Anúncios

Puros X Puros?

Share:
Talves a grande dificuldade do criador hoje em dia, (com o grande número de informação que se consegue de boas fontes), seja escolher o rumo a seguir. As vezes tentamos tanta coisa, que no final, não sabemos nem por onde começamos, outras nem precisamos tentar muito para as coisas acontecerem.
Cruzar aves combatentes é sem dúvida um desafio muito grande, pela complexidade dos genes, das linhagens, dos padreadores e matrizes. Não é simplesmente ter um casal de reprodutores de ótima linha, para "fabricar" um plantel dos mais respeitados.
Certo dia li um artigo cujo foco principal era, "iniciar um plantel apartir de padreadores puros", em certo ponto concordo com algumas afirmações, quanto a bagagem genética, sem dúvidas estes são mais propícios a pureza, padronização, medidas, alinhamento e etc...
Agora eu pergunto aos amigos: E as qualidades bélicas?

Neste ponto, a coisa começa a tomar rumos que fogem ao nosso controle (simples mortais...:). Sim, alguns acreditam mesmo que galos puros podem combater com igualdade no nosso sistema de combate. Eu não...bem mas minha opinião aqui vou deixar como neutra, já que o assunto aqui não se refere a minha opinião e sim a opinião coletiva.

Os amigos aprovam o cruzamento de purosXpuros, para formação de plantel?
Ou acreditam (como eu), que os puros dentro de nosso sistema deixam a desejar se cruzados entre eles, sem que haja uma miscigenação com o nacional?

Bom começo de semana à todos.
Aguardo opinões dos amigos leitores.

4 comentários:

  1. Anônimo2/10/07

    Eu pessoalmente não cruzaria um puro mas a importancia dele no cenario Nacional é inquestionavél e devemos parabénizar as pessoas que se dispõe a criar tais aves.
    Vale lembrar que hoje temos uma linhagem ou estamos chegando perto disso do chamado Galo Nacional Brasileiro mesmo sem um padrão definido ou seja impenação, peso, estilo, cor dos olhos, bicos etc... isto é o Brasil mesmo.
    Mas a importancia dos puros foi fundamental póis para chegar nesse nível primeiro foi cruzado várias raças puras,90 % delas Malaiodes.

    Adriano Marcos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/1/11

    Amigos, o chamado meio sangue, puro x puro, acho que teria muita serventia se usados como raçador, cruzá-los com nossas galinhas nacionais.
    No meu caso, eu consegui ter sucesso foi cruzando galos puros com minhas galinhas nacionais,claro que galinhas selecionadas mãe de campeões. A porcentagem de frangos aprovados foi enorme.
    Abraços a todos
    Romeu Soraggi

    ResponderExcluir
  3. Gerson21/1/11

    Bom dia a duas semanas a traz eu classifiquei meus frangos que completaram 12 meses e notei que eram frangos muito fortes com umas pancadas muito violentas todos foram classificados como excelentes pois eram certeiros e eu escolhi um para ficar pra mim e vendi o resto para amigos porem esse que eu fiquei pra mim ontem notei um tipo um calo na ponta do osso do peito dele e creio que deve ter sido por uma batocada do frango que fez pararelha com ele porem não tem inflamação nem pus nada porem aquilo esta me incomodado pois nunca vi calo naquela região alguem tem alguma idéia do que pode ser e e como se tivesse uma bolha que secou e ficou meio dura parecida com um calo ja puis o frango e um viveiro com puleiro para ele nao dormi no chão pois ele ficava e uma gaiola de 80x80 por 90 de altura com muita serragem mais ou menos 10 cm alguem sabe o pode ser feito pois creio que nao é coisa grave mais eu so chato pra essas coisa gosto dos meus animais perfeitos si alguem souber sobre algo a respeito me diga o que faser porque operar nao seria bom pois ele entrou na muda de penas e nakela região e muito facil inflamar obrigado e outra duvida como eu devo ministrar i top line vi que tem que ser 3 ml pra 3kl de ração mais o negocio e liquido como que eu vo mistura e dexa uniforme ?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo28/1/12

    O galo shamo é duro, luta bem, é certeiro mas lhe falta fibra, o rajah murgh é muito forte, bate com força, é raçudo ao extremo, mas é lento e não é tão certeiro, o tuso dentre os maloides é o mais completo, porém não tem tamanho para o combate nacional, e por fim os banquivas e generos, são os mais certeiros, tem a capacidade de recuperação mais rápida, porém não são de muito "osso" devido sua estrutura genética. Agora se conseguirem juntar a qualidade desses galos e eliminar os defeitos terás encontrado o galo perfeito, e e por isso que o galo nacional é um dos melhores juntamente com o tailâdes. Foram anos a fio de melhoramento para fins bélicos, ok?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!