Anúncios

Doenças e Problemas Galos e Galinhas (Bouba Aviária), aprenda se prevenir e curar!

Share:

O que é Bouba Aviária?

A Bouba Aviária é uma doença que afeta vários tipos de aves entre elas galinhas, perus, pombos e pássaros (marrecos, patos, gansos, galinholas e outras aves não as contraem), causada por um vírus chamado Pox vírus. Wikipédia

Características da Doença

Bouba Aviária, pipoca, caroço de frango, e demais nomes populares dessa doença em várias regiões. Acontece é que, se trata de uma doença com presença mundial e tem em suas características ser autolimitante, ou seja, em ciclos de 2 a 4 semanas desaparece do plantel retornando a cada novo ciclo.

A Respeito do Pox Vírus

O Pox Vírus é uma variação da família de vírus poxiviridae, e pode, infectar tanto animais vertebrados, quanto invertebrados em outras classes dessa família. O que transmite a Bouba Aviária (Pox vírus), costuma ser altamente resistente a temperaturas elevadas podendo resistir a temperaturas de 50 Graus C.
Uma coisa interessante sobre a doença que o Pox Vírus prolifera é muito contagiosa porém, sua disseminação acontece lentamente, favorecendo ao criador mais atento identificar, diagnosticar e tratar aves logo no início do ciclo sem grandes prejuízos. Geralmente ela atinge aves mais jovens, porém, nada impede de atingir aves adultas.


Bouba_aviaria

O que fazer em casos de contaminação?

Em caso de infecção confira abaixo as medidas que devem ser tomadas para evitar infestação total do plantel, muito importante seguir a risca essas dicas para minimizar ao máximo o número de aves infectadas, bouba aviária se alastra rapidamente.
  • [x] Separar as aves doentes do resto do plantel;
  • [x] Separar os utensílios usados para dar água e comida as aves afim de evitar que aves sadias entrem em contato com a secreção das infectadas;
  • [x] Trocar água duas vezes ao dia e aplicar sumo de limão a água de bebida.

Como prevenir a Bouba Aviária?

A prevenção se dá pela vacinação dos pintinhos com com 4 semanas de vida, a vacinação é feito por meio de uma punção na membrana da asa ou da aplicação na coxa (retira-se uma pena e aplica a vacina nesse local). Uma recomendação é que nunca se deve guardar sobras da vacina para outro dia, uma vez aberta a embalagem deve ser utilizada logo. Vacina para bouba aviária dicas galisticas
Segue o link completo para a vacina.
É sempre importante lembrar que pombos trazem a bouba muito facilmente para nossos galinheiros, portanto, evitem pombos comendo junto com suas galinhas, eles podem te dar um baita prejuízo!

Por incrível que pareça, já presenciei em vários criatórios que pude ter o prazer de visitar, pombos comendo junto com a criação no terreiro ou nos piquetes. Isso é inconsertável, pelo simples fato de, não apenas a Bouba Aviária, mas outras doenças são trazidas por eles para a criação, mesmo estando parcialmente imunizadas (coisa que 80% dos criatórios não fazem) é preciso cuidado.


Métodos populares de curar a Bouba Aviária

Antigamente minha mãe curava bouba com sementes de pimenta do reino, que eram amassadas e esfregadas nos caroços.
Outra forma popular de curar as feridas é sumo de limão misturado com sal grosso, que também deve ser esfregado nas feridas pela manhã.
A quem diga que leite bovino na proporção de 1 ml para aves adultas também cura a Bouba Aviária ( esse nunca testei)
Conhece mais alguma forma de curar a bouba aviária, comente abaixo vamos interagir, todo conhecimento só é válido quando se passa adiante!
Bem vamos ficando por aqui, até a próxima conversa criadores e preservadores.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante!