Anúncios

Faça você mesmo sua chocadeia 1.0 alta taxa de eclosão de ovos

Share:
Olá criadores! Muitas pessoas me perguntam como eclodir ovos galados em casa sem ter uma galinha choca para fazer esse "serviço", passando por momentos difíceis na hora de tentar eclodir ovos as vezes comprados por altos valores com galinhas ruins de ninho, que bebem ovos e quebram tudo, abandonam o choco e não voltam mais, dando prejuízos e fazendo raiva hahaha (< riscado). Chocadeiras profissionais as vezes podem custar muito caro e requerer muito espaço, para pequenos criadores o ideal seria uma chocadeira que encubasse com eficiência e não desse prejuízo, se você está nessa dilema acima e se identifica com o que foi relatado até aqui, parabéns você chegou no lugar certo!
Chocadeira

 

Sobre a chocadeira caseira 1.0

Está chocadeira eu vi o projeto que foi desenvolvido pelo Professor Ricardo dos Santos do Colégio Agrícola em Santa Catarina, me interessei fiz pra mim duas dessas chocadeiras, são muito boas mesmo e acabei trazendo pra vocês a ideia que achei fantástica, apesar de ser muito simples sua elaboração, existem algumas partes mais técnicas que vou colocar aqui pra vocês, como por exemplo o material, as ferramentas caso necessite, o modelo do termostato e algumas dicas mais.

 

Material que será usado na chocadeira

 

  • Tábuas de madeira ou uma caixa de madeira
  • 02 Lâmpadas incandescentes
  • 01 Termostato TIC-17RGT (pode ser outro)
  • Folhas ou uma caixa de isopor
  • 02 Bocais
  • Tela fina (para colocar em cima da grade)
  • Grade de ferro, alumínio, madeira (para os ovos)
  • Bandeja para colocar água
  • Tampa de vidro para observador

 

Tempo de execução

 

Por se tratar de um projeto de aproveitamento de materiais, a execução dele leva em média de 90 minutos, claro, quando se tem em mãos todos os materiais necessários para sua produção. Vasculhe aquele quartinho na sua casa que fica toda a bagunça acumulada, talvez você tenha uma chocadeira em casa e não saiba hehehe.

 

Ferramentas usadas

 

  • Pistola de cola quente
  • Pregos
  • Martelo
  • Fita isolante
  • Serrote
  • Furadeira

 

Custo

 

Em média de 100 a 120 reais, depende muito do termostato que vai usar, uma dica interessante é procurar uma sucata de refrigeração para conseguir esse termostato usado, porém lembre que ele deve estar aferido e com o display marcando corretamente, pois ao contrário pode levar todo trabalho a perder e não chegar na temperatura ideal, matando os embriões na chocadeira. Portanto procure um bom termostato, pois ele é o maior segredo da taxa de eclosão dessa chocadeira, você vai conseguir eclodir muitos pintinhos, codornas, pato, marreco, pombos, rolinhas com ela!!!

Porcentagem de eclosão

 

Segundo o próprio criador da chocadeira, Professor Ricardo Santos, ela tem uma porcentagem e eclosão de 90%, superando até alguns modelos de chocadeiras profissionais fabricadas em indústrias. Inclusive esse modelo foi premiado em vários eventos em diversas cidades pela sua eficiência e a maneira que eclode ovos com alto aproveitamento.

 

Como fazer a incubação corretamente

 

O ideal é que os ovos estejam muito bem conservados, armazenados em vasilhas com areia de ponta para baixo e que sejam virados de lado pelo menos a cada dois dias para evitar que o ar interno cole as membranas na casca, fazendo com que inutilize o ovo para ser incubado. Devemos manter a temperatura ambiente, nunca colocar em geladeira ou dentro de locais abafados e o mais importante, que estejam galados por bons reprodutores, porque não adianta nada chocar ovos de galo brocha né? brincadeira pessoal.

 

Construção

 

Vou deixar um vídeo aqui de um canal amigo do blog Vamos Criar Galinhas, na matéria, dá para ver todo o processo de fabricação.  Bem segue um vídeo da chocadeira, em detalhes de medidas para quem quiser construir perfeitamente, mas vale lembrar que ela pode ser feita com qualquer tipo de material, respeitando o isolamento térmico, como o próprio Professor Ricardo lembrou.

Inscrevam-se em nosso canal
Até a próxima pessoal! Vamos continuar criando galinhas!

 

Referências

Blog Vamos Criar Galinhas
Escola Agrícola de Santa Catarina
Professor Ricardo
Globo Rural

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante!