Anúncios

Muda de penas, renascimento dos galos

Share:

Aproxima-se o final do ano e todo criador sabe que em janeiro começa o período de muda de nossos pupilos. Gostaria de deixar uma dica importante para os novatos no ramo, também para os amigos mais experientes. Por mais esquisito que possa parecer, o momento mais importante para a preparação de um galo combatente é na muda de penas. Sabemos que, na temporada de abril até início de dezembro nossos combatentes trabalham bastante, manter a forma para as competições, treinamentos, etc. Ao chegar o tempo da muda de penas, é importante que este faça a muda completa (sem interrupções) e não termine este processo com seu organismo debilitado.


Uma grande falha que muito acontece neste período é o descaso, justo quando o galo precisa de mais atenção, embora a muda não seja caracterizada como doença, ela representa um esforço enorme para o organismo da ave.


Então:



  • Assegurar tranqüilidade total para a ave, evitando sustos e situações de estresse desnecessárias (galinhas e frangas na cocheira contribuem para muitas situações de excitação que podem ser contornadas);

  • Evitar que sofram variações bruscas de temperatura, correntes de vento (é importante manter o galo ao abrigo de ventos cobrindo o alojamento do mesmo com panos ou sacos de ração);

  • Fornecer uma alimentação com uma certa variedade de sementes (aqui usamos muito o gira-sol e o arroz com casca);

  • As infestações por piolhos nesta época são freqüentes, portanto é sempre bom abrir o olho neste período ( o top-line resolve este problema facilmente, sendo incorporado a ração);

  • Um grande transtorno que aparece muito nesta época são as infestações por ácaros das vias respiratórias (ácaro da traquéia), a famosa ronqueira. Que pode ser combatida com Ivomec.

  • Uma dica é acrescentar a batata-doce na alimentação dos galos, ela ajuda bastante na consistência e beleza das novas penas (não toque nas aves que estão mudando, nesta fase os novos cartuchos das penas se quebram muito facilmente, atrasando a muda que no normal dura de três a quatro meses);

  • Nas últimas semanas, coloque os galos no passeador para se beneficiarem com os raios solares, isto ajuda a secar e fortalecer as novas penas.


O galo quando faz uma muda completa renasce, como se fosse uma fênix, acontece que após esta fase poderemos notar uma certa obesidade devido ao tempo parado e a alimentação um pouco mais pesada. Nada que não possa ser resolvido na temporada seguinte. O mais importante é a saúde, ver seus pupilos novos em folha na próxima temporada é a parte mais gratificante de todas.


Abraços.


81 comentários:

  1. Anônimo19/11/07

    Neste artigo não cabe comentários, somente aplausos !

    João de Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/3/17

      Só tenho a agradecer e aplaudir a orientação cedida, sucesso camarada!

      Excluir
  2. oi FCSouza
    eu queria saber por que nao é bom tirar raça quando as linhagens estão na muda ?
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Quando estão em muda as aves ficam mais vulneraveis a doenças e a fertilização dos ovos pode ser atrapalhada devido o esforço dos seus organismo para gerar calcio para as novas penas, isso resulta em um baixo aproveitamento de eclosão neste periodo. (isso é claro que tem excessões, como tudo na vida). Mas basicamente é isso ai

    Abraços e obrigado pelo cometário e pela pergunta, espero ter respondido a altura.

    FCSouza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20/1/17

      Valeu obrigado pela ajuda

      Excluir
    2. Olá minha irmã cortou as asas do meu galo oque eu faço deixo assim? Ou eu arranco

      Excluir
    3. Pode arrancar, se nâo ele pode se sentir oprimido

      Excluir
  4. ARLEM SOUSA2/6/10

    Quantas vezes posso alimentar e a quantidade, para o galo na muda? Obrigado desde de já.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/6/10

    Existe idade para ser um bom reprodutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21/3/17

      galos novos sao muito bom para reproduzi ,quando velho as crias nao sao bons

      Excluir
  6. Anônimo15/8/10

    qual tipo de ivomec q bom para galos ..combatente .

    ResponderExcluir
  7. Anônimo15/6/11

    GALO NA MUDA
    Caro amigo, adquirir um lindo galo branco de 4 apresentações, pois o ex. dono
    ficou chateado devido a uma muda encruada as penas da asa todas quebrada do rabo e nada das pena cairem para ele tratar do bicho, em um descuido o galo foi zanado de uma vista ai ele me cedeu, eu queiria um ajuda para resolver esse problema da muda dele um remédio um comida especial afim das penas cairem e nascerem novas, para poder cruzar o galo.

    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/8/11

    A semente de girassol é excelente na muda, a batata doce eu desconhecia, acrescentaria a semente de linhaça.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo30/1/12

    Gostaria de saber como faço para acelerar a muda do meu galo, pois deixeira cruzando na casa da minha mãe e logo para nao pular para o vizinho ela cortou a asa do meu frango, como faço para acelerar a muda tanto das asas como do cabo

    ResponderExcluir
  10. Amigo boa tarde eu gostaria de sabe se eu devo separar o galo das galinhas para ter uma melhor muda ?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/6/12

    blz adiantou meu lado to começando mexe com galo agora e desse fato eu naum sabia to com um galo na muda agora vou corteja ele melhor vlw um abraço gente.

    ResponderExcluir
  12. como devo usar o ivomec? muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo21/6/12

    COMO DEVO USAR O IVOMEC? POR FAVOR!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/11/12

    meu galo apresentou um problema, as suas penas estão quebradiças sem consistência o que posso fazer para tratar

    ResponderExcluir
  15. Anônimo28/1/13

    ola, meu galo ta com a coixa sem pena, gostaria de saber se a pena vai nascer,. ainda tem umas mudas, muito obrigado espero resposta. abraços

    ResponderExcluir
  16. Anônimo14/2/13

    cara gostei das suas dicas eu já usava o girassol e agora vou adicionar a batata doce; eu uso também a aveia branca ,oque você acha? obrigado desde já

    ResponderExcluir
  17. chegou dezembro,janeiro e fevereiro e meus galos nao mudaram de pena,oque fazer?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11/4/13

    tou com um galo fraco de pena o que fasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é uma caso... as vezes os galos demoram mais do que outros pr fazer a repena. eh normal. Coloque mais e sementes em sua ração

      Excluir
  19. Anônimo21/8/13

    quantas vezes um galo pode brigar numa temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gidevaldo lima14/6/16

      Dependendo dos combates anterior até 4 vezes se não sair muito ferido.

      Excluir
  20. Anônimo21/8/13

    qual é o melhor o galo pedres ou o branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor o que for melhor esporeador e tiver mais habilidades de briga.

      Excluir
    2. Anônimo21/6/16

      Galo não tem cor tem que ter espora de craque só isso

      Excluir
    3. Acor nao significa nada. Impotante e ser bem cruzado e sua qualidade

      Excluir
  21. Oi minha filha ganhou um galo de presente, e agora esta trocando de penas e não sei como cuidar dele.
    Qto tempo dura esta troca? devo passar algum medicamento nele? obrigado

    ResponderExcluir
  22. Anônimo21/4/14

    Galo de briga e preto ou caboclo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21/6/16

      isso e mito amigo tenho um galo branco que enterra ate os esparadrapo nas costa do outro cor de galo nao importa na minha opinião e claro vlw..

      Excluir
  23. Anônimo21/7/14

    estou com um pinto de raça que esta pelado e é muito dificil as penas dele crescer.
    o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  24. Oi Fcsousa queria saber se ese procedimento pode ser feito com galos mistiso?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo29/12/14

    Eu acho o pedrez. Galo branco e difícil ser bom..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E difícil mais não e impossível
      isso é ilusão.

      Excluir
    2. Anônimo3/11/15

      tenho um galo banco com 11 brigas, acredito que o trato e o treino ajudam muito, e difícil dizer se e bom ou não depende muito do animal e do tratador!

      Excluir
    3. Anônimo3/2/18

      Ola tenho um galo de briga , mais ele ta numa muda faiz messes e nao muda pq as galinhas tavao comendo a muda dele sera qui ainda vai muda uqui dou para ele ja separei ele das galinhas mais ele nao feiz a muda preciso de saber de alguma vitamina ou algum remédio para da para ele eu dava terramicina na agua para eles nao da gogo de carosso ...

      Excluir
  26. Anônimo28/6/15

    eu dou coco para os meus galos tanto a agua como a carne do coco passo babosa nos canhoes de penas dou banana para afiar o bico e eles sao todos bonitos

    ResponderExcluir
  27. Oi porque meu galo não esta saindo da muda de penas asempre que elas conexão a dar cartuchos eles secao pode me informar

    ResponderExcluir
  28. Anônimo30/7/15

    Porque os cartucho das penas do meu gali tao secando ante de a pena crescer?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde amigos.


    Tenho um galo que se encontra com caranga como chamamos aqui no Rio. ( doença que causa torção nos dedos onde a ave só fica de " mão fechada " não tendo mais controle).

    Gostaria de saber qual tratamento devo usar ?


    OBS : Hoje apliquei citoneurim nele .


    ResponderExcluir
  30. Anônimo1/10/15

    me falarão q banhar o galo a noite acelera a queda das penas é verdade?????

    ResponderExcluir
  31. Olá, gostaria de saber qual remédio e como aplicar no olho do meu galo, pois em um combate ele levou uma espora que não foi exatamente no olho, mas corre risco de ficar cego, como tratar e qual remédio devo usar?

    ResponderExcluir
  32. Como tratar a visão de um galo após um combate, pois ele levou um no olho, mas acho que recupera porque não furou, mas deixou o olho com uma pele meio cinzenta por cima do olho, como tratar e qual remédio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo27/2/17

      Vc pode fixar lavando com soro fisiológico todo dia e colocar qualquer pomada anti inflamatória oftalmológica. Se não tiver a pomada pode pegar folhas de malvarisco e espremer depois separe o sumo q vai soltar da folha e misture com um pouco de açúcar, quando derreter pode por no olho dele que ele vai melhorar,a pele vai sair sozinha depois

      Excluir
  33. Tem algum remédio ou medicamento que adia a muda da ave ?

    ResponderExcluir
  34. Tem algum remédio ou medicamento que adia a muda da ave ?

    ResponderExcluir
  35. Anônimo10/2/16

    Gostaria de sabe com quantos meses um frango de conbate fas a primeira muda de penas ? Obrigado

    ResponderExcluir
  36. Olá amigos, preciso de ajuda com meus galos aqui no Sul. Após a muda as penas das asas dos frangos ficam encartuchadas e abertas pra fora da asa. O quê posso fazer?
    Jairo
    sitiogalovelho@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá amigos, preciso de ajuda com os meus galos aqui no Sul. Após a muda os frangos ficam com as penas das asas encartuchadas e abertas pra fora da asa. O quê posso fazer?
    Jairo
    sitiogalovelho@gmail.com
    whats zapp 53 81255535

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho um galo branco q esta munda eu gostaria de sabe qual a comida q eu poso da À ele é um remédio pra ajuda na mudá dele por favor mim ajude

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho um galo branco q esta munda eu gostaria de sabe qual a comida q eu poso da À ele é um remédio pra ajuda na mudá dele por favor mim ajude

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho um galo branco q esta munda eu gostaria de sabe qual a comida q eu poso da À ele é um remédio pra ajuda na mudá dele por favor mim ajude

    ResponderExcluir
  41. Eu queria saber oque fazer para as penas do galo crescerem mais rápido ??? Qualquer coisa chama lá 33991452189

    ResponderExcluir
  42. muito boa esta pagina,parabéns

    ResponderExcluir
  43. Aqui temos uma galinha que canta igual galo!porque disso?
    Tenho que mata-la ou isso é superstição?!

    ResponderExcluir
  44. Anônimo27/5/16

    Minha galinha tem bom apetiti, tristeza, palidez, mal postura, fraqueza, cabeça sobre as asas, eu não sei mais oque fazer pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  45. Aguá doce é ótimo para tirar o vermelho do sangue das vistas do galo

    ResponderExcluir
  46. eu tenho um galo na muda como faço para passa logo a muda e se tiver encruaada

    ResponderExcluir
  47. Ivo...
    No caso da muda do galo ser mais rápida ou vc queria adiantar. Vc pode usar o vita good 5 gosta em 4 ml de água durante um mês já vai ser suficiente. Coco e batata doce tbm ajuda bastante

    ResponderExcluir
  48. No caso do olho do galo vc pode usar um colírio. Maxtrox

    ResponderExcluir
  49. O banho é bom para a muda.... logo cedo. E coloca ele no sol até ele estar seco, já eh suficiente. Pois sol demais deixa o galo enfraquecido

    ResponderExcluir
  50. No caso dos cartuchos caírem antes de mudar.
    Vc pode tenta muda a ração.
    Bastante bagaço de Côco batata doce e banana, Basta uma vez por dia. A para potência pode da o vita gold

    ResponderExcluir
  51. Ivo...
    No caso da muda do galo ser mais rápida ou vc queria adiantar. Vc pode usar o vita good 5 gosta em 4 ml de água durante um mês já vai ser suficiente. Coco e batata doce tbm ajuda bastante

    ResponderExcluir
  52. Anônimo10/12/16

    Ótimo dica parabéns.

    ResponderExcluir
  53. Opa tudo bom ?? Poderia me tirar uma duvida ??
    Durante a troca de pena os galos cruzam normalmente ....Mas os ovos podem ser chocados ???? Me disseram q não ....Isso é verdade ?

    ResponderExcluir
  54. Anônimo21/3/17

    estou com uma galinha chocar em muda quanto tempo levar para ela comeca a po

    ResponderExcluir
  55. Anônimo21/3/17

    o que faco para o meu galo ficar resistente na hora do combate

    ResponderExcluir
  56. Tenho um galo índio e ele nao está cruzando o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  57. Meu galo está dando espuma no olho o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  58. Anônimo1/10/17

    Esses caras aí são todos caenga kkk

    ResponderExcluir
  59. Anônimo7/7/18

    Meu galo perdeu grande parte das penas do rabo acidentalmente, isso influi na fertilidade, reprodução dos pintinhos

    ResponderExcluir
  60. Oi tenho um galo que quebrou e encruou as penas da asa o que eu faço colo outras penas qual o procedimento

    ResponderExcluir
  61. Oi tenho um galo que quebrou e encruou as penas da asa o que eu faço colo outras penas qual o procedimento

    ResponderExcluir
  62. BOM DIA !GOSTARIA DE SABER SE AS GRANDES PENAS DA ASA QUANDO QUEBRADAS SE EU ARRANCAR DO FRANGO DE 5 MESES ELA VOLTA A CRESCER ?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!