Anúncios

Galo mancando? Fácil identificar e medicar. Acompanhe!

Share:
Nesse artigo vou abordar um dos principais problemas que aparecem em nossos galos e galinhas. Mancar, andar puxando a perna, perna bamba, existe causa, vamos descobrir?

Acordar pela manhã e ir no criatório para dar aquela inspecionada nas aves e descobrir que existe algum de nossos pupilos ou aquela matriz a mancar, dá muito desgosto em qualquer criador. O mais difícil é entender como aquilo aconteceu e a causa de ter acontecido.
A primeira coisa que tem que ser feita é um exame minucioso na ave em questão, para detectar se o problema está no pé, perna ou encontro da coxa, aqui já aconteceu de galos ficarem se batendo no arejador e machucarem a perna, logo, no outro dia acordarem mancando. Vamos as dicas!
  • Para pés, pernas e encontros das coxas inchados.
Possivelmente um galo com pé inchado pode ter machucado em algum momento de exercício, ter batido em alguma grade ou ter bebido muita cachaça ( isso não! Rsrsrs). Aqui usamos dois métodos para contornar esse problema e sempre deu certo, salvo algumas vezes em que não havia jeito.

Sebo de carneiro: Usamos aquecido em água morna e fazemos massagem no local, fazer o procedimento a noite e evitar que a ave leve vento frio após a massagem;
Solução de Arnica: Um excelente tratamento para pancadas e inchaços, a solução de arnica pode ser oferecida diretamente no bico da ave em gotas, costumo dar de 5 a 10 gotas duas vezes por dia;
  • Perna bamba, fraco, caindo.
Muitas vezes, posso dizer que em 80% dos casos, quando aves apresentam esse quadro existem duas vertentes. Falta ou excesso!
Falta de cálcio ou o excesso dele provoca esses sintomas, nesse caso é preciso observar se está havendo um manejo adequado da ave, ofereça farinha de cálcio misturada a ração e banhos regulares de sol, pepino ralado é muito bom;
Em casos isolados de falta de coordenação motora, usamos o Dexa-Citoneurin Injetável (03 doses de 1 ml no peito dia sim e dia não) resolve em uma semana. Mas é preciso acompanhar bem a ave para identificar o problema;
  • Evite acidentes.
Galos combatentes as vezes são muito estressados convém no banho de sol da ave, evitar galinhas ou frangos soltos passando próximo ao arejador, já aconteceu aqui várias vezes de um galo estar no arejador e bater com os pés contra as grades por culpa de algum frango ou galinha solta. Evitem isso, e deixem seus pupilos tomar seu banho de sol sossegados. Porta de garajau aberta o galo pula e tenta pegar o outro de baixo, ai já sabe né? Aquela pancada na grade!


Bom essas são algumas dicas de anos de experiencia com criação espero que gostem e qualquer dúvida postem nos comentários para assim aprendermos juntos, não se acanhem! Se inscreva no blog lá em cima para receber todas as atualizações em seu e-mail e assim arquivar!
Abraços irmãos!

2 comentários:

Seu comentário é muito importante!