticas, que se expandem e os permite armazenar comida no esôfago (também chamado de “papo” das aves) enquanto espera a digestão no estômago. Na natureza, essa dilatação os permite engolir alimentos grandes, como peixes inteiros, para um longo processo digestivo. Um pato selvagem pode dobrar de peso no outono, acumulando gordura por seu corpo, especialmente no fígado. Esse ganho de peso é inteiramente reversível, tanto no animal selvagem quanto no doméstico.


A fase seguinte, chamada pelos franceses de finition d’engraissement (complementação do processo de engorda), envolve ingestão ou alimentação forçada durante os últimos 12 a 15 dias de vida para patos e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia, e os gansos oito vezes
A alimentação forçada explora da forma mais radical possível um processo natural, através do qual patos e gansos armazenam gordura em seus fígados em preparação para a migração de inverno. A alimentação, geralmente milho embebido em manteiga para facilitar a ingestão, causa uma grande acumulação de gordura no fígado, responsável pela sua consistência amanteigada.
O foie gras é ilegal em muitos locais, e há legislação pendente em outros. Os animais as vezes tem as patas coladas no chão, e ficam em gaiolas que não permitem nem que eles se levantem, tudo para não possa fazer digestão dos alimentos ingeridos.
Créditos: André

9 comentários:

  1. Anônimo28/7/10

    Quando pensamos que já virmos de tudo, estamos inteiramente enganados. Que desumanidade é essa? Seria bom pegar um filho da p... desse, e o forçasse a comer.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29/7/10

    E que Deus nos dé muita força para encarar esta guerra galismo

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18/11/10

    da vontade de PEGAR UM FILHO DA PUTA DESSE E METER UMA DESGRAÇA DESSA NO CU DELE E ARRANCAR A DAR PRO OUTROS COMEREM

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/3/11

    Que IGNORANCIA TOTAL , pior os idiotas que comem este pate, por isso que ha mercado para essa crueldade. Idiotas os que compram e consomem esse pate. Deus elesm nao sabem o que fazem...
    IGNORANTES.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/7/11

    eu ador esse patê , porém nao sabia que utilizam-se destes métodos pra fabrica-los

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/8/11

    Gente do céu, quanta pervesidade prq não deixar os bichinhos comerem quando sentirem fome?essa comida a força deve fazer até mal...

    ResponderExcluir
  7. e isso nao é maus tratos.....? e nos q somos perseguidos.....

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12/9/11

    É um absurdo realmente, forçando a natureza do animal onde o bichinho fica totalmente sem defesa. Que vergonha isso sim é maus tratos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo26/6/13

    ridículo isso

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!