Anúncios

O galismo no Brasil

Share:
Segue abaixo texto do amigo Claúdio Ramos de juiz de Fora MG, postado no site do Ricardo Pedraglio
Muito lúcido e bem escrito por sinal, estou apenas repostando para meus queridos leitores e companheiros que curtem o mesmo esporte a avicultura esportiva ( popular briga de galos ) no Brasil.

Há! O galismo. As brigas de galo sempre estiveram no cenário da historia e ate mesmo na vida de muitos brasileiros. Lugar este que freqüentei eu e muitos meninos. Domingo casa cheia, andávamos de um lado para o outro, nossos olhos buscavam tudo e todo detalhe desde as conversas os trejeitos dos galistas suas poses e tudo que podíamos, nossos olhos brilhavam e eles sempre batia a mão em nossos ombros, que satisfação era aquela.
[ Os galistas chegavam cheios de aves,lindas aves bem cuidadas, saúde impecável, plumagem perfeita brilhante com perfeitas tozes.Ao começo das brigas o carecão do Laércio falava garotada o lugar de vocês não e na beira do tambor e sim na arquibancada. De la admirávamos aqueles homens com seus valentes combatentes, a molecada vibrava!

Ambiente seguro não se ouvia palavrões,nem discursoes nem mesmo éramos excluídos, tínhamos o nosso cantinho, lugar de cidadoes honestos trabalhadores, corretos,onde ate se levavam os filhos.

Hoje, anos depois retornei as brigas de galo, me deparei com um lugar vazio, não há mais meninos, não há mais jovens não há mais alegria, uns poucos cabeças brancas, e pergunteios pelos meninos e jovens, e me responderam: Os jovens estão preocupados com as brigas , de baile fank, com o craque, ou a erva e com tantos outros atrativos,lan rose, computadores e os meninos talves cursando a mesma escola.

Um senhor de idade avançada me disse: Um galista amigo hoje é igual ao Péle nasce um em um milhão, não estão mais aqui o Sr Pedro da farmácia,o Antonio da padaria,o Dr Gilberto pediatra, o sargento Rui, o açogueiro, o vigilante Luiz Carlos,o soldador Joel, o Zezinho dos polacos e tantos outros , já não trazemos nosos filhos pois hoje somos anônimos marginais não temos endereço nem identidade, amigos exterminam linhagem de raças tailandezas inteira de medo da policia de medo que nossos filhos descubram: Papai foi preso algemado na minha frente.

Há as brigas de galo estão vazias e também as cocheiras esvaziam-se rapidamente gaiolas e mais gaiolas vazias, os valentes combatentes já não quebram o silencio com seus cantos. Tratador não é mais profissão, já não se paga bem, já não se ensina aos meninos. Ninguém faz nada, todos asistem em silencio, todos tem medo, tem jogo de bicho,tem trafico de drogas, tem corrupção, tem assaltos, assassinato mas prender os galistas e mais fácil não reagem, tem residência fixa,família, filhos, trabalho, pagam seus impostos,tem telefone, não correm não reage a bala, não aprenderam, talvez porque seus pais eram homens de bem, deram exemplo aos filhos.

O galismo morre. As belas aves também morrem com ele, valentes combatentes são passados ao fio da faca, raças inteiras, talvez um dia se arrependam. Não se chega a um acordo a um meio termo, não se toleram ninguém sede, não se preserva o galismo, as aves, as brigas, os meninos lugar de esporas as tapadeiras, em lugar de rinhas as associações de criadores exposições e lutas das aves sem morte, em lugar das algemas o apoio fiscalizado, todos ganhariam:
O estado que sair na frente
Os tratadores e puxadores com seus empregos
Os galistas com sua tradição (esporte) Paixão
As aves com o direito de viver e procriar
Os meninos e jovens com mais uma encantadora opção
O cidadão brasileiro.

32 comentários:

  1. Anônimo25/2/10

    realmente isto é um fato. neste artigo relembrei minha infância, e como me apaixonei pelos galos, más fazer o que.quem sabe eu consiga passar a bandeira para mais um ou dois meninos...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/2/10

    Que pena que tudo isso seja a pura verdade sou de Salvador BA e tenho um filho de 7 anos que vive me pedindo para me acompanhar e o interesante e q a resposta q dou a ele é deixe vc completar 18 anos agora pensem comigo quanto de tempo ele ira perder talvez aos 18 seja tarde de mas e o tenha perdido para muitos exemplos q vc citou no seu belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Sandro26/2/10

    Isso é a pura verdade!
    Eu lendo esse testo em cima, chegou a encher meus olhos de lagrimas.
    Tenho 32 anos, e me lembro quando era garoto com meus 10 anos de idade, quando eu ia para as rinhas que hoje em dia nem existem mais, que pena.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16/4/10

    QUE pena mesmo .meu nome é luciano moro em saõ gabriel (BA) TEnho 18 anos e me lembro quando ai nda era moleque a animação que eram as rinhas de galos aqui em minha cidade quando meu pai me levava ,aqui de ums 6 meses pra ca esta voltando a mesma animação de antes tenho fé que isso vaii progedii

    ResponderExcluir
  5. Gostei Muito bom o texto parabens,parabens mesmo, mas estamos ai na luta da criação dessas belas aves,q nos encanta com seu canto com sua plumagem,eu ñ brigo apenas crio com muito amor pela raça.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/4/10

    eu creio q eu ainda vou ir a rinha de galo com os galos sem capas

    ResponderExcluir
  7. marcos matias entre folhas29/4/10

    Não podemos deixar que acabem com nossa tradição e expressão cultural.
    Vamos nos reunir e lutar por nosso direito de expressão cultural.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo31/7/10

    começei desdo 13 anos de idade hj to com 16 e me orgulho muito de preservar a raça

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18/8/10

    sou gabriel de santo antonio na bahia criador respeitado tenho apanas 16 anos e desde meus 5anos q vou a rinha de galo com meo avo e estamos ai para resgata esta cultura no brazil

    ResponderExcluir
  10. O galismo nunca vai acabar fui em uma brincadeira domingo e ainda vi o pai e o filho em volta do tambor meus filhos vão tambem sei que corremos riscos pois estamos sendo marginalizados mas vamos vencer esse combate contra arbitrariedade

    ResponderExcluir
  11. Anônimo16/9/10

    Gostaria, de dizer aos galistas de todo o Brasil que Homens como o grande TANCREDO NEVES,GETULIO VARGAS,LINCOM,WASHINGTON, entre outros forão galistas e que não é vergonha admitir ser galista,devemos reunir uma associação nacional,imagine o poder desta que seria um dos maiores sindicatos do BRASIL.Como os galos que amamos não fugiremos da luta e ficaremos ate o fim. e venceremos porque somos nobres em preservar uma raça de nobres.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/10/10

    tnho 20 anos e a 3 crio galos combatntes, amo os galos de combate! gostari muito q fosem liberados as rinhas d galo!
    tambm axo q temos q batalha pur esacausa nobre!!
    um abralço a todos os galistas do brasil!!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo28/10/10

    Gostei muito desse texto você se emociona quando ler. Sou criador da raça combatente brasileiro. Sou da cidade de Jupi pernambuco. Aqui essa raça e a predominante todos os criadores daqui so criam dela. Não coloco pra brigar, crio as galinhas e os galos e vendo os frangos ja na idade de preparar paro o combate. Mas pretendo um dia se deus quiser colocar meus proprios galos na rinha, gosto muito de ver os bichos brigando. So estou com 16 anos, quem sabe se daqui a uns 2 anos eu não estou colocando pra brigar meus proprios galos. Vou deixar meu e-mail e msn caso alguem queira conversar comigo. o e-mail é: herisomrodrigo@ig.com.br msn: herisomrodrigo@hotmail.com ficaria muito feliz se alguem quisece conversar comigo.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/11/10

    vou mandar prender vcs por maus tratos em animais

    antonio carlos magalhães( diretamente do inferno)

    ResponderExcluir
  15. Anônimo23/11/10

    Sou de Palmas Tocantins, tenho 25 anos, crio galos desde criança, amo esse esporte e tambem estou na luta pela preservaçao da raça.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/12/10

    passou um filme na minha cabeça quando do relato das rinhas de antigamente, todo aquele respeito pelos galistas que estavam ali emparelhando suas aves e peparando-as para o combate que era o clímax do esporte, a criançada se espelhava nesses homens, tinha apenas 12 anos quando passei a frequentar esse ambiente, hoje tenho 27 e vejo com tristeza que aquele clima bom das rinhas ja quase não existem mais, na minha cidade ainda temos brigas de galo, mas o medo impera no coração dos bons criadores que têm família, que querem preservar o seu nome pois na maioria das vezes são pessoas honradas que encantram nos festivos fins de semanas uma válvula de escape, onde recarregam suas baterias para mais uma semana de labuta pela busca do pão de cada dia.Ali e o seu divertimento, muitos deles nem se quer consomem bebidas alcoolicas...saudades daquele tempo bom...hoje muitos dos criadores abandonaram o esporte e a criação das aves, pois so tem um jeito de parar, é vc se livrar dessas ecantadoras aves, caso contrário o espírito de combate da ave te contagia e vc volta...não existe ex-criador com um frango e uma franga no quintal...rsrsrsr é impressionante...

    *muitos deles eram policiais militares, do exercito e outros, gente da melhor qualidade. esses tiveram que sair da briga de galo a contra gosto, pois por se tratar de uma atividade "ilicita" não eram bem vistos pelos seus comandantes...vou parar poraqui, estorias de rinha não faltam...tai o meu email para quem interessar entrar em contato, estou retomando a criação...(dariofsitb@hotmail.com) obrigado pelo espaço!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo14/2/11

    SOU UM MILITAR REFORMADO A 05 MESES E SEMPRE, DESDE CRIANÇA, ASSISTI BRIGA DE GALO, MAS A 05 ANOS ATRÁS UM OFICIAL ME ADVERTIL E DISSE QUE IRIA ME PRENDER CASO EU FREQUENTASSE RINHA DE GALO,FUI OBRIGADO A DESISTIR,MAS AGORA ESTOU VOLTANDO ÁS RINHAS E JÁ TENHO SEIS GALOS SELECIONADOS PARA BRIGA E ESPERO QUE UM DIA POSSAMOS BRIGAR NOSSOS GALOS,SEM SERMOS TACHADOS COMO CRIMINOSOS.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7/3/11

    sou finho de galista ,adoro briga de galo está no meu sangue bt sou criador,e assim como eu muitos galistas esperam que chegue o dia em que este problema seja rssouvito, o dia em que a briga de galos senha legau no brasil .

    ResponderExcluir
  19. Anônimo17/4/11

    Sou galista de bela cruz no ceara e um abaço para todo galista de bela cruz
    raul.............................................

    ResponderExcluir
  20. Anônimo17/4/11

    briga de galo não e crime pois eles brigam por que querem si ñ eles ñ brigavam

    ResponderExcluir
  21. CLECIO CRUZ11/5/11

    Sem duvidas me vi nesse texto do amigo Claudio Ramos.Hoje tenho 30 anos e quando,por raras vezes,vou a uma rinha sinto a estranha sensação de estar cometendo um crime.Não se ve mais meninos, nao vemos as familias,os galistas que aprendi a admirar,respeitar se reservam ao ato de criar e muitas vezes se alimentar de otimos exemplares por medo frequentarem um local de criminosos, isso, é assim que somos conhecidos. Não podemos nos entregar sem luta, foi esse o exemplo de minha infancia, de meus herois, herois reais, que eu podia tocar, falar,fazer um favor e muitas vezes ter um pedido consentido. ESSE TEXTO É UMA HOMENAGEM AOS GALISTAS DE MINHA INFANCIA:ANTONIO DOS GALOS,MARCO CAPOTE, CHIQUIM, E MEU TIO CLEBIO. TODOS ATÉ HOJE TEIMAM EM PRESERVAR.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo26/9/11

    vamos fazer uma associação amigos , nao vamos perder mas tempo , a hora é essa

    ResponderExcluir
  23. Anônimo30/12/11

    legal em um pais de escandalos e facatruas como onosso proibir as brigas de galos e sacanagem

    ResponderExcluir
  24. Anônimo6/1/12

    galistas em todo os cantos do mundo existem, sem destinçao de raça ou classe social.Sou o filho do meio entre 03 irmaos, desde q me entendo por gente eu gosto destas aves combatentes,de onde vem este gostar tao grande, nao existe explicaçao, nao me recordo quando comecei a gastar destas aves,e na minha familia apenas eu gosto, e so deixarei de criar se um dia eu morrer,ou se Deus quiser. CRISTIANO BACABAL MARANHAO

    ResponderExcluir
  25. Anônimo9/1/12

    Infelismente isto é brasil.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9/8/12

    a saída esta na criação de associações. se for uma a nível nacional seria melhor ainda.

    ResponderExcluir
  27. LUIZ CLAUDIO23/8/12

    EU,COMO CIDADÃO MANIFESTO MEUS PROTESTO EM PROL DESSE ESPORTE,ESPORTE ESSE QUE ERA MANTIDO COMO LASER NOS FINAIS DE SEMANA,DIGNO DE QUALQUER FAMÍLIA ACOMPANHAR,COMECEI NA MINHA INFÂNCIA,FREQUENTO ATÉ OS DIAS DE HOJE,TENHO UMA COCHEIRA COM APROXIMADAMENTE 100 BELÍSSIMOS ANIMAIS,UM PROFISSIONAL PARA MANEJOS,COM SALÁRIO,CARTEIRA ASSINADA,QUER DIZER GERA EMPREGO E DIGNIDADE, ENQUANTO POLÍTICOS,SIMPATIZANTES TENTAM LIBERAR OUTRAS INDIGESTÕES PARA CONVÍVIO SOCIAL,UMA RAÇA VAI FICAR EXTINTA POR FALTA DE COMPREENSÃO E CONHECIMENTO,VIVA OS COMBATENTES E SEUS AMANTES.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo22/9/12

    sou de teresina piaui. gosto muinto do esporte, espero q um dia seja liberado!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo30/12/13

    muito bom , só é necessário que nos organizemos e mostremos as autoridades competentes o valor desse esporte para nós criadores de aves combatentes e que essas autoridades se desarmem contra os criadores , de maneira que possamos chegar a um entendimento comum , preservando nossas aves a tempo que poderemos inserir novamente em nosso meio crianças e jovens para apreciar nosso maior orgulho que são nossos planteis !!!!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo23/7/14

    parabéns eu estou aqui em campo grande ms com muita saudade das rinha que eu ia dos muito amigos do brasil inteiro ficou so saudade..........................saudade

    ResponderExcluir
  31. Anônimo21/9/15

    viva os galistas de todo território nacional

    ResponderExcluir
  32. Anônimo21/9/15

    sou galista e não desisto nunca, vamos a luta

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!