Anúncios

O Galismo e a Sociedade

Share:

O galismo é a arte de criar, preservar e selecionar galos combatentes. Seu fundamento principal está baseado no aprimoramento genético, seleção, preservação e classificação de aves superiores de combate. No Brasil a prática do galismo é muito comum, fazendo parte de nossa cultura e com fortes raízes históricas. Apesar de muito perseguida a "Arte Milenar" resiste e a cada dia aumenta seu número de admiradores.




Tendo o seu "habitat" natural devastado, os galos combatentes só conseguiram sobreviver devido ao fascínio que sempre exerceram pela sua coragem, vigor físico e beleza. Foi cultuado pelos povos da antiguidade, acompanharam desbravadores em suas viagens pelos mares. E hoje fazem parte do maior acervo genético da avicultura moderna, pela sua robustez, resistência e porte.


O galismo de hoje, evoluído como todo esporte, está longe de ser uma atividade sanguinária, pelo contrário, o Galista é o único responsável pela preservação destas aves que provavelmente sem o seu amparo, já haveriam definhado.


Em contra partida, existem os que se dizem protetores dos animais que julgam o galismo em si como um esporte violento, por pura ignorância, não conseguem enxergar a beleza contida nesta prática, nem o papel que o galista exerce na preservação de uma espécie tão importante para a história da avicultura mundial. O galo combatente é uma espécie altamente bélica, em outras palavras, seu instinto não permite sua proliferação em habitat natural, seu ímpeto é destruidor, combate dias e dias com seu opositor sem uma razão lógica, apenas pelo prazer de combater, anseia pela vitória e mesmo sem condições não foge a luta, porque nasce para ela. O papel do criador (galistas), é dar a estas aves tão fascinantes, a direito de sobreviver e perpetuar uma cultura que atravessa milênios e arrasta uma multidão aficionada em todo o mundo.


O caminho mais curto para o bem estar dos preservadores, sem dúvida seriam as associações. Cito aqui o Estado de São Paulo, com sua Associação dos Criadores e Expositores de Raças Combatentes ACERCSP, acredito que muito brevemente cada Estado já possuirá a sua associação, com isso um pouco mais de respeito as pessoas que valorizam os galos combatentes.




Technorati : , ,

15 comentários:

  1. Anônimo16/3/10

    parabens pelo esforço e dedicação no esclarecimento dado sobre este assunto tao polemico. os que se dizem protetores dos animais preferem a extinção da raça ao regulamento da pratica no país, eles nao sabem a importancia do galista na preservação do galo e da cultura milenar que é o galismo.nos GALISTAS precisamos precisamos de mentes esclarecidas como a sua para defender o galismo no brasil

    ResponderExcluir
  2. Galvão Junior24/6/10

    Deveriamos nos organizar e criar uma federação brasileira com associações filiadas em cada estado, como a canaricultura, está mais do na hora de nos organizarmos para termos força e representatividade e fazer valer nosso direito de ir e vir e a liberdade de criar e preservar essa espécie, como já foi dito por alguem: "o galo de briga é o cavalo do pobre" porque todos podem criar independente do poder aquisitivo e classe social.

    ResponderExcluir
  3. VAMOS NOS UNIR FAZER PASSEATAS E O MAIS IMPORTANTE NÃO TERMOS VERGONHA DO NOSSO ESPORTE SOU GALISTA COM MUITO ORGULHO ,,JA TIVE MEUS GALOS APREENDIDOS PELO IBAMA FORAM MORTOS E INCINERADOS EM 30 ANOS DE GALISMO PERDI CINCO GALOS EM 40 MINUTOS DE APREENSÃO PELO IBAMA PERDI 80 GALOS FRANGOS E GALINHA QUEM PRESERVA OQUE?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17/9/10

    o ibama tem que cuidar e da floresta amozonas com a policia florestal, federal, para combater este crime que stao fazendo ao mundo.
    geraldo new yok

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17/9/10

    alguem me liga ai por favor. geraldo new york,
    1908-242-5103 new york

    ResponderExcluir
  6. senhores politicos do noso lindo brasil, vamos criar ja 1a lei com definicao a respeito a liberasao do esport da briga de galos. ja nao se pode continuar senguindo homens de bem como eles se fose criminal. muito abrigado
    geraldo new york

    ResponderExcluir
  7. nao vamos deixar que a epocrezia das pessoas que nao entedi do esporte que faz parte do cultura do brasil e de muitos outros paizes no mundo fasa tantas pessoas infelizes. 1 grande abraco a todos.
    geraldo new york

    ResponderExcluir
  8. EU ACHO QUE OS CRIADORES DO BRASIL DEVERIA CONVIDAR OS AMBIENTALISTA QUE STAO EN CONTRA OS GALOS DE COMBATE, P QUE ELES POSA TER 1A IDEIA COMO ELES SAO CUIDADOS. 1 GRANDE ABRACO A TODOS.
    GERALDO NEW YORK

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/10/10

    quanta besteira estao dizendo,brigas ate a morte, esporas de aço,crueldade,.sabesse que quem cria ou rinha, cuida muito melhor que qualquer outra pessoa,que so 'comem'galos ou galinhas,a rinha propriamente dita nao priva galo ou galinha de nada,e tambem nao ensinamos os galo a brigar,apenas os condiscionamos,ou seja damos condiçoes aos galos.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/5/11

    olá galera! acreditoque para mostrarmos que esse é um esport temos que dar valor a nossa cultura, temos que criar uma federaçao e associaçoes e regulamentar esse esporte, mostrando a sociedade o respeito e o amor que temos pelas aves combatestes, acredito que a evoluçao seja o caminho, como houve evoluçao nas lutas de valetudo até chegar o que é hoje, temos que começar a regulamentaçao primeiro dentro da nossa casa e mostrar que queremos tao somente o melhor para esse esporte, acredito que a porta seja essa, temos que mostrar para a sociedade que esse esporte pode evoluir e que nos amamos nossas aves!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo26/9/11

    gostaria que a liberacao do nosso esporte acontesece, e queria que quem nao entende de nosso esporte nao enterferise pois nao ha crueldade alguma toda rinha tem regras pra os galos que pasam para a desvantagem e na mesma hora teramos eles do conbate e se ferido medicamos na mesma hora e a recuperacao e extremamente rapida com os nossos cuidados. os galos conbatem por estinto e nos preservamos por amor. abraco a todos galistas

    ResponderExcluir
  12. alvaro galista ponta brava bolivia8/4/12

    muito obrigado... Eu quero parabenisarlos a todos voces por la luta de la concervaçaõ de razas no brasil porque el melhir galo do mundo e do brasil por su consistencia, postura y raza o galo inidio brasileiro e unico. Y para terminar como criador y galista eu sempre falo que o galo no se cria sosiinho precisa de algueim que o cuide desde pintinho porque eli briga socinho y si nadie o cuida a seu animal elis fican o rostro desconfigurado asas quebradas o couro de seu pescoso se estragagan sus asas se ecolhen y eli ya no boa no arbor pra dormir inton y para que no
    suceda todo eso es preciso que lo cuiden con muito carinho y no esquesan a melhoor raza e do brasil o argentino y boliviano envidia eso y ata agora nos no conseguimos igualar o nivel do galo brasileiro.muito obrigado y forza con la luta. alvaro de bolivia

    ResponderExcluir
  13. Anônimo27/6/14

    a filosofia do ibama e exterminar. a nossa e brigar para presevar, vida longa ao galismo.

    ResponderExcluir
  14. Quem estiver grupo aí me adiciona 99984507850

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!