Anúncios

Texto do Discurso (antigo mas válido)

Share:
O SR. SIVUCA - Sra. Presidente, Srs. Deputados, a minha fala se reportará a um tema que está causando uma grande polêmica na imprensa falada, escrita e televisada. Inclusive, alguns que não entendem a matéria estão externando pontos de vista e opinião. Trata-se da lei sancionada por Sua Excelência, o Sr. Governador, que assegura 10 mil empregos aos adeptos do galismo. E alguns, por ignorância, desconhecimento da matéria, não sabem que nenhum ser humano investe se não tiver um retorno.

Agora mesmo falávamos da educação. O investimento na educação há de trazer o maior retorno para a nação, que nela aplica um percentual bastante expressivo da sua receita. O ser humano procede da mesma forma que o Estado. O ser humano só investe naquilo que tem lucro.

O Brasil é o responsável pela terceira classificação na escala mundial de galos combatentes. Primeiro está a Espanha; em segundo o Japão e em terceiro o Brasil. A lei, que Sua Excelência, o Sr. Governador sancionou hoje faz necessário apenas uma explicação. Além de assegurar 10 mil empregos, temos, somente no Estado do Rio de Janeiro, 20 mil criadores dessa raça, que exporta anualmente 1 milhão e meio de dólares. Graças a preservação dessa espécie é que conseguimos que nossas aves de corte - pois somos o segundo maior exportador do mundo - alcançasse, em 45 dias, 2 quilos e meio. Fala-se em crueldade com animais. Ignora-se, naturalmente, que a Constituição Estadual estabelece que só ocorrerá a crueldade de animais quando a ação for direta do homem. contra o animal.

Muitas pessoas desconhecem que, mensalmente, são afogados meio milhão de filhotes de codorna-macho, porque não põem ovo. Isso é crueldade contra animais, Sra. Presidente. A ave de corte vive 45 dias, a ave combatente dura até 10 anos. Essa Lei, sancionada pelo Sr. Governador, não fere nenhum direito; ao contrário, assegura trabalho para 10 mil fluminenses.

Sra. Presidente, a origem da nossa raça de galos, é o gallus-gallus que, na Pré-História, tinha quase 2 metros e meio, era belicosa e se auto-exterminou. Eles brigam por essência. Os pintos, aos dois meses, têm que ser separados para que não se degladiem, para que não se matem. A extinção do gallus-gallus resultou na raça dos fasenídeos, mas aí o homem já existia e, naturalmente, usava a arapuca - instrumento de caça - e quase exterminou os fasenídeos; houve uma degenerescência que resultou no galo de briga que, hoje, é o nosso galo, representante da raça brasileira.

Estou dando essas explicações porque inúmeros repórteres estão me aguardando para entrevistas e não seria justo falar com a imprensa antes de dizer, em Plenário, que essa Lei assegura, em primeiro lugar, emprego para 10 mil pessoas e o mais importante, a preservação da espécie. Se o homem não tiver lucros, ele não investe. Antes que alguém critique por ignorância da matéria, gostaria de fazer esse esclarecimento.

Aproveito para dizer que a polícia entendeu que não deveria receber o aumento, a menos que os aposentados fossem incluídos. Cabe ao pessoal da educação proceder da mesma forma: não aceitar o aumento, a menos que os aposentados também sejam beneficiados por ele.

Obrigado, Sra. Presidente.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante!