Anúncios

Placa: aprenda salvar seus galos dessa doença.

Share:
Olá criadores,
Nesse artigo vou esclarecer dúvidas, sobre essa doença e os medicamentos que podem ser utilizados em seu tratamento.



A placa aviaria, ou laringotraqueíte infecciosa e uma doença viral que acomete aves juvenis e adultas, contagiosa, porém não é uma infermidade fatal. Os animais com essa doença não chegam a morrer por conta dela, mas perdem apetite, ficam tristes e em nosso caso de aves atletas perdem rendimento, cansam rápido e ficam fracos impossibilitando o manuseio satisfatório para apresentações.

Recomendações:

# A primeira recomendação é isolar as aves infectadas ou com sinais de infecção pela doença, evitando assim que estas infectem o restante do plantel.

# Os utensílios utilizados para alimentar e dar água as essas aves devem ser separados para que outras não utilizem.

Como saber se ave está infectada?

O primeiro sinal deve ser percebido ao abrir o bico e conferir dentro de existem placas na garganta, outro sinal é mal cheiro provindo da garganta, o comportamento também deve ser observado, em vários casos de infecção pode se notar que as aves fazem lama dentro da água de bebida, ou seja, elas trazem terra do chão no bico e colocam na água, ficando aquela água fedida e barrenta.

Tratamento:

A base do tratamento para placa aviária está em dois medicamentos específicos, deve ser observado nunca usar os dois em conjunto pois um anula o outro, recomendo usar um e caso não resolva o problema, descansar uma semana e depois usar o outro.

Pulmotil AC

O Pulmotil™ AC (tilmicosina) é um antibiótico macrolídeo de uso oral, com formulação líquida. Controla e trata doenças respiratórias em aves, maximizando saúde e desempenho.  As dosagens indicadas estão na bula do medicamento, é um excelente medicamento para esse tipo de doença.


Baytril® Injetável 5% é um potente agente quimioterápico de ação bactericida pertencente ao grupo das quinolonas. Possui um largo espectro de ação antimicrobiana e distingue-se por uma rápida absorção, metabolização e distribuição no organismo.

Dois excelentes medicamentos que resolvem a grande maioria dos casos de doenças respiratórias em aves em qualquer fase de idade, sempre leia as instruções de uso na bula dos mesmos.

Você pode evitar essas doenças, mantendo as condições de seu plantel sempre limpo, água de boa qualidade e usando o trissulfin solúvel de mês em mês na água de bebida, como forma de prevenção.

Espero que tenham gostado do artigo e espero de coração poder estar ajudando amigos criadores.

Até a proxima.

2 comentários:

  1. Grato pela dica caro amigo...
    Gostaria de saber apenas as dosagens e dias recomendados por vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Sobre dosagens e dias você pode encontrar todas as informações na bula dos medicamentos. São variáveis dependendo da quantidade de aves que você possui e de suas respectivas idades. Porta to aconselho ler bem a bula. Mas não é nada complicado não. Abraços

      Excluir

Seu comentário é muito importante!