Anúncios

Criação, Nutrição e Manejo de Pintinhos nos primeiros 15 dias

Share:

Existem muitos tipos de manejo na criação de aves caipiras, porém esse material se dedica a todo tipo de pintinhos de galinhas caipiras, puras, e o foco principal nosso aqui, aves combatentes. Vale salientar que, os cuidados com os pintinhos nos primeiros meses de vida resulta em aves muitos fortes na fase adulta, diminui significativamente a quantidade de infestações, miniminiza perdas por doenças e aumenta a produtividade da ave quando adulta, já que crescerá sem empecilhos em toda sua formação.

pintinhos15dias

Cuidados com os pintinhos nos primeiros 15 dias

Para quem cria e choca suas aves com o uso de galinhas (forma natural) é bom lembrar que as galinhas ficam 24 horas no ninho e protegem os pintinhos, dando-lhes calor e passando imunidades necessárias nos primeiros momentos de suas vidas. Para quem tira em chocadeira é importante ter um espaço do tipo criadeira, com temperatura controlada e abrigo de ventos e vetores que por ventura venham a picar, morder e molestar os pintinhos nesses momentos, é importante ao notar o começo da eclosão, aguardar também as mesmas 24 horas que a galinha espera desde o nascimento do primeiro pintinho até o fim da eclosão e só assim retirar os demais ovos que não eclodirem nesse prazo. O pintinho não precisa de alimentação nem de água nesse período de 24 horas em que ficará na chocadeira ou mesmo na galinha pós nascimento, não se preocupem.

Uma coisa que se tem que ter em mente é que antes do nascimento dos pintinhos tudo já deve estar preparado para recebê-lo, ou seja é preciso ter um local apropriado para receber essas aves logo após as 24 horas iniciais.

Criadeiras e Pinteiros

Antes de tudo vale lembrar que tanto criadeiras profissionais quanto pinteiros caseiros, vão fazer o mesmo efeito, o mais importante aqui nessa fase é a atenção e os cuidados do criador, ou seja, olho clínico e informações corretas. Vamos a algumas considerações:

Para criadores grandes de poder aquisitivo largo o ideal seria uma criadeira na qual podemos deixar os pintinhos acomodados nesses primeiros 15 dias de vida, um ambiente ideal para criá-los.

No meu caso e no caso da maioria aqui acredito eu, fazemos pinteiros de tela fina e madeira suspensos do chão, com iluminação, comedouros e bebedouros, de forma que as aves não entrem em contato direto com umidade nem fezes molhadas, ou mesmo misturada com ração, bem como, evite também aparecer ratos, baratas e outros tipos de vetores nocivos a saúde dos mesmos. Higiene na criação é fundamental em todas as etapas, principalmente nessa inicial. Veja abaixo uma foto retirada da internet a qual julgo o ideal para a criação de pintinhos nos primeiros dias de vida, fácil de fazer, barato e muito funcional:

Importante manter uma areia grossa de rio, ou serragem no fundo do pinteiro a fim de evitar umidade. O ideal mesmo é que se faça o pinteiro com um fundo de tela fina, para que as fezes não fiquem em contato direto com a ave evitando assim muitos problemas.

A medida ideal por cabeça é de 7 centímetros quadrados por pitinho, para que haja uma boa evolução e que se criem de forma mais robusta nesses primeiros 15 dias de vida.

pinteirodicasgalisticas

Comedouros, Fontes de Calor e Ambiente

Comedouros: O ideal é manter comedouros fora do local para serem abastecidos por fora, nada de comedouros largos dentro do pinteiro onde os pintinhos "passeiam e defecam" dentro da ração, evitem isso, não é nada bom. Procurar manter um comedouro de forma que você possa abastecer por fora e que fique uma área para dentro do pinteiro no qual todos possam se beneficiar da ração a vontade o tempo todo, livre de fezes e demais contaminações.

Fontes de Calor: Usar uma lâmpada no canto do pinteiro a uma altura de uns 30/40 centímetros para prover calor as aves é essencial nessa fase também, evite lâmpadas muito fortes se possível, o ideal é a lâmpada de cerâmica pois ela não emite luz apenas calor, caso não encontre use alguma cobertura de cor nas lâmpadas comuns para evitar ofuscamento dos mesmo e nunca coloque a lâmpada muito baixo ou no centro do pinteiro, pois se o calor estiver intenso demais, corre o risco de desidratar as aves, coloque no canto pois assim eles se aproximam e distanciam conforme suas necessidades.

Ambiente: Você deve pensar que esses pintinhos não devem estar em contato ou muito próximos de outras aves adultas, outros tipos de animais, barulho excessivo e chuva. Eles ainda não estão imunizados portanto, quanto mais afastados dos outros melhor, nunca construa no chão diretamente evite isso!

Água uma das coisas mais importantes

Pintinhos devem beber água filtrada sempre, ou ao menos água de boa qualidade. Compre um filtro pode ser desses de barro mesmo e comece a filtrar a água de suas aves, pelos menos dos pintos. Você vai ver a diferença no crescimento, desenvolvimento e saúde deles, vale a pena!

Água de torneira pra pintinho não é bom por ela conter várias substâncias nocivas ao organismo dos mesmos, evite!

Filtre a água deles, e nos primeiros 2 dias pelo menos, forneça água com mel, numa proporção de 12 partes para 1. Comprove a eficácia dessa pequena dica.

Após essa primeira fase comece a colocar Aminosol na água na proporção de 5ml para cada litro, muito bom!

Vacinação dos Pintinhos Primeiros 15 Dias

Já no primeiro dia de nascidos, os pintinhos devem receber 3 vacinas que serão feitas na região posterior do pescoço, na forma de aplicação subcutânea (por baixo da pele) são elas:

Primeiro dia:

  • Vacina de Gumboro
  • Vacina de Marek (Dose única vitalícia (não precisa ser repetida).
  • Vacina contra Bouba Suave

Sétimo Dia:

  • New Castle (Cepa B1)
  • Bronquite Infecciosa (Cepa H120)
  • Gumboro (Repetir a dose da vacina acima)

Bem, nos primeiros 15 dias essas vacinas acima são as que os pintinhos devem tomar, fica um pouco caro, mas todo criador que se presa precisa garantir o futuro de sua prole e nós não queremos perder todo um plantel por uma infestação total e falta de vacinas. Lembrando que essas vacinas chegam em frascos com mil doses, se for pensar pelo lado da quantidade de doses é barato, mas se for para um pequeno criador que tem lá seus 50 pintinhos para vacinar pode sair caro, uma dica abaixo sigam e façam a diferença no esporte e na criação.

Dica: Se você cria em uma cidade onde conhece outros criadores, faça uma associação para dividir os custos e busquem fazer cruzamentos e eclosão na mesma época para poderem comprar as vacinas juntos, isso favorece os pequenos criadores e reduz custos, como diziam os antigos: Galista sou Eu e mais um!

Ração uma parte importante de ser entendida e devidamente cuidada

Ração para pintinhos na cria e recria muitas vezes tornasse um problema, pela forma que algumas marcas produzem com materiais de baixa qualidade, pela falta de confiança em algumas lojas que vendem e as por má fé mesmo de alguns vendedores, sem generalizar mas é exatamente isso que acontece né pessoal.

Aqui usamos uma ração que já a algum tempo vem nos dando excelentes resultados porém eu ão posso colocar aqui o nome pelo fato de não querer promover marcas de graça ( se rolar um patrocínio ai sim, eu posso falar com propriedade dela).

Mas basicamente, é uma ração que contém 21% de proteína bruta, ração própria para aves, antigamente usávamos ração de cavalo mas tivemos vários problemas com ela aqui e abolimos de vez de nosso manejo, portanto, ração para aves inicial, com 21% de proteína bruta, que é enriquecida com um suplemento chamado Aminoaves, existem várias marcas, mais uma vez não posso fazer propaganda, mas procurem na internet e vão achar diversos.

Portanto, vamos ficando por aqui com mais esse artigo, façam bom proveito desejo à todos muito sucesso em suas criações e qualquer coisa deixem abaixo nos comentários.

Abraços criadores

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante!