09/05/07

Cartas na Mesa sobre Galos Combatentes

Olá amigos?
Depois de algumas pesquisas, e também de ouvir alguns criadores, juntando com minha humilde experiencia, elaborei um pequeno artigo sobre a suplementação, alimentação, treinamento, e genética dos nossos galos combatentes, que em meu ponto de vista merecem sempre nossa intensa procura e pesquisas, para fornece-lhes o melhor!

A boa performance é fruto de 3 fatores:

Genética X Alimentação X Treinamento

* Genética


Primeiramente, feitos pela Natureza e também pelos criadores nos milhares de anos, até chegarmos ao nosso combatente atual.

Mais recentemente feito pelos criadores falando a nível nacional, para adptar o nosso galo nacional, aos nossos padrões de combate, dentro do justo combate, regrado e observado, sempre o bem estar do mesmo.

* Treinamento

O treinamento do galo combatente, deve ser especificamente adaptado para cada ave, conforme os padrões genéticos, de tamanho, musculatura, temperamento e etc... (OBS: algumas linhagens alcansam a maturidade bem mais cedo que outras, por volta dos 11 meses, outros só após 12 a 13 meses estão aptos e realmente prontos para iniciar-se), o correto que é que este treinamento seja executado por pessoa experiente, obersanvando sempre o ponto de parar, para não "estafar" a ave...
Deve-se iniciar o treinamento com cerca de 3 vezes semanais, ou seguir um plano de treinamento (para os menos experientes), como por exemplo o do DVD do criatório do nosso amigo TeobaldoKern, ou outro. (recomendo o DVD do teobaldo, bem completo)

* Alimentação

A alimentação do Galo Combatente deve ser balanceada e também deve fornecer todas as necessidades exigidas pela ave, para que possa desempenhar bem o seu papel, sem que haja carências nem excessos!
Alguns fatores individuais devem ser levados em consideração quando da determinação das necessidades de cada animal. Mesmo através da utilização de tabelas de necessidades específicas conforme o esforço da ave, o oferecimento de uma suplementação concentrada deve ser feito levando-se em consideração:

  • Raça do Animal : algumas raças têm aproveitamento mais eficiente que outras (raças pesadas possuem melhor conversão alimentar que raças mais leves)
  • Temperamento : animais com temperamento mais nervoso possuem necessidades maiores que animais mais calmos.
  • Digestibilidade Individual : variação de indivíduo para indivíduo. (ate15% de variação)
  • Clima : 10 a 20 % de variação, etc..


MINERAIS

Os minerais necessários em quantidade mais elevada e que devem ser suplementados na alimentação são os eletrólitos (Cloro, Sódio, Potássio, Cálcio e Magnésio).

Esta suplementação depende da intensidade do esforço e varia de animal para animal.

PROTEÍNA

Em primeiro lugar devemos ressaltar que o trabalho muscular não é condicionado ao consumo de proteína, mas de energia.

Estamos falando de animais de esporte, portanto animais adultos, já formados e não em reprodução. Portanto sua dieta deve ter um limite de proteína para que não haja queda na Performance Esportiva.

Vocês podem achar uma boa dica de alimentação no quadro treinamento do lado direito desta tela ou clicando aqui

Forte abraço à todos do amigo,
Fábio Costa - João Pessoa PB
fabiobelford27@gmail.com

Espero comentários!

41 comentários:

  1. É sempre bom receber comentários... Obriga amigo A.

    ResponderExcluir
  2. sou de cabedelo, PB, muito boa suas dicas...mas tem que ser bom de espora, senão nada disso vale a pena! um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando ele fala boa genetica ele se refere tb a bom de espora.

      Excluir
  3. Cara Muito Bom..Parabéns mesmo o Cara se vc Tiver msn me manda velho quase sempre Eu estou em João Pessoa Noix pode se conhecer e dá uns Tokes lá...Depende do Canto de onde vc é...meu msn é :
    Rennan.g.atinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21/1/10

    eu tenho um galo muito bom,mas não consegue engordar,ja tentei de tudo,vcs tem alguma dica para me dar,
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/10/13

      Tu pega a lingua dele e areia queimada coloca no teu dedo e torce por de baixo da lingua dele mas naw muito forte se naw tora al ingua dele..

      Excluir
  5. Geralmente estes casos estão relacionados a vermes e ou manejo inadequado, já experimentou vermifugar a galo em questão e solta-lo em um local maior com vegetação a vontade para que possa se beneficiar.
    Aqui quando aontece casos assim, ministro o vermifugo e solto a ave em um pasto, e passo a dar-lhe ração de crescimento para pintos misturado com quirelha de milho (xerém), dentro de semanas já dá pra notar o desenvolvimento. Salvo em casos de doenças como o Marek sempre se recuperam bem.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27/1/10

    ok é bom saber que temos imformações e oritações abertas até mesmo o comercio de linhagens de quelidade coisa que auguns anos atras era raro ate pela aquela velha e mediocre ideia de certos galista"não podemos espalhar nossa raça" os melhores ficavam sempre nas dos velhosgalistas

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/2/10

    Gostaria de saber como posso conseguir um DVD do
    TEOBALDOKERN

    ResponderExcluir
  8. Rapaz sobre dvd's não sei aonde podes encontrar mais.

    abraços.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/3/10

    Gostei do artigo, espero que poste mais alguns.

    ResponderExcluir
  10. vlw pessoall isso me ajudo bastanteee...fiz um resumo pra num esqueçer ... fui abraço ...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/4/10

    Gostaria de saber quem e Teobaldo kern,tenho acompanhado varios torneio pelo brasil a fora e nunca vi o teobaldo kern o ultimos torneio que eu acompanhei foi o de Feira de Santana na Bahia o outro foi na Paraiba agredito que Teobaldo nao estava presente como posso conhece-lo ai vai meu email roquegalo@gmail.com desde ja agradeco Sancao Bahia,Delio,Mutra,Dr Eduardo,Cris Niteroi,Paulet,Lucianinho,Batista Sul,Jandi Paraiba,Tossi Sao paulo,Almizinho Bahia,Toulon,Vangivaldo Ceara,Studio Itapoan bahia,Camaliel-Ba,Jaiminho Varginha,Nelsao, Minas,Pinguin,Kinka sao Paulo,Vepo rio Grande do Sul e ai vai.

    ResponderExcluir
  12. Na época que foi postado esse artigo eu falei do dvd do teobaldo apenas como ilustração par o artigo, mas pode ser usado qualquer outro, eu não faço campanha pra ninguem rrrsrrssrs, apenas escrevo minhas experiencias sobre galos combatentes, abraços amigo e muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. carlos13/6/10

    Oi amigos sera que voces poderiam me ajuda tenho um galo muito bom da de espora e não fica com pé no chão mas ele ta com uma ronquera terrivel e eu não sei qual remedio que cura mais rapido nunca tinha dado isso nos meus galos sera que alguem já teve esse problema com seus galos me ajuda ai

    ResponderExcluir
  14. http://galistas.blogspot.com/2007/11/doenas-e-problemas-de-nossos-galos.html?showComment=1276218667634#c726363268383056529



    Voce ja leu isso.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo17/7/10

    suo galista do estado de sao paulo capital, muito respeitado quando algun colega vem visitar minha cocheira e ficam sabendo que eu só dou agua 1 vez por dia as minhas aves eles falam que isso está errado. o que vcs tem a falar. grato

    ResponderExcluir
  16. essa discusão ficaria nuito mais organizada em nosso forun.

    quanto a dar agua uma vez, tbm faço parecido. Coloco a agua uma vez por dia mas nao removo a vasilha, ou seja, ela fica la o dia todo...

    abraços e visitem o forum para discutirmos,

    ResponderExcluir
  17. Anônimo27/9/10

    Meu nome é sérgio,sou da pb e crio á mais ou menos uns três anos,mas esta dica foi muito importante,serviu p botar em prática o que eu já sabia sobre as aves combatentes;Gostária de saber se na semana de combate,qual a ração apropriada;Eu dou p minhas aves,xerenhe quebrado em quatro partes+uma ração chamada tuque,já completa de muitas sementes+ovo de capoeira cozido,isto duas vases na semana,obg.sergio.bmpb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Anônimo15/11/10

    Bom colegas eu tambem gostei mais alguem me diz como anda por ai as apriençãoes precisamos precionar para termos nosso direito de criar em paz e pratiacar ,no mais beleza de comentario.paulodobol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Bem amigos todas essas dicas que vcs dão são boas, pois nos ajuda e muito,mais acho que tudo isso começa com uma boa cruzação. Para podermos depois usarmos todo esse conhecimentos

    ResponderExcluir
  20. PABLO CABEDELO17/1/11

    Gostaria de saber dos colegas um colirio bom para pancadas na vista, pois eu usava o AGIROL, e tinha um resultado muito bom, mas não consigo mais encontra-lo nas farmacias, e o pior é que agora eles não vendem mais sem receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/8/13

      PASERO O MELHO PRA VC APRICA E TEROCOTIL;; ABS

      Excluir
  21. Rapaz aqui eu uso o Maxitrol ( ele é de uso humano ) mas funciona bem nas aves, é um pouco caro, mas procura ai vale a pena.

    Abraços..

    ResponderExcluir
  22. Anônimo18/4/11

    eu queria saber as maneiras de reconhecer a raça de um galo indio?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/6/11

    oi boa tarde eu sou de jucuruçu Ba ,sou criador também tenho um galo muito bom só que ele começou a defecar só agua aque vcs mim acocelham a dar para reculpera-lo obrigado

    ResponderExcluir
  24. Anônimo6/7/11

    Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo12/8/11

    a briga de galo nao e liberada porque nao da dinheiro para o governo e so eles cobrarem uma taxa anual que eles liberam como fazem com passaros

    ResponderExcluir
  26. Anônimo22/8/11

    tenho um galo,nao sei exatamente qual é sua raça,provavelmente um shamo por suas caracteristicas.acontece que ele é muito nervoso agressivo com as pessoas, por que isso acontece?

    ResponderExcluir
  27. Anônimo22/8/11

    AMIGO DA PERGUNTA DE CIMA , ACHO QUE POSSO LHE AJUDAR, EU JA TIVE PROBLEMA COMO ESSE É SÓ NÃO MOSTRAR MEDO PRA ELE E SE POSSIVEL PEGAR ELE NA MÃO TODA VEZ QUE ELE ESTIVER ASSIM.....ESPERO AJUDAR BOA SORTE!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo31/8/11

    amigo gostaria de saber se alguem sabe a reçeita de salva galo?

    ResponderExcluir
  29. Anônimo10/2/12

    Ola amigo galista! sou um criador de galos e um amante desse isporte milenar,obrigado por nos ajudar a manter a esperança de ke um dia esses guerreiros de penas possa ser não mais descriminado assim como nós ke os amanmos!! desde já um abraço ass:RD.

    ResponderExcluir
  30. Parabems a todos que contribuiem para a evolução e a perpetuação de nossos galos combatentes, crio galos desde nove anos hoje tenho 52, e vou continuar criando, enquanto tiver forças, estas aves são muito resistentes quase não adoecem, uso de seis em seis meses em todas a aves, inclusive os pintinho a ivermectina na dose 2 milimetros para aves adultas e 1 milimetro nas aves novas até 3 meses, na minha região não existe mais os combates, mas continuo criando para não exterminarem com a raça, É O QUE ELES QUEREM.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo5/12/12

    sou da bahia e quero comprar uns ovos de um galo barrigueiro e possivel

    ResponderExcluir
  32. gostaria de saber se alguem sabe como fazer golo de oito anos fazer piar seus ovos roberto sp

    ResponderExcluir
  33. Os melhores galos combatentes estão aqui em nossa Paraiba como seria bom a legalização dessa Arte milenar !!!

    ResponderExcluir
  34. Anônimo5/3/13

    Mto boa dica estou comessando agora e queria saber vcs treinam os galos so na esvorva ow manualmente ?

    ResponderExcluir
  35. Anônimo11/3/13

    Ola amigos.sou sergio almeida tambem gosto muito d esporte lutaremos para q posamos criar nosus. combatentis em paz.e q seguiremos protegendo estas avis milenar.um grande abraco

    ResponderExcluir
  36. Anônimo15/7/13

    É galera,Hj 14/07/2013 foi o dia mais triste da minha vida. Por denuncia anônima a polícia esteve na minha casa e levou um trabalho de 3 anos feito com muito amor e dedicação. Levou 25 galos que eu amava como se fosse um filho numa caminhonete, todos dentro de um único passeador e quando chegamos na delegacia os animais estavam todos arrebentados. Eu falei para o sargento que os galos não poderiam ser transportados daquela maneira, pedi pra que contassem os animais e que eu me responsabilizaria como fiel depositário pelos mesmos, mas de nada adiantou.
    Quando o delegado viu os animais machucados ficou horrorizado ai os miseráveis, covardes e corruptos policiais falarão que aquilo era fruto de maus tratos e que todos foram encontrados numa ¨rinha¨.
    Não consigo parar de chorar, sou vidraceiro, casado tenho duas filhas uma de 12 e uma de 6 anos que não conseguem entender o porque de tanto sofrimento.

    não sei como vai ser daqui pra frente, esses animais eram a minha alegria e cuidar deles era o meu maior prazer.
    Desculpa pelo desabafo, mas sei que aqui todos entendem o que estou sentindo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!