21/09/07

Piolho de Galinha

Estou inaugurando este cantinho do blog DG (Dicas Galísticas), para publicar artigos relacionados a problemas com criação galos combatentes.

Piolho de Galinha (Dermanyssus galinae)

Todo criador já sofreu ou ainda sofre com estes pequenos parasitas que além de ser um foco transmissor de doenças, stressam os galos e tiram a pasciencia de qualquer ser vivente rsrsr. vou contar um pouco da história destes famigerados.

O ácaro hematófago Dermanyssus galinae (Piolho de Galinha) causa dermatite (coceira intensa) e transmite bactérias como ariquetsia , responsável pelo tifo. O principal vetor na cidade são os pombos, que fazem ninhos nos telhados. O Laboratório de Ixódides do Departamento de Entomologia da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) estuda o fenômeno desde 1999, a partir da infestação pelos ácaros em um dos prédios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em um apartamento residencial de Copacabana, no Rio, e no próprio prédio do Pavilhão Carlos Chagas, no campus da fundação.


Dica para Solucionar

Aqui usamos top line produto utilizado para matar carrapatos. A forma que utilizamos é a seguinte:

para cada 1Kg de ração fornecemos de 3 a 5Ml do produto (para aves adultas) e de 1 a 2Ml para os pintos. Fazemos esta aplicação a cada 60 dias.

Não observamos problemas de saúde, inclusive notamos uma diminuição de corizas nas aves mais jovens, (ainda estou pesquisando em que efetivamente o medicamento pode estar ajudando nesta parte), em fim, os piolhinhos chatos pararam de incomodar e nunca mais me cocei rsrsrs

fim da matéria, qualquer dúvida basta deixar um comentário ai.

Abraços!

61 comentários:

  1. Se a criação for pequena pode-se usar o top line diretamente nas aves colocando uma gota em cada entrocamento da asa da ave, uma gota na parte trazeira e uma gota bico abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, obrigado pela contribuição. Realmente se houver poucas aves pode-se fazer como o amigo mineirin disse...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. em relação a muda forçada...o amimal não fica fraco, podendo fazer uma nova muda com menos de uma ano, ou até depois de qualquer doença?já tive casos de força a muda do galo(não tão forçada como vc insina aqui)e depois de um combate ele tornar a mudar.

    ResponderExcluir
  4. Parece que você se confundiu ao postar o comentário, pois este outro artigo fala sobre piolho de galinha.

    Mas, respondendo sua pergunta. Sobre a muda forçada, sim. É possivel que a ave perca suas forças, já que com este processo você está induzindo seu organismo a fazer a muda antes do tempo, o mais certo é deixar que a natureza siga seu rumo normal, ou seja, que o galo mude naturalmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, gostaria de saber como posso misturar o veneno com a ração

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/3/10

    choquei 02 galinhas essa semana, e percebi que elas tem piolho, mt pouco mas tem, qual o veneno que devo usar? grato

    ResponderExcluir
  7. Amigo,
    No próprio artigo tem a indicação do topline.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/3/10

    misture duas grama de regente em dois litros de agua e bata no ninho e nas gaiolas dos galos vera qwe passrra muito tempo sem piolhos o veneno nao faz mal as aves

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/3/10

    O bolfo resolve o problema com piolhos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo22/3/10

    Amigo, eu dissolvo os 3 a 5 ml de topline em quantos ml de água? (para misturar à ração).

    ResponderExcluir
  11. Anônimo20/5/10

    O pilho das galinhas se instalam no homem também da mesma forma do piolho que conhecemos na cabeça da criançada?

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, acredito que não, mas tem vezes que eles consegue penetrar na cueca ai fica uma coceira desgraçada nos bagos kkkkkkkkk

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo21/7/10

    Boa noite, o top line pode ser misturado na água?
    em vez da ração.

    ResponderExcluir
  14. O top line é tipo oloso e não dá para diluir na agua, aqui aplico na ração e es vezes dou diretamente no bico e posso embaixo das asas e do rabo das aves.

    abraços

    ResponderExcluir
  15. Anônimo22/7/10

    Criava galinhas aqui no meu haras, e algumas baias são de madeira, as galinhas se foram, mas os piolhos ficaram e estão nos deixando malucos, existe alguma coisa q eu possa passar nas baias para acabar com eles? Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo23/7/10

    Dissolva 2 ml de top line para cada kg da ração que vc dá regularmente para suas aves, repete a dosagem 14 dias após, não sobrará nenhum piolho para servir para reprodução. O top line é oleoso e custa a ser dissolvido na agua, mexa sempre que até ocorrer sua dissolução total.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo26/7/10

    aonde eu encontro o tal regente

    ResponderExcluir
  18. Anônimo28/7/10

    Amigo onde eu posso comprar esse top line?mande a resposta pro meu emal.obrigado

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/8/10

    os piolhos invadiram a casa,estão nas camas e tapetes o q fazer pra acabar com eles muito obgdo.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo11/9/10

    piolhos dá doenças nas galinhas?

    ResponderExcluir
  21. Anônimo30/9/10

    bolfo e bom para matar pilho de galinha

    ResponderExcluir
  22. Anônimo29/10/10

    QUANDO VOU TRABALHAR COMEÇO SENTIR ALGUMA COISA ANDANDO NO MEU ROSTO, FICO MUITO AGONIADO
    EM CASA QUANDO CHEGO AI COMEÇA
    O QUE FAÇO EM CASA

    ResponderExcluir
  23. Anônimo31/10/10

    fico grato pela imformaão,um grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Anônimo21/11/10

    Eu consegui acabar com a piolhada nas minhas galinhas e no galinheiro foi com NEEM. Comprei nas casa que vende produtos Agrícolas,

    ResponderExcluir
  25. Anônimo24/11/10

    Esses marditos piolhos,podem causar ferimentos no corpo humano e provocar feridas ?? * tenho certa urgencia em saber, para que eu possa tirar dúvida * Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Sim, na verdade quando os piolhos de galinha chegam a atingir o ser humano é porque já virou peste de dificil controle no criatório

    Abraço....

    ResponderExcluir
  27. tenho uma galinha choca e ta com piolho

    vou izar top line valeu a dica

    ResponderExcluir
  28. Anônimo2/12/10

    temos tres casas no patio uma afastada da outra uns 4mt,um dos moradores tem galinhas e estão cheia de piolho tem, como invadir a minha casa

    ResponderExcluir
  29. Anônimo2/12/10

    quero colocar um veneno no patio para os piolhos não invadirem minha casa,o tipo de veneno que posso passar no patio ja que são tres casas e um morador tem galinha com piolho o brigado

    ResponderExcluir
  30. Existe um pó chamado Bofo para esses casos...

    ResponderExcluir
  31. Anônimo17/1/11

    Posso dar o top line para codornas? ELas estão alojadas em gaiolas. Qual quantidade? e como dar a medicação (são 408 codornas nas gaiolas). Obrigada (carlaleite_zoo@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  32. Sim sem problemas...
    só diminua a quantidade, cada kilo de ração voce deve colocar 1ml do produto e misturar bem...

    ResponderExcluir
  33. Anônimo4/3/11

    nao sem bem o nome mas e um produto branco TIPO UM PÓ q compro aki na minha cidade ...BOF...

    ResponderExcluir
  34. Anônimo11/6/11

    socorro estou com os piolhos andando no corpo e não cnsigo acabar com eles. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  35. queria saber se esse piolho pega em humanos?

    ResponderExcluir
  36. Anônimo2/8/11

    esses piolhos podem dar nas paredes? preciso de uma resposta urgente, nas paredes da minha casa tem uns bichos parecidos com esses, ja tentei de tudo, n sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo15/8/11

    Amigo, o que faço para evitar os piolhos em milnhas gaiolas

    ResponderExcluir
  38. Você, ao usar o medicamento acima nos seus galos, automaticamente estará combatendo os piolhos das gaiolas.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo17/8/11

    De quanto em quanto tempo devo usar o medicamento para EVITAR os piolhos em meus galos.

    ResponderExcluir
  40. Essa noite não dormi por causa desses piolhos.
    Vou tentar o top line.
    Tenho em casa para os meus cachorros...carrapatos.
    Depois conto o resultado.
    Obrigada pela dica.
    Rosana Farfán.
    Maricá - RJ

    ResponderExcluir
  41. Anônimo25/12/11

    boa noite aquie em minha residencia só tenho uma cahorrinha não sai na rua . e apareceu uns piolhinho de galinha , não sei da onde, como d3vo acabar com isso .por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  42. Anônimo26/12/11

    ESTAMOS TODOS EM CASA COM UMA COSEIRA DANADA , E JÁ ESTOU CERTA CQUE É DE 2 GALINHAS QUE TEM EM CASA , E NÃO ACHO SOLUÇÃO A NÃO SER MATAR E COMER , MAIS FICO COM PENA DE MATALAS

    ResponderExcluir
  43. Anônimo5/1/13

    Bom dia senhores, estou com uma duvida particular, o top line e para ser usado diretamente no couro do animal, ou pode ser utilizado na ração???,,,

    ResponderExcluir
  44. Anônimo7/1/13

    NAO USAR TOP LINE COM EXCESO POIS ATACA O FIGADO DAS AVES .

    ResponderExcluir
  45. Anônimo9/1/13

    posso passar tugovon nas galinhas.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo5/2/13

    ola
    estou agoniada cheguei de viagem e a minha casa ta cheia de piolho meu filho não para de se cosa o que posso usar na casa e em nós.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo7/3/13

    No sítio quando criança, meu pai usava soltar bombinhas ( traques que se usa nas festas juninas) ou fogos, os piolhos estouram com o barulho.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo25/3/13

    fui mordida por esses piolhos, o que devo usar?

    ResponderExcluir
  49. Anônimo31/3/13

    Sr. Fábio,
    Desculpe-me a ignorância mas, o que são "galo combatente" e "aves combatentes" ?

    ResponderExcluir
  50. Anônimo12/4/13

    Amigos cuidado com a dosagem do Top Line ele e muito bom, mas se exagerar os galos ficam "neurados" !!!

    ResponderExcluir
  51. Anônimo18/4/13

    Existe um produto conhecido por Kill Red, pulverizo nas baias e ainda nas galinhas,é ótimo e não tem problema de intoxicação!

    ResponderExcluir
  52. Anônimo4/5/13

    E top line de vaca ou qual produto e

    ResponderExcluir
  53. Anônimo4/7/13

    Ola, você nos deu boas dicas de medicamentos para acabar com os piolhos de galinha, mas e quanto ao tratamento para acabar, impedir e até tratar quando somos vítimas da infestação e da coceira infernal que esses monstrinhos nos causam, o que fazer? Existe alguma pomada, repelente ou mesmo podemos usar o mesmo TOP LINE ou BOFO em nosso corpo? Aguardo resposta e agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo12/7/13

    por favor me ajunden é urgente!! piolho de galinha transmite doenças para o ser humano?

    ResponderExcluir
  55. Anônimo16/7/13

    a minha galinha acabou de chocar e enpestiou toda casa .posso usa o mesmo veneno que aplico nas minhas vacas contra carrapato eu aplico com uma bonba de costa posso aplica por todo meu guintal

    ResponderExcluir
  56. Anônimo5/9/13

    Quando o galinheiro e a casa estão infestados de piolho deve-se proceder a uma dedetização do local, feita por profissional especializado. O topline vai agir mais como preventivo no caso de galinhas que estão no choco por exemplo. Buia.

    ResponderExcluir
  57. tenho um cachorrinho que ganhei a pouco tempo e percebi que ele esta cm piolho de galinha como faço para acabar com isso??

    ResponderExcluir
  58. Anônimo24/9/13

    tem algum tipo de remedio que posso proverizar na aria em q as galinhas tao ??

    ResponderExcluir
  59. Anônimo7/10/13

    Mas o top line não mata as galinhas e galos

    ResponderExcluir
  60. Anônimo9/10/13

    como acabar com bbichinhos de codorna?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!