Anúncios

A Importancia da galinha

Share:

A poderosa mitocondria ou por que a galinha é mais poderosa que o galo?

Mitocôndria (enzima responsável pela produção de energia durante a respiração aeróbia)

Por *Dr. *Donald P. *Hollis, *PHD.
Professor de Bioquímica, Universidade de
*Michigan.
Traduzido por Martín A. *Cabrera
Fonte : www.
*piedecria.*com

Introdução

A antiga ideia que uma boa galinha reprodutora vale em ouro seu próprio peso, se considera, frequentemente, como um ?conto de fadas ou quiçá melhor como ?conto de galistas.

Qualquer que pense assim perguntar-se-ia: já que a mãe e o pai contribuem igualmente à herança do filho, como pode um deles ser mais importante que o outro? No entanto, quem queira que tenha tratado seriamente de produzir galos superiores de briga, através da criação selectiva, começará finalmente a suspeitar que existe algo especial numa boa galinha reprodutora. Parece ser que certas galinhas produzem frangos superiores, se se juntam com um *macho razoavelmente bom. O propósito deste artigo é apresentar evidência científica para apoiar a teoria que, na herança dos filhos,?a galinha é mais poderosa que o galo?.

Que qualidades tratámos de produzir? A criação de galos de briga é um caso *típico de uma criação que procura somente as qualidades do *macho. Realmente não nos importa como resulta a galinha, com excepção a que devesse transmitir certas qualidades a seus filhos *machos. A situação é similar à criação das galinhas põe-douras, em onde a única preocupação do *criador é produzir galinhas que sejam produtoras como *ponedoras. A dito *criador pouco interessam-lhe as qualidades do galo, excepto que deve produzir boas filhas.

Em seu excelente *monografía, Harry *Parr (*Breeding *the *Gamecock, Publicada, privadamente, em 1992) tem listado as qualidades que procuramos, tratando de produzir o que ele chama ?o atleta perfeito?. Tais qualidades são: Velocidade, Poder, *Estamina, *Finura, Habilidade para cortar, Boa visão, *Conformación apropriada e bom *plumaje. Estas qualidades, sob nenhum ponto, são independentes a uma da outra. Por exemplo, um galo muito lento pode que nunca consiga ter o ?*chance? de mostrar seu extraordinário poder e um galo com visão defeituosa não é provável que corte tão bem como o que vê melhor. Com isto em mente, gostaria *enfocar do tema nas qualidades da velocidade, poder e *estamina como qualidades muito provavelmente afectadas pela galinha reprodutora, mais bem que pelo galo *reproductor. Estas três qualidades estão estreitamente conectadas com o ?*performance? (desempenho) dos nervos e músculos do galo. Concentrar-me-ei nos músculos fazendo *hincapie que alguns dos argumentos podem se aplicar também aos nervos.

A contracção *muscular e a mitocondria

Uma exposição detalhada do complexo processo da contracção *muscular está para além do propósito deste tema, ainda que um breve e *simplificado resumem é necessário para entender o papel especial da galinha na herança das propriedades *musculares.
Os
músculos consistem de atados de células alongadas, arranjadas para formar fibras fortes que estão feitas para se contrair, produzindo grande força. Estimou-se que a tensão total que pode atingir, através de todos os músculos no corpo de um galo de briga, é muito próxima às duas toneladas. A grande quantidade de energia requerida para a contracção *muscular vem dado, finalmente, da *combustión controlada do alimento para produzir alta energia química telefonema *ATP, cuja *hidrólisis na célula *muscular é a fonte imediata de energia necessária para a contracção. A fonte deste *ATP, o qual governa a contracção, é um corpo em forma de bactéria chamada a mitocondria, a qual se localiza no *citoplasma da célula. À mitocondria tem-se-lhe chamado a central energética da célula, já que, através de um processo de *Fosforización *Oxidativa dos alimentos, produz o *ATP requerido para *energizar todas as funções *celulares incluindo a contracção *muscular.

Os músculos que estão continuamente activos, como os das aves *voladoras e os insectos, têm uma grande quantidade de mitocondrias, enquanto os músculos menos usados como o peito dos perus ou os frangos têm menor número de mitocondrias. Não é surpresa que o maior e *profuso número de mitocondrias se encontra nos músculos de voo do *colibrí. Os músculos do coração são também, excepcionalmente, ricos em mitocondrias.

Quando consideramos as qualidades de velocidade, poder e *estamina, sem lugar a dúvidas estas características estariam estreitamente conectadas com a eficiência dos músculos do galo, e que esta eficiência em turno depende grandemente da mitocondria, ao liberar energia na forma de *ATP para os sistemas *musculares do esqueleto e coração.

As mitocondrias como organismos independentes

Se mencionou dantes que as mitocondrias são similares às bactérias. As mitocondrias contêm *DNA, o material que leva o código da herança de geração em geração. Mas o *DNA mitocondrial é similar ao *DNA *bacterial, e diferente ao *DNA nuclear de aves e *mamíferos. O *DNA mitocondrial não está associado com *histones. O aparelho mitocondrial *sintetizador de proteínas é *sensitivo aos *antibióticos *antibacteriales. Todos estes factores apoiam a ideia que as mitocondrias são de origem *bacterial e que, através do curso da evolução, estas se associaram *simbióticamente com as células dos animais mais complexos. Ademais, as mitocondrias se *autodividen, isto é, replicam-se elas mesmas, através de uma divisão independente dentro da mesma célula, no *citoplasma, e produz suas próprias proteínas sob a direcção de seu próprio *DNA.

Através destes princípios, nasce o conceito da Herança *Materna que ocorre através dos genes localizados nas mitocondrias. As mitocondrias são os únicos *organelos *citoplasmáticos nos animais que contêm genes. O número de genes é muito pequeno comparado com o grande número de genes do núcleo da célula. Já que o *citoplasma de um *óvulo *fertilizado vem inteiramente da mãe, todos os genes mitocondriales provem somente da mãe.

Um rasgo devido ao *DNA mitocondrial é transmitido de uma fêmea a todos seus filhos, sem importar o sexo. Os *machos não podem transmitir nem mitocondrias nem rasgos mitocondriales a seus filhos.

Não há *recombinación entre os genes mitocondriales como si a há nos genes nucleares. Portanto, pessoas ou animais distantemente relacionadas terão *DNA mitocondrial idêntico, se estes se relacionam inteiramente através das mães.

Vemos, então, que as mitocondrias levam seu próprio material genético e que podem transmitir suas próprias características a seus filhos. Parece provável, pois, que os factores relacionados com a eficiência da mitocondria, ao facilitar a contracção *muscular, estariam entre as características transmitidas na herança da galinha a seus filhos.

Em onde intervém a
galinha reprodutora?

Somente a galinha pode transmitir mitocondrias a seus filhos e filhas e, portanto, somente ela pode transmitir aqueles factores *hereditarios, relacionados com a eficiência das mitocondrias, as quais, a seu turno, afectam a eficiência *muscular. A eficiência *muscular está estreitamente relacionada com as qualidades de velocidade, poder e *estamina que nós, os *criadores de galos finos, andamos procurando.

A situação é, de alguma maneira, *análoga à herança do *apellido nos humanos. Tanto os filhos como as filhas levam o *apellido de seu pai, mas somente os filhos passam o *apellido a sua próxima geração. Se os filhos não reproduzem, o *apellido termina.

No caso da galinha, tanto os *machos como as fêmeas herdam da mãe o *DNA mitocondrial, mas somente suas filhas podem o passar a seus descendentes. O *DNA mitocondrial de um galo de briga vem somente de sua mãe e somente as filhas podem-no passar. Qualquer característica herdada de músculos que dependam de qualidades herdadas através das mitocondrias dependerá somente, pois, da galinha.Os *machos são *irrelevantes à herança mitocondrial, como as mulheres o são com respeito à herança do *apellido. Sugiro, pois, que este fato explica a *dominación da galinha na produção desejada das qualidades de velocidade, poder e *estamina do galo de *lidia. Uma boa galinha tem boas mitocondrias, as quais transmite a seus filhos e filhas. Um bom galo tem também boas mitocondrias, mas o galo não pode as transmitir a seus filhos nem a suas filhas.

As razões bioquímicas no sentido de que somente a galinha transmite herança mitocondrial são um pouco complexas.Uma explicação *simplificada é que os *cromosomas que contam para a maioria de características herdadas, se localizam no núcleo da célula, enquanto as mitocondrias se encontram fora do núcleo, no *citoplasma da célula.

O *óvulo da galinha tem núcleo e *citoplasma. O *espermatozoide tem cabeça, núcleo e bicha e carece de *citoplasma. Quando o *óvulo da galinha é *fertilizado pelo *espermatozoide do galo, somente o núcleo do *espermatozoide penetra primeiro no *citoplasma do *óvulo e depois se *fusiona com o núcleo feminino. A nova célula *fertilizada tem núcleo *fusionado e *cytoplasma, sendo este último, o *cytoplasma original do *óvulo. O *citoplasma, pois, é contribuído inteiramente pela galinha. Em outras palavras, no processo de *fertilización, quando o núcleo do *espermatozoide e o núcleo do *óvulo se *fusionan, se forma uma célula nova telefonema *cigoto, o qual mediante um processo de sucessivas divisões *celulares, vai dar lugar ao novo indivíduo. Uma célula divide-se em duas; estas dão lugar a quatro, e assim sucessivamente. Nas primeiras fases, a células recém produzidas adquirem diferentes características formas e funções; as células do mesmo tipo permanecem juntas para formar tecidos, e os diferentes tecidos associam-se entre si para formar órgãos, até que, chegado o momento, aparece o indivíduo integrado por milhões de milhões de células similares às dos pais por quem foi concebido. Nota: O *Diagrama do Processo de *Fecundación e os conceitos em letra azul são de Martín *Cabrera.

Conclusão

A ideia que a galinha reprodutora contribui, mais que o galo, na herança do pinto, se mostra claramente através da herança mitocondrial. Proponho pois que dado que as mitocondrias são elementos cruciais no *metabolismo *celular, incluindo o *metabolismo da energia do músculo, o ?*performance? (desempenho) dominante da galinha na criação de galos de briga está documentada pela herança mitocondrial.

*Bibliografia:
A
*Cocker?s *World *By *Donald P. *Hollis, *PHD. *Strawberry *Sields *Press *Chehalis, Washington.
*Published *as a *Strawberry
*Sields
*Paper *Back, 1994

2 comentários:

  1. Anônimo24/9/11

    parabens,sua explicação foi otima.reginaldo cesar araxa/mg

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/9/13

    TAMBEM GOSTEI DE SUA ESPLICACAO

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!