Anúncios

Doenças e problemas de nossos galos

Share:
AFTA OU PLACA SIMPLES - Pequenas placas que se formam perto da língua e garganta dos galos e que são curáveis com Baytril 5%, na dosagem de 0,5 ml durante 10 dias intercalados ou Albicon (humano). Lavar com Permenganato de Potássio na medida de 1 x 10. Também poderá ser feito um tratamento com Fornegin spray de 3 em 3 horas, Cotonax ½ comprimido durante 20 dias, e Pentacilin 2 dias - 1 dose.

ANOREXIA - Falta de apetite e emagrecimento causado por doenças ou verminoses. Podemos superar esse problema com o fornecimento à ave de Potenay B12 ou Vitagold Potenciado.

APANTOTENOSE - Doença causada pela deficiência de vitamina B3. Os sintomas são lesões de pele, pálpebras, cantos dos bicos, pernas e pés. Problemas que também poderão ser resolvidos com o fornecimento de Potenay B12 ou Vitagold potenciado.

ARISTIN OU SARNA PODAL OU CASCÃO - Crostas que se formam nas pernas. Como tratamento lavamos as partes afetadas com sabão grosso e escova dura, para remover parte da crosta. E besuntamos com uma mistura de vaselina e querosene, até acabar o problema. Acarsan loção humana. Óleo queimado.

ARRIBOFLAVINOSE - Doença causada por deficiência de vitamina B2. Os sintomas são dedos torcidos, neuromalácia e crescimento fraco. Problema que também poderá ser resolvido com Potenay B12 ou Vitagold potenciado.

ASPERGILOSE - Causa problemas no sistema respiratório dos pintos apresentando ruídos na traquéia, respiração acelerada e difícil, olhos inflamados, sede, asas caídas, febre, sonolência, fraqueza, falta de apetite, perda de peso. Não existe tratamento. Pode-se tentar a Bisolvomycina injetável, que é um excelente antibiótico.

BOQUEIRA - Calosidade formada na junção dos bicos. O tratamento é limpar o local e pincelar com Iodo Metalóide(25g de iodo para 100ml de álcool) diariamente até a cura. Rifocina spray.

BOUBA OU EPITELIOMA CONTAGIOSO - Aparecimento de caroços que se espalham pela cabeça e às vezes pelo corpo da ave. Há diversos tratamentos: aplicar Terramicina LA e pincelar os caroços com uma pomada de banha e sal, vaselina fenicada a 2% ou solução de glicerina iodada, ou mesmo cauterizar os caroços com ferro em brasa.
Oferecer diariamente pela manhã, 6 grãos de pimenta do reino, até que os caroços da bouba sequem e caiam. Tempero pronto(alho e sal). Pimenta moída na ração. Poupa de tomate com sal. Porém a melhor maneira de ficarmos livres desses problemas é vacinar as aves.

BRONQUITE INFECCIOSA OU LARINGOTRAQUEÍTE - Doença respiratória que ataca pintos até 2 meses. Apresenta tosse, ronco, corrimento nasal, dificuldade de respirar, olhos lacrimejantes, rosto inchado. O tratamento consiste na aplicação de antibióticos como Bisolvomycina, Terramicina LA, Ampitec e a complementação com vitamina A para uma recuperação mais rápida. Pentabiótico reforçado. Ampicilina sódica. Aminofilina.

CABEÇA ABERTA - Consiste na fragilidade do couro que protege a cabeça da ave na parte superior. A solução está em uma cirurgia na qual fazemos um corte e retiramos totalmente a pele fragilizada. Em seguida fazemos o descolamento parcial da pela na região ao redor de onde fizemos a retirada, unimos cuidadosamente fechando a abertura e ponteamos cuidadosamente. Medicamos com medicamentos cicatrizantes e é só esperar que a natureza encarrega-se do resto.

CALOS - São o resultado do contato constante com o piso duro. Em alguns casos a aplicação de sebo quente resolve. Entretanto, na maioria dos casos, é necessário se fazer uma cirurgia para estirpar o calo. Corta-se em cruz, retira-se o calo e desinfeta-se com éter, iodo ou cauteriza-se. É muito importante que a ave com calos seja colocada em gaiola sem poleiro e com piso de areia macia.

CARUARA OU GOTA - Doença que ataca a articulação do joelho dos galos, principalmente, os mais velhos. Começa com uma pequena película na articulação e se não for cuidado no início torna-se grossa e inutiliza o galo.
O primeiro passo é mudar a ração retirando milho e proteína. Substituindo pôr verduras e outros cereais. Pincela-se o local com enxofre com óleo, pomada de penicilina, Bactrovet Prata.

CHOCO - Fazer uma galinha sair do estado de choco, às vezes, torna-se um problema. Existem algumas maneiras de proceder. E uma bastante eficiente é a seguinte.
Separá-la em uma pequena gaiola e mantê-la sem comida e água por uns 3 ou 4 dias. Dando-lhe banhos diários. É tiro e queda.

COCCIDIOSE OU EIMERIOSE - Parasitas que atacam o intestino principalmente dos pintos. Os sintomas são diarréia de sangue, asas caídas, penas eriçadas, anemia, perda de apetite, perda de peso e desidratação. O tratamento pode ser feito com Vetococ, Amprol, Sulquin e as vitaminas A e K.

CÓLERA OU PASTEURELOSE - Doença contagiosa de alta mortalidade. Os sintomas são: depressão, tristeza, cabeça sob as asas, sonolência, diarréia verde-amarelada, as aves não bebem e nem comem, a crista e as barbelas ficam arroxeadas, em alguns casos as barbelas, brincos, base dos pés e joelhos ficam quentes. O tratamento é à base de Vetococ, Clorantrat, Ampitec Teluricol, etc. porém, a vacina é o meio mais eficiente de livrar-se da doença.

COMPLEXO LEUCÓTICO AVIÁRIO ( Marek e Leucose ) - Doença contagiosa que pode ser transmitida até por descendência genética. Tem um índice de mortalidade em torno de 99%. Apresenta-se de diversas formas e os sintomas que antecedem ao aparecimento da doença são: a ave começa a beber água acima do normal e os grãos de alimento às vezes são expelidos inteiros nas fezes.
As diversas formas da doença são:

Forma Nervosa - paralisia de pernas, pescoço e asas.
Forma Ocular - a ave fica com o chamado olho de peixe.
Forma Aguda - empalidecimento progressivo até a morte.
Forma Visceral - a ave seca lentamente.
Forma Óssea - os ossos das asas, pescoço, pernas se deformam, ficam encaroçados.
Forma Ulcerosa - uma ferida mal cheirosa aparece no corpo, geralmente próximo ao encontro da asa aumentando em pouco tempo.
Barriga D'água - o abdome vai avolumando pouco a pouco, cheio de líquido. Há casos da ave aumentar mais de 1 kg.
Forma Diftérica - placas diftéricas aparecem na garganta da ave e não há antibiótico que debele o mal. Pode durar até 1 ano mas sempre sobrevem a morte.

Fora a vacina para a doença de Marek, que deve ser aplicada no 1o dia de vida, não há tratamento para essa doença.

CORIZA - Inflamação da mucosa, dos séptos nasais e da conjuntiva ocular. Os sintomas são: espirros, tosse, dificuldade de respirar, corrimento nasal, face inchada. O tratamento pode ser feito com Terramicina LA, Tylan, Vetococ, Ampitec, Baytril, Flotril, Iflóx etc.

CRUEIRA OU CASTANHA - Proveniente de medicação mal feita após o combate. É o acúmulo de sangue coagulado ou pus entre os tecidos. Em qualquer caso a melhor solução é a cirurgia, onde será retirado todo o processo, cauterizado com iodo. Dão-se alguns pontos sem fechar totalmente, para que a cicatrização se dê de dentro para fora.

DESINFECÇÃO - Na desinfecção da água de bebida para eliminas germes e bactérias podemos usar o Biocid, na proporção de 1 ml para 2 litros de água. Na desinfecção de gaiolas e aviários podemos usar o próprio Biocid ou Creolina.

DIFTERIA (PLACA) - É derivada da bouba. De difícil tratamento, principalmente em estado avançado. Temos várias indicações de cura que são: injeções intramusculares de Urotropina a 25%. Pincelar com uma mistura de Iodo e Glicerina. Pincelar com Azul de Metileno. Tocar as placas com Nitrato de Prata. Tribissen, Lincospectin, Própolis, querosene, Penicilina+estreptomicina injetado na cabeça. 1 grama de sulfato de cobre em ½ litro de água e dar a ave por 5 dias. Benzetacil injetável. Keflex ou Cefalexina. Ganadol pomada. Tetrex comprimidos. Violeta Genciana.

DRC - DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA - Doença respiratória que ataca o sistema respiratório superior e inferior, inclusive os sacos aéreos. Os sintomas são: tosse, espirros, dificuldade de respirar, corrimento nasal, cara inchada, perda de apetite, perda de peso, enfraquecimento e diarréia. O tratamento é feito com Terramicina LA, Ampitec, Estreptomicina, Tylan, Pulmodiazin, etc.

EMPAPAR - Retenção de alimento no papo, por doença ou outro motivo qualquer. Pode ser resolvido com: Sonrisal, Coca-cola, Cebola picada, Lacto-purga.

ENCEFALOMIELITE - Afeta o sistema nervoso dos pintos. Os sintomas são: expressão dura, opaca e sem vida no olhar. Incoordenação dos movimentos das pernas e das asas. A ave senta-se sobre os joelhos, cambaleia e não consegue mover-se. Tremores na cabeça, pescoço e corpo. Não come, nem bebe. Perde ou enfraquece a voz. Não existe tratamento, apenas prevenção pela vacinação.

ENTERITE ( E.Coli ) - Inflamação do intestino. Os sintomas são: falta de apetite, tristeza, diarréia, palidez, penas eriçadas, perda de peso e má conversão alimentar(empapar). Se os sacos aéreos também forem infectados, pode haver tosse e ronqueira. O tratamento é feito com Neomicina, Ampitec, Terramicina, Penicilina, Estreptomicina.

ESPIROQUETOSE OU BORRELIOSE OU ESPIRILOSE OU NORDESTE - Doença transmitida por carrapatos. Os sintomas são: tristeza, febre, diarréia verde, perda de apetite. O tratamento é feito com Benzetacil, Ampitec, Neomaizon. E deverá ser feita a pulverização das instalações para eliminação dos carrapatos.

FAVO OU TINHA OU BOUBA BRANCA - Espécie de fungo parecido com mofo, que aparece na crista, barbelas e às vezes espalha-se pôr outras partes do corpo. O tratamento pode ser feito com enxofre com óleo ou Daktarin loção, Cetaconazol, Fungol, Ácido Bórico, vaselina formolada, vaselina boricada.

GALO RONCANDO - Tyladen aplicar 3 doses de ½ ml em dias alternados. Tormicina 100. Violeta Genciana 2 vezes ao dia. Agrovert e Flotril 10% aplicar 1 ml por 3 dias alternados, Amoxacilina.

GOGO - Doença que surge por causa de correntes de ar, mudanças de temperatura, umidade e frio excessivos. Os sintomas são olhos lacrimejando, corrimento nasal fétido, perda de apetite. Se não for cuidado se tornará crônico. O tratamento pode ser feito com Terramicina LA, Tylan.

HEMORRAGIAS - Poderão serem usados os produtos a seguir: Ipsilon comprimidos. Hemostop. Vitamina K injetável, Efederm.

HEMORRÓIDAS - Vez por outra encontramos um galo com esse problema. Como tratamento, devemos lavar o local com Permanganato de Potássio misturado a água na proporção de 1 colher de chá para 1 litro de água. Durante o tratamento a ave não deverá ser alimentada com milho, somente com pão com leite e banana com casca. Aplicar 0,5 ml de Baytril a 5% durante 5 dias alternados.

ICTERÍCIA - Não é comum. Os sintomas são: pele e tarsos amarelados excessivamente, temperatura abaixo do normal, perda do apetite em alguns casos, sensível perda de peso, músculos flácidos, a ave passa mais tempo deitada. Fácil de curar se descoberta a tempo. O tratamento começa com a suspensão do milho. Alimentar a ave com arroz com casca, aveia sem casca e triguilho, bastante verdura. O tratamento pode ser feito com purgantes salinos, como seja o sal amargo e fornecer Extrato Hepático na água de bebida. Há uma receita que consiste em tostar uma castanha de caju com casca e tudo, triturar e fazer uma papinha misturando um pouco de leite e dar ao galo em jejum.

MONILIASE - São ulcerações que se formam na mucosa digestiva. Poderá ser tratado com Pentabiótico pequeno forte. Nistatina


MUDA - É a troca natural de penas. Para apressar o início e o término da muda podemos executar o seguinte:
1 - colocarmos as aves em gaiolas às escuras por uns 10 dias.
2 - completados os 10 dias, cortamos comida e água pôr 3 ou 4 dias.
3 - completado o período voltamos a fornecer água e ração. Porém devemos enriquecer a ração com castanha e girassol.
4 - quando a muda já estiver bem avançada, começamos a banhar o galo todos os dia se colocá-lo no passeador para enxugar ao sol.

NEWCASTLE OU PNEUMECEFALITE - Vírus que propaga-se rapidamente. Os sintomas são: perda do apetite, espirros, tosse, dificuldade de respirar, paralisia parcial, tremores, torcedura do pescoço, cambalhotas para trás, caminhar em círculos. Não há tratamento eficaz, apenas prevenção pela vacinação.

OFTALMIA - Problemas de visão que podem Ter diversas causas. Sempre que for notado qualquer lacrimejamento, vermelhidão ou inflamação ocular deveremos Ter sempre um bom colírio ou pomada e fazer dela uso imediato.
Geralmente os problemas oculares são de 3 tipos:
1- Infecções : que devem ser tratadas com pomadas de antibiótico como: Biamotil, Tobrex, Ciloxan, Tetraciclina. etc.
2- Pancadas ou Perfurações : nesse caso a primeira providência deverá ser proteger a ave, principalmente do excesso de luz e usar as seguintes pomadas: Maxitrol, Tobradex, Biamotil-D, Dexafenicol, Eptezan.

O resto é com a boa capacidade de recuperação da ave.

No caso de pancada com edema de sangue no interior do olho. Efetuar, na hora, um corte ou perfuração no céu da boca do galo, do lado do olho atingido e deixar sangrar. Dipirona gotas para baixar a pressão. Hortelã. Água c/açúcar.

ONFALITE - Infeção bacteriana do umbigo dos pintos recém nascidos. O tratamento consiste na manutenção de temperatura ideal e o uso de Penicilina e Estreptomicina. O melhor meio é a prevenção com limpeza desinfeção e temperatura e umidade corretos.

OSTEOMALÁCIA - As aves apresentam-se com os ossos moles e fracos. Problema que poderá ser resolvido com Catosal, Calcifetrim.


OTITE - São inflamações de ouvido muito comum nos galos. Podemos usar o Oto-vet gotas que é fabuloso. Também tem o Panotil, Ouvidonal.

OTORRÉIA - Corrimento amarelo que se forma no ouvido das aves. Poderá ser resolvido com o uso de OTO-VET.


OVO VIRADO - Problema com que podemos nos deparar envolvendo às vezes uma reprodutora muito importante. Um purgante de óleo de rícino poderá ajudar a resolver o problema, mas a solução dependerá muito mais da habilidade daquele que estiver cuidando da ave. Existem pessoas que com muita precisão conseguem fazer a retirada do ovo e solucionar o problema.
Existe um produto chamado Prolacton veterinário. Aplicar 1 ml, caso não saia na primeira, aplica-se outra dose com 12 horas. E caso ainda não, outra dose com 24 horas.

PARATIFO - Causada por salmonela. É similar à pulorose e os sintomas são: pintos com asas caídas, penas arrepiadas, diarréia, cloaca empastada e com tendência a se amontoarem juntos. O tratamento pode ser feito com Vetococ ou Quemicetina oral.

PÉ INCHADO OU OUTRA ARTICULAÇÃO - Bastante comum. Pode ser resultado de pancadas, perfurações, etc. A primeira providência será por a ave em gaiola com piso de areia fina e retirar o poleiro. Podemos utilizar, dependendo do motivo da inchação, o expediente de engessar o pé da ave. Usamos para isso gase gessada, encontrada em qualquer farmácia. Durante o tempo em que estiver engessado o galo deverá receber aplicações de 2 em 2 dias da Rifocina injetável, na proporção de 0,5 ml, juntamente com antitóxico oral na proporção de 1 ml diário. Também poderá ser usado, tanto no caso do uso do gesso, como em caso de perfurações o Cort-trat injetável na proporção de 0,2 ml de 2 em 2 dias. Outro tratamento consiste no uso de um recipiente com água. Hora com água morna com sal. Hora com água e pedras de gelo. Isso pelo menos 4 vezes por dia, e deixar o galo com os pés mergulhados por uns dez minutos ou mais. Também podemos aplicar o Pedref a 2% na dose de 0,5 ml durante 4 dias. De resto muita paciência. Benzetacil injetável. Agroplús injetável aplicar 3 doses de ½ ml em dias alternados por via subcutânea, Fenil Butazona.

PEITO ROXO - Infecção provocada pôr deficiência de selênio. Os sintomas são: o peito, asas, face e articulações ficam roxo-azulados. Há um exudato gelatinoso entre os músculos e a pele. Aves deprimidas com cabeça e joelhos inchados, pálidas, diarréia, perdem peso, recusam-se a caminhar. O tratamento é feito com Quemicetina oral, Clorantrat, tudo que contenha Cloranfenicol.

PERDA DO BICO - Hoje com a qualidade dos bicos metálicos, esse problema tornou-se mais facilmente solucionável. Entretanto nunca será demais aprender. No caso da perda do bico inferior dificilmente o mesmo voltará a recuperar-se 100%. No caso de perda de bico, seja superior ou inferior, a primeira providência será colocar o animal em lugar que ele não tenha a mínima condição de bicar superfície dura. Isso inclui o recipiente onde é fornecida a alimentação e água. Deveremos fornecer alimentação rica em proteína e cálcio. E aplicar sobre o bico afetado o ungüento de Basilicão. O resto é paciência.

PERNA QUEBRADA - No caso de quebra de perna ou coxa, deveremos engessar com cuidado, usando a gaze gessada e colocá-lo numa camisa pendurado no teto da gaiola, de forma que as pernas não toquem o piso. Ficando com as asas imobilizadas para não debater-se. O papo e a cloaca livres. Com água e comida ao alcance. A alimentação deve ser de preferência, ração para pintos, molhada, com banana e verduras. Aplicar 0,5 ml de Baytril a 2 ou 5% por 3 dias consecutivos.

PEROSE - Doença dos pintos que causa deformidade dos ossos, causado por desequilíbrio de fósforo, cálcio e magnésio. Poderá ser resolvido com Potenay B12.


PEVIDE - É conseqüência de uma estomatite. Um laxativo de Maná e Sal Amargo ajudará a fazer desaparecer a pevide sem que se faça necessário a extração.

PIOLHO, CARRAPATO E PICHILINGA - São parasitas de galinheiro. O tratamento será feito com a aplicação de Talfon ou Bolfo em pó, tanto na ave quanto nas instalações. Pode ser feito ainda com o uso de Kattox, Buttox ou similar na proporção de 2 ml para cada 1 litro de água. Pulveriza-se instalações e aves. Acatak. Ivomec aplicar 0,2 ml subcutâneo.

POSTURA - Para galinhas que param de botar por muito tempo sem explicação. Aplicar 1 ml de Pró-Cio veterinário. Repetir com 15 dias e duas vezes mais de 30 em 30 dias.

PULOROSE OU SEPTICEMIA OU DIARRÉIA BRANCA - Similar ao paratifo. Conhecida como diarréia branca dos pintos. Os sintomas são: diarréia branca, asas caídas, sonolência, empenação parece molhada, pintos gritam ao defecar, cloaca empastada. O tratamento poderá ser feito com Vetococ, Quemicetina oral, etc.

RAQUITISMO - Ausência de vitamina D na fase de crescimento, causa a deformação dos ossos, principalmente as pernas e a quilha. O mal pode ser evitado se juntarmos à ração a farinha de ossos, caucáreos e óleo de fígado de cação.. também temos a ADE injetável. Catosal. Potenay B12.

REUMATISMO - Não é muito comum, entretanto pode ocorrer. Os animais ficam com pernas fracas até não poderem mais andar. Deve ser evitada a umidade nas gaiolas. Segundo alguns a alimentação de carne crua e ostras moídas é muito benéfica.

SINGAMOSE - Bocejo ou pigarro causado pôr um verme que vive na traquéia, roubando sangue e dificultando a respiração. O tratamento pode ser feito com Gogol, Averol, Vermogim.

TETRAMEROSE - Enfermidade causada pela ingestão de bichos como barata, mosca, gafanhoto, etc. A ave contaminada continua a alimentar-se normalmente. Porém perdendo peso. É atacada pôr diarréia aquosa abundante. Não há tratamento específico.

TIFO OU ENTERITE OU MAL TRISTE - Causado pôr salmonela. Os sintomas são: sede, perda de apetite, diarréia verde-amarelada, aves isolam-se, asas caídas, cabeça baixa e embaixo da asa, febre alta, morte em 1 ou 2 dias após os primeiros sintomas, apresentam o músculo do peito com aparência de cozido, ficam empapados, cristas e barbelas empalidecidos. Tratamento com Vetococ, Ampitec, Teluricol, Quemicetina oral ou Clorantrat.

TUBERCULOSE - Semelhante ao humano a ave tem dificuldades respiratórias e emagrece rapidamente. Poderá ser tratado com Dihidroestreptomicina, Sulfabiótico.


TUQUE - São lesões neurológicas causadas pôr esporadas durante o combate. E que podem inutilizar o animal. Porém a inutilização geralmente é causada pela deficiência na medicação da ave. O galo tucado em combate deverá ser medicado imediatamente após o combate. Existem medicamentos que quando bem usados podem recuperar totalmente a ave. São eles:
Cort-trat ou Azium (Dexametasona ) - injetável
Nootropil - injetável
Dexa-Citoneurin - injetável
Organoneurocerebral - comprimidos

VENTOSIDADE - Pode ser causado pôr excesso de esforço em treino ou combate. Esse excesso de esforço geralmente acontece pôr deficiência de preparação física da ave. O esforço causa a ruptura de sacos aéreos e a penetração do ar no corpo pôr baixo da pele, transformando-se em verdadeira câmara de ar. Não se pode resolver facilmente o problema, porém pode-se cortar a pele em vários pontos para fazer sair o ar. Deixar a ave bastante tempo sem fazer esforço para esperar que o mal, com sorte, não retorne.

VERMES NOS OLHOS - Pequenos vermes que causam inflamação nos olhos das aves. São os Oxyspirura. Existe uma cura caseira que sempre usei com bom resultado. Consiste em pingar 3 gotas de iodo em 2 ml de água e misturar. Em seguida com a ajuda de um conta-gotas instilar nos olhos da ave.

VERMINOSES - Os mais comuns que parasitam as aves são: a tênia, ascaris, heterakis e capilária. Para eliminação podem ser usados o Mebendazol, Ivomec, Systamex, o Proverme ou outros similares. Eu gosto muito de usar uma medicação caseira que aprendi quando garoto. Ela consiste em oferecer ao galo um pedacinho de sabão comum de mais ou menos 1 cm2 , uma vez ao mês. Notamos que após ingerirem o sabão as aves passam a alimentarem-se melhor. Também costumo passar no liqüidificador algumas folhas de mamoeiro com água, peneirar e administrar uma pequena medida do líquido diretamente a cada galo ou galinha. Para a tênia encontramos grande eficiência no Iomesan ou Vetox (humano). Vermífugo para cães ¼ de comprimidos.


OBS. : Todo criador deve Ter em casa e sempre à mão o medicamento COLIBAN Oral, pois o mesmo é de uma versatilidade a toda prova. Qualquer problema que aparece no aviário e que não conseguimos detectar com precisão este medicamento resolve a maioria. É aconselhável de 2 em 2 meses colocá-lo na água de bebida de todas as aves, durante 3 dias como preventivo contra infecções.

715 comentários:

  1. Anônimo23/11/07

    po ... parabens por toda essa informãção
    ki vai mi ser muitooo util cara ...

    parabens pelo conhecimento seu ai ...

    valeu mesmo ..

    flw flw

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo, fico feliz por ter ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17/9/08

    Parabens pela grandiosa informação, será de grande utilidade não só para mim, como para todas as pessoas que lerem esta matéria.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21/1/09

    me ajuda meu frago ja tem 1 ano e até hoje não cruzou e seu chorão(pena maior do rabo que faz o galo cruzar) não creceu ela tava meia grande e caiu oq e vcs sabem?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo28/1/10

    NO TRATAMENTO DE BOBA, EU USEI O MEDICAMENTO NISORAL EM COMPRIMIDO, O SIMILAR É COM O PREÇO MAIS BARATO.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo30/1/10

    Po achei muito bom esse saite mesmo mas vcs podem me ajudar meu galo esta com falta de apetite esta fraco e n consegue se alimentar esta com um fulgo braco nele fui aranca a vit-VIT DELE E SE ESPALHOU PARA LINGUA DELE ESTA CASE MORENDU POR FAVO ME AJUDEN PLX SE PUDER ME PASEN MSN SE AUGUEM CONHESSE ESSA DOENÇA.

    ResponderExcluir
  7. Está doença chama-se pivide, consiste em uma mebrana branca na ponta da lingua da ave. os antigos recomendam corta a pontinha da lingua da ave, este local não fara dano a ave pois é uma carne morta, e vermifugar a ave.

    Ofereça comida a base de proteinas, como gema de ovos, carne moida na raçao e logo ele pode se recuperar.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/2/10

    meu galo ganizé ta com um monte de caroços na crista e na barbela o q eu faço pra tratar essa doença esses caroços parecem cascas de machucados me deram uma dica q uma fruta chamada s~çao caetano resolveria o problema será q resolve?? me de uma dica qualqer coisa me add no msn igorlagatixa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. terramicina LA, este é o remedio para bolba.

    abraços...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/2/10

    obrigado cara a gente precisa trocar uma ideia pra vc me ajudar a tratar das minhas galinhas e meu galo aki kara eu tenho um frango indio q começou a cantar teim 18 dias qual a idade q eu posso colocar ele eim combate? obrigado pela dica vou tratar meu galo aki se vc tiver msn me add aí pra vc me ajudar a tratar minhas galinas aki wlw!! email igorlagatixa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/2/10

    brigadaum pela dica

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/2/10

    VLW cara po eu to dandu pra ele trissulfin e boldo pra ele esta case se recuperandu estou dandu postura pra ele moguada no bico dele mas o fulgo q ele contraiu branco n para de crese ta se espalhando pelo corpo dele entero e as penas estao caindo ele ta bebendu agua d+ fora do normal e dormi o dia entero se souber me ajude vlw colquer coisa me add msn matheuspeniel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/2/10

    meu galo ade briga

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/2/10

    Caro FC,
    poderia me indicar local para comprar quimicetina? Já procurei em vários locais em SSA e não entro. Pararam de fabricar?
    Abraços.
    MNQ

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/2/10

    Meu galo indio, começou a cambalear e hoje não consegue andar sozinho por muito tempo. Ele até dá uns passos, mas cai. Mesmo assim ele parece contente, canta, cacarejá, grita como todo o galo. Isso já vem acontecendo há uns 4 dias. Ele come e bebe normalmente, como se estivesse saúdavel. Estou priorizando folhas, frutas e carne. Gostaria de pedir ajuda, para tentar ajudar meu galo, tentei antibiotico mas não resolveu. o que será isso?
    grato

    ResponderExcluir
  16. amigo acima não sei nenhum local que venda talvez faznedo pesquisa na net voce consiga, boa sorte.

    e outro amigo ai que nao deixou o nome:
    seu provavelmente está com marek, continue o tratamento e forneça a ele alho pisado junto com a raçao.

    abraços.

    ResponderExcluir
  17. JCARLOS15/2/10

    BLZ MEU AMIGO GOSTARIA MUITO DE SABER MAIS SOBRE A DOENÇA QUE ATINGE MUITO OS PINTINHOS AQUI EM MINHA REGIÃO NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA E UMA DOENÇA QUE ELE FECHA OS OLHOS E OS OLHOS PARECEM ESTA INFLAMADOS . DEZ DE JÁ AGRADEÇO. UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  18. olá meu galo indio esta c dificuldades para cantar tenta mas naum consegue só sai um barulho esquisito, o q pode ser isso?? me dê uma dica de solução para esse problema o mais rápido possivel por favor obrigado

    ResponderExcluir
  19. Tive este problema aqui tambem quando usava xerem de milho picado sem deixar de molho, aquele pó do milho causava isso.

    pode ser outra coisa mas na minha experiencia que tive resolvi quando passei a dar raçao molhada.

    abraços.

    ResponderExcluir
  20. fcSouza sabe onde acho o pró-cio pra comprar jáprocurei na net mas não achei.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  21. fcSouza sabe onde acho o pró-cio pra comprar jáprocurei na net mas não achei.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo18/2/10

    fcSouza sabe onde acho o pró-cio pra comprar jáprocurei na net mas não achei.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. onde posso comprar o pró-cio.

    Ats
    Willis

    ResponderExcluir
  24. Anônimo19/2/10

    Meu galo da raça caipira gigante está com uma ronqueira muito forte tipo catarro agarrrado na garganta ,já dei tylen, terramicina,alho,enxofre e não melhorou , já perguntei várias pessoas aqui em BH/MG e ninguém sabe nada.Gostaria se você sabe de algum remédio?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo19/2/10

    Tenho um galo que está com uma ronqueira muito forte na garganta, parece um tipo de catarro já dei tylen,terramicina,enxofre,alho e ninguem sabe o que é qual remédio que eu devo dar?

    ResponderExcluir
  26. Anônimo19/2/10

    FCSouza,

    Eu tenho um pinto em casa de +/- 1 mês e meio e ele dormiu bem e acordou manco de um pé, logo durante o dia ficou manco do outro e agora ele esta caminhando com mta ificuldade, a maior parte do tempo caminha com os pés dobrados. Já examinei os pés e parace que ele não senti dor ao mexer e as coxas estão quentes e os pés frios com as fezes esverdeadas, tenho como ajuda-lo a ficar bom? Sinto mto todas as vezes que o vejo assim (tem dois dias com hoje), se puder me ajudar ficaria mto feliz.
    Gostei mto da postagem.
    Aline

    ResponderExcluir
  27. viviane20/2/10

    Olá.. meu galo anda muito triste por esses dias.. ele não come.. só qdo coloco milho em seu bico.. qdo dou verdura ele pega um pedaço e cochila.. então tenho q ficar acordando ele.. sem ser essa sonolência ele parece estar bem pq a crista e as barbelas estão bem vermelhas e ele tb canta acompanhando os outros galos.. será q é fraqueza..? mas pq ele dorme tanto..? oq devo dar pra ele comer..? e qual remédio devo dar..? já ia me esquecendo.. tem muitas pombas em meu quintal (pode ser alguma doença delas..?) POR FAVOR, me ajude.. esses meus bichinhos são de estimação.. Agradeço a atenção..

    ResponderExcluir
  28. está chovendo ou clima frio ai em BH?

    Um dos problemas mais frequentes em galinaceos, chamado popularmente de "gogo". continue a medicao que ta usando e separe a ave das outras para nao contaminar o restante. Tambem procure nao utilizar os mesmos de comida e agua usados nele em outras aves. Se o quintal tiver agua no chao procure nao deixar os outros ficarem nesta suposta agua, pois é o principal foco.

    Abraços e boa sorte amigo.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo23/2/10

    FCsouza.......
    MOss tô precisando muito de sua ajuda para...
    não consigo achar o pró-cio pra comprar sabe onde????? um site qualquer coisa....
    valeu.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo26/2/10

    oláá tdbm? meus galos indios q matam com poucos minuto estão dando febre e diarréia branca com alguns caroços na cabeça e na barbela o q deve ser isso? nem cruzando eles estão não conseguem nem cantar por favor me ajuda me de uma solução

    ResponderExcluir
  31. Anônimo26/2/10

    meu lindo peru branco está com febre o q eu faço para tratar esse problema?

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1/3/10

    Caro FC
    Porfavo me ajuda meu galo esta dandu um tipo de fungo nas cristas oque eu posso dar a ele pra fica melhor ele esta chego n estorro o olho dele mas fico igual uma bola de cristal teve algu ave com isso ... por favo me ajuda rapidduuu

    ResponderExcluir
  33. Anônimo2/3/10

    Caro FC

    Meu galo paro de canta arranquei o vit_vit uma pele morta na ponta da lingua q da no galo mas ele n canta mas sera q ele fico mudo n sei por favo me ajuda ....

    ResponderExcluir
  34. Anônimo2/3/10

    o meu pavão está com gogo qual é o remédio pra ele??

    ResponderExcluir
  35. Anônimo2/3/10

    todo o dia que eu vou soltar minhas galinhas do galinheiro eu vejo uma delas morta e minhas galinhas estão diminuindo rapidamente o que eu faço???
    me dê uma solução!!
    pq elas estão morrendo???
    espero sua resposta flw

    ResponderExcluir
  36. Anônimo2/3/10

    o que é bom para fazer as galinhas botarem???
    seu eu dar isopo é uma boa opção?

    ResponderExcluir
  37. Anônimo6/3/10

    com certeza esses conhecimentos sao muito proveitado e com certeza muito valiosos. parabens!!!

    ResponderExcluir
  38. Anônimo6/3/10

    caro FC eu me chamo carlos tenho 34 anos e sou criador de galinhas e galos indios ultimamente tenho notado q as frangas tem dado alguns caroços de sangue nas pernas e na face me de uma dica do q pode ser isso q o melhor tratamento desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  39. Anônimo6/3/10

    meus galos estao ficando com a cara branca que devo fazer

    ResponderExcluir
  40. Anônimo9/3/10

    ola adorei o seu site e todas essas explicações:
    mas o meu galo está com uma gosma que parece estar presa na garganta e roncando um pouco.
    me explicaram que dando um pouco de agua com limão ajuda a soltar a gosma, o que devo fazer...

    ResponderExcluir
  41. Anônimo13/3/10

    muito obrigado voce salvol meus galos

    ResponderExcluir
  42. Anônimo16/3/10

    gostaria de saber se lguem tem solução para o meu problema? dias atras dei uma dose de 1 ml de sistamex aos galos, e areação foi exesso de beber agua e diarreia esverdeada.
    como posso reverter esse guadro...
    obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo20/3/10

    aew cara passa seu msn aew quero lhe falar uma coisa

    ResponderExcluir
  44. ESTOU COM VARIAS FRANGAS COM UM POBLEMA NOS OLHOS INCHAÇO,E UMA CROSTA BRANCA QUE TAMPA O GLOBO OCULAR DOS MESMO. E OUTRA QUE SE DESIQUILIBRA COM FREQUENCIA. ESSA FRANGA JA FICOU DOENTE E AS JUNTAS INDURECEU PESSO AJUDA

    ResponderExcluir
  45. Anônimo25/3/10

    bom sou eu de novo adorei esse site, com comprei uma galinha tem alguns dias e ela esta roncando, dorme muito, e sai uma secreção do " nariz" igual qndo estamos resfriados, estou dando terramicina, tem mais alguma coisa que posso fazer?
    meu nome é shaira e gostaria da resposta o mais rapido possivel... obrigada

    ResponderExcluir
  46. shaira25/3/10

    olha comecei a criar galinha agora e nao sei direito algumas coisas e uma delas é como posso saber que a galinha está choca????

    ResponderExcluir
  47. Anônimo26/3/10

    Estou com um problema em minha regiao de palmas pr, a varias pessoas se queixando com os galos indios, os sintomas mais comuns são:cabeça caida, tristeza, perda das pernas, recaida até a morte. Isso é mais comum em frangos até 6 messes de idade e não consigo resolver o problema, o que eu devo fazer.

    ResponderExcluir
  48. Shaira
    Ela devera ficar diretamente deitada no ninho este é o sinal.


    Anônimo.
    Cara, pelo jeito ai parece ser marek, não tem cura, apenas prevencao atraves de vacinação.

    ResponderExcluir
  49. shaira26/3/10

    bom qndo ela começar a ficar deitada no ninho direto ai posso devolver os ovos pra o ninho, pois estou tirando os ovos toda vez que ela colaca eu tiro, pois me disseram para tirar e so devolver os ovos qndo tiver choca. É assim mesmo?
    e desde ja agradeço a ajuda que tem dado com toda essas informações...

    ResponderExcluir
  50. Shaira.
    Sim, voce deixa apenas 1 (chamdo aqui de indês), quando ela ficar definitivamente ai você devolve os restante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  51. Anônimo26/3/10

    cara obrigado por essas dicas voce ajudou eu e meus amigo que sao o AULINHO EO JUNIN MEU NOME É CLOVES JUNIOR E NOS TEMOS DE 12 A 15 ANOS E NOS SAMOS OS MELHORES CRIADORES DE NOSSA CIDADE MAS ELA É UMA CIDADE PEQUENA SOMOS PODE APOSTA QUE NOIS VAMOS SER BOMS GALISTAS PORQUE ISSO É UMA PAIXÃO

    ResponderExcluir
  52. Anônimo27/3/10

    muito obrigado quem agradesse é cloves junior , aulinho , junin .

    ResponderExcluir
  53. shaira27/3/10

    Olha muito obrigada esse site tem ajudado muito adorei e até add em favoritos.
    qualquer duvida pergunto a vc.
    ate mais

    ResponderExcluir
  54. felipe28/3/10

    Felipe - Boa Vista-RR

    Opa!! tenho uma chacacara e tenho um ploblema serio com as aves la!
    Nos pintos ficao com os olhos inchados, e com tosse , ja os adultos ficam sem ar e perdem peso rapidamente tem animal que morre em tres dias, ja usei diversos medicametos e nada!!
    Sera q o COLIBAN pode resolver???

    Obrigado

    ResponderExcluir
  55. SE SABE ME DIZER SE FAVO OU TINHA OU BOUBA BRANCA
    E TNASMISSIVEL PRA OUTROS GALOS O tratamento pode ser feito com enxofre com óleo ou Daktarin loção, Cetaconazol, Fungol, Ácido Bórico, vaselina formolada, vaselina boricada. SE SABE ME DIZER SE
    AULGUN DESSES NEDICAMENTOS SAO PARA O ANIMAL DIGERIR , EU SEI QUE Cetaconazol E POLMADA MAS ELE ESTA PELO CORPO TODO N DA PRA PASSA.SE PUDER ME AJUDE

    ResponderExcluir
  56. Cara,
    Aqui quando acontece em aves adultas ou quase (coisa muito dificil de acontecer) eu trato com Terramicina LA injetavel.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. junior31/3/10

    por favor me ajudem sou novo na area.li todas as doenças mas me esclareçam.o meu ainda é frango indio,ele ta com, o rosto palido,nao come,bem magrinho,estava mas nao esta mais com o coco aguado meio amarelo,e so fica muado no canto.o que devo fazer?por favor?

    ResponderExcluir
  59. Anônimo31/3/10

    JOSUE JARDIN INGA GO A MEDICAO MAIS EFICAS QUE EU CONHEÇO E CETACONAZOL MEIO COMPRIMIDO 3 DIAS SEGUIDOS CURA QUALQUER TIPO DE BOBA BRANCA ABRAÇO

    ResponderExcluir
  60. vlw so to encabulado com a massa no facao dele ta inorme ja estou com medo dele morre.

    ResponderExcluir
  61. Ola amigo,gostei muito do seu site ajuda bastante em nossas duvidas de criador,mas to com uma duvida uma galinha aqui começou a secar emagrecer ficar com os olhos fundos come muito pouco,já dei terramicina LA mas ainda continua,lendo aqui achei que fosse anorexia ou peito seco, vc pode me ajudar obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Ninguen ajudo,mas acabei descobrindo o que era o caso da minha galinha tava magra sem querer comer triste dei remédio e nada peguei ela para examinar e descobri o que era, PIOLHO.o estranho que era só em uma,mas tai quem tiver com mesmo problema esse pode ser a resposta.Valeu um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  63. Lídio:
    Valeu por ter voltado no blog para comentar a sua experiencia, aqui eu faço o que posso e todos amigos leitores tambem, acontece é que as vezes à distância não é possivel identificar um problema sem testemunhar realmente e muitos (eu inclusive) ficam receosos de dar um palpite que possa no lugar de ajudar atrapalhar e piorar o quadro.

    Abração cara.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo10/4/10

    Bom Dia

    Tenho um reprodutor mt importante, ele esta com caruara, ja usei enchofre com oleo, pomada penicilina,e nao consegui curado, esta perdendo peso rapido com mt febre.
    Alguma dica??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  65. Anônimo10/4/10

    como se treina um galo para combate? eu sou criador e quero promover alguns combates
    alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  66. Anônimo11/4/10

    Aplica Multibiótico, 0,5 ml ministrando em duas doses, dia sim dia não.
    o nome do remedio é Multibiotico mesmo, caso você leia e tiver dúvida sobre a medicação . vai ai meu e-mail, podemos trocar ideias.
    pedr0_palha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. cristina viana14/4/10

    Há muitas informações úteis, porém me causou uma grade estranheza as referências a combate, ou seja, os problemas advindos do "combate!, como se isto fosse uma prática natural e não criminosa. Sinto vergonha por pertencer a uma espécie que submete outros animais a situações cruéis para lucro ou diversão.
    Também me espanta aconselhar deixar a galinha 3 ou quatro dias sem água e comida para sair do choco, você ficaria sem comer tanto tempo, ou deixaria alguém de sua espécie, sem água ou alimento, seja por que problema for?

    ResponderExcluir
  68. Olá Cristina:
    Boa noite? espero que estejas no merecido conforto de seu lar, depois de um dia stressante no trabalho. Vamos lá, estes conselhos postados aqui no blog, muitos são de minha autoria e assino em baixo quando os escrevo, mas outros tantos não são de minha autoria, eles fazem parte de criadores de aves muito antigos, tempos da minha bisavó entende? e se deu certo esse tempo todo cabe a cada um julgar a maneira que irá usar para contornar problemas em sua ciação. Observe que entre as coisas citadas existem muitas outras formas de conseguir efeitos sem precisar recorrer a metodos rudimentares. Só espero que não sejemos hipócritas em levantar calunias contra os outros sem antes, entenerdemos o verdadeiro sentido de um texto postado aqui...

    um abraço e um bom descanço, coisa que vou fazer agora descançar, boa noite e fique a vontade para comentar.

    Att,
    FCSouza

    ResponderExcluir
  69. Nada ave dexa e galinha sem agua e comida e bom pra ela ter filhotes e n ficar com febre poxa se axa maldade dexa seu filho debaixo da agua gelada pra combater a febre e maldade ou uma coisa boa em ? so acho que se n gosta de respostas assim n pergunte...(n_n)

    ResponderExcluir
  70. Anônimo27/4/10

    meu galo fico tucado e eu nao dei remedio na hora .e agora ele nao saro e fica com a cabeça torta que que eu fasso meu msn e matiascesario007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Anônimo29/4/10

    Meu galo esta roncando muito e escorrendo secreção pelo nariz dei teraamicina..
    é bom dar limão com sal??

    ResponderExcluir
  72. http://www.elanco.com.br/Elanco/Produtos/Aves/Produto/Default.aspx?id_produto=24

    Eu dei esse medicamento é bom parou um pouco as ocorrencias aqui é um pouco caro procure onde vende por partes o medicamento.

    ResponderExcluir
  73. shaira4/5/10

    Ola sou eu de novo. olha eu li todas essas doenças mas nao encontrei o que pode ter o meu pintinho.
    Bom tenho um casal da raça japonesa e a femea ja chocou os ovos, so que só sairam 2 pintinhos( tem 9 dias) e um deles está muito tristinho, as vezes nao consegue ficar um pé e ele fez coco e parece que ficou preso, eu vi e limpei com algodao e agua. bom estou dando terramicina LA, mas quero saber se tem algo a mais que eu possa fazer?
    me ajude por favor...

    ResponderExcluir
  74. shaira4/5/10

    so mais uma pergunta descobri que minhas galinha estão com piolho,quando for passar o remédio no galinheiro tenho que tirar as galinhas ou o remédio nao faz mal?
    a e gostaria de saber se o piolho pode vir a matar as gainha e pintinhos?
    desde ja agradeço.
    Ah e comentario infeliz dessa Cristina

    ResponderExcluir
  75. Boa noite.

    1ª pergunta:
    Coccidiose, salmonelose são alguns dos sintomas apresentados por este pequeno ser. O caso ai é dificil de saber sem ver ou presenciar os fatos, mas aconselho que antes da proxima chocada dessa galinha voccê "desvermine" ela e o galo ( aqui usamos Proverm um pozinho infalivel nestes casos ). E se possivel mude o lugar do ninho e das instalações que usará para criar os pintos.

    2ª pergunta:
    Não se faz necessário remover as aves do local de aplicação, simplesmente porque, o remedio é para ser aplicado tambem nas aves ok?

    Abraços e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  76. shaira5/5/10

    bom esse remédio Proverm posso passar tambem no pintinho?
    Olha muito obrigada...

    ResponderExcluir
  77. O proverm é um anti-helmintico de larga escala, coloca-se na água de bebida ou diretamente misturado a ração, na embalagem do pruduto existe a posologia e modo de usar.

    Segue abaixo link contendo o produto:
    http://mercado.ruralcentro.com.br/oferta/12681/proverme

    ResponderExcluir
  78. Anônimo14/5/10

    olha tenho 16 galinha caipiras melhoradas mais duas estao muito triste e estao com diarreia meia verde e branca o que é isso e o q dou estou dando vitagold me ajude por favor

    ResponderExcluir
  79. Anônimo17/5/10

    Olá Amigos! Peço ajuda para curar um galo que tenho a mais de oito anos, que eu amo muito, e que ele agora não pode mais andar, por causa de uns caroços que nasceu debaixo dos pés dele, caroços esses que pareçe com cravos que também nascem nos pés de nós humanos. Gostaria de saber se existem algum tipo de remédio par ele.Meu galo se chama Quinquinho, e aqui em casa todos está sofrendo pois amamos como se fosse um filho. Aqui está o meu Email ( roberto-multsevicos@hotmail.com ) para alguém entrar em contato, que possa nos ajudar... Abraços para todos.

    ResponderExcluir
  80. Anônimo25/5/10

    muito útil sua ajuda...estou grata

    ResponderExcluir
  81. Anônimo26/5/10

    Olá ,gostaria que me ajudasse: Algumas de minhas galinhas estão mancando , ficam sempre quietas e tristes , o que devo ,me oriente por favor .

    ResponderExcluir
  82. Jeferson29/5/10

    OLá, tenho um casal( galo e galinha) de estimação, a um tempo a galinha apareceu com serto machucado por debaixo das asas..e agora ela não bota mais, esta triste, fica dormindo em pé a todo instante.. Oq será q acontece com ela, existe algum remedio pra isso? Obrigado!!
    JEferson

    ResponderExcluir
  83. Anônimo31/5/10

    ola,gostaria que voce me ajudasse com o meu frango que esta com manchas brancas na crista e debaixo do bico o que posso fazer,me ajude por favor

    ResponderExcluir
  84. Ola, comprei um galo desses de granja inicialmente para matar e fazer uma galaiada, mas aconteceu das crianças não permitirem a morte do bichinho e todos aqui em casa pegamos carinho com o galo ki hj tem até nome. quando ele veio sempre roncou, nunca conseguiu cantar como os outros galos, mas sempre foi ativo, principalmente para comer. Ultimamente tenho notado ele muito triste, não anda mais, não canta, não come e raramente bebe agua, suas cristas e aquele pedacinho embaixo do pescoço estão arroxeados. O que ele pode ter?? e como posso trata-lo? Obrigado e parabéns pélo site!

    ResponderExcluir
  85. Anônimo3/6/10

    poem ele pra brigar

    ResponderExcluir
  86. Shaira9/6/10

    ola sou eu de novo, tava demorando pra eu vir fazer alguma pergunta ne?
    Olha mais uma galinha minha chocou, mas dessa vez tomei alguns dos cuidados que vc me falou, dei pro verme mudei ela de lugar to mantendo a medida do posivel tudo limpo.
    Bom nasceram 12 pintinhos tem 2 dias, bom comprei BIOVET, que previne a doença NEWCASTLE, vou aplicar qndo eles tiverem 7 dias, mas gostaria de saber se tem mais algum outro remedio que tem que aplicar enquanto eles estao novinhos pra previnir outros tipos de doenças?????
    OBRIGADA ADORO O SEU SITE

    ResponderExcluir
  87. shaira9/6/10

    Bom outro problema que nao consegui resolver são os piolhos, como agora estou com esses pintinhos gostaria de saber se posso passar Buttox na proporção de 2 ml para cada 1 litro de água no galinheiro todo inclusive aonde está os pintinhos gostaria de saber se nao vai fazer mal.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  88. shaira10/6/10

    Ola o q houve? esta sem tempo pra responder...
    bom espero que logo possa voltar a responder ao pessoal, eu entendo ta!! isso nao é uma critica pois sei que concerteza esta com muito trabalho...
    abraços...

    ResponderExcluir
  89. Galera.
    Estou com muita dificudade de responder a todos. Muito ocupado mesmo. Mas continuem postando pois algum amigo pode vir aqui responder as duvidas de voces.

    Estou em fase de comclusao do nosso forum para discutirmos assuntos com respeito a criação de aves. Logo logo estarei postando o endereço para voces.

    Abraços e agredaço as visitas e a cooperação de todos.

    ResponderExcluir
  90. shaira13/6/10

    Bom outra galinha minha chocou, dessa vez fiz tudo certo, coloquei ela separada das outra, mantenho tudo limpo, bom nasceram 12 pintinhos, eu com o remedio BIOVET que previne a doença de NEWCASTLE, gostaria de saber se existe outras doenças que tenho que previnir enquanto estao pequenos????
    obrigada

    ResponderExcluir
  91. shaira13/6/10

    Outra coisa para piolho tem que pulverizar 0,2 ml para 1l de agua de buttox, mas pode passar aonde os pintinhos estao ou eles sao muito novos pra esse remedio????

    ResponderExcluir
  92. Anônimo17/6/10

    Acho que vocês deveriam colocar um canal online para tiramos dúvidas sobre galos e galinhas combatentes.

    ResponderExcluir
  93. ARLEM17/6/10

    Pq não pode dá alface ao Galo de combate?arlemcarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. ARLEM SOUSA17/6/10

    Boa tarde!

    Meu frango está com um dos olhos espumando, o que fazer?

    ResponderExcluir
  95. GENTE POR FAVOR VISITEM O LINK ABAIXO LÁ PODEM FAZER SUAS PERGUNTAS APOS SE REGISTRAREM

    http://fabiocs.web275.uni5.net/forum/

    FORUM DICAS GALISTICAS

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. ARLEM SOUSA18/6/10

    Para FCSouza,

    Eu me associei no seu Forum. Mas, achei muito complexo para manusear, muito dificil. Gostei muito da sua iniciativa, criatividade. Só falta encher de informações.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo18/6/10

    Gente muitas das vezes quando o animal estiver meio triste cara meio q palida ou até mesmo meio roxiada antes de qualquer remedio peguem o animal e deem uma boa olhada se ele ñ esta com piolha ou aquele maior q aqui no Rj chamamos de piolhão pois ja perdi alguns animais por esse mesmo problema,tentando outras alternativas quando na verdade era somente um simples parasita

    ResponderExcluir
  99. Anônimo22/6/10

    Sobre fazer galinha largar do choco,não se deve deixá-la sem água e nem comida, e sim banhá-la e colocá-la uunto de outras galinhas. Em dois ou tres dias ela deixará o choco.

    obrigada

    ResponderExcluir
  100. OLA TUDO BEM TENHO UMA CRIAÇÃO DE FRANGO CAIPIRA DE CORTE EAS VEZES TENHO ALGUM PROBLEMAS COM ESTAS DOENÇAS E ALGUNS SINTOMAS SÃO IGUAIS EM DIVERSAS DOENÇAS COMO FAÇO ´PARA ADIQUIRIR O COLIBAN Oral
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  101. celso xavier28/6/10

    boa noite sou criador de galo indio ñ faço combate tenho varias raças sendo elas bélissima,mandaguaçu bode, puva, prata e estou com um problema alguns dias tive dificuldade com bouba branca consegui acabar com a doença mas agora um de meus galos q esta em cocheira esta com problema nos olhos eles ficam espumando limpo aplico colirio mas no outro dia tudo de novo oq faço por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  102. Anônimo29/6/10

    Olá Amigos! Peço ajuda para curar um galo que tenho a mais de oito anos, que eu amo muito, e que ele agora não pode mais andar, por causa de uns caroços que nasceu debaixo dos pés dele, caroços esses que pareçe com cravos que também nascem nos pés de nós humanos. Gostaria de saber se existem algum tipo de remédio par ele.Meu galo se chama Quinquinho, e aqui em casa todos está sofrendo pois amamos como se fosse um filho. Aqui está o meu Email ( roberto-multsevicos@hotmail.com ) para alguém entrar em contato, que possa nos ajudar... Abraços para todos

    ResponderExcluir
  103. Dicas de Galistas:Sebo Quente,Iodo,Oléo Queimado.Passa nos Cravos.

    ResponderExcluir
  104. celso xavier.
    pingar 3 gotas de iodo em 2 ml de água e misturar. Em seguida com a ajuda de um conta-gotas instilar nos olhos da ave.
    Ou limão.

    ResponderExcluir
  105. ARLEM SOUSA30/6/10

    Por favor me ajudem!

    Tenho um frango que está caindo das pernas, fica mais deitado do que em pé. Mas, à alimentação que lhe dou é formada por vários grãos.
    O que deve ser e o que fazer?

    ResponderExcluir
  106. Vocês também podem continuar a postar aqui ou cadastrar-sem no nosso fórum que esta mais organizado por finalidades

    segue endereço:
    http://fabiocs.web275.uni5.net/forum/

    ResponderExcluir
  107. ARLEM SOUSA

    Ele ta preso ou solto?

    De Vitaminas a ele,Potenay b12 injetavel.

    ResponderExcluir
  108. Anônimo6/7/10

    Celso Xavier

    Boa noite! Sou ARLEM SOUSA

    Sofri essa mesma experiência de olhos espumando. Depois de muitos estudos descobrir que se trata de uma espécie de verme que dá nos olhos e que cuida com pingos de iodo diretamente nos olhos. Pinga 3 gotas de iodo em 2 ml de água. Valeu? Espero ter ajudado.
    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  109. Anônimo7/7/10

    Boa noite, Lidio.

    Eu já tinha dado Potenay e ADE ao frango. Mas, resolvi leva-lho para um sítio de um amigo e, descobri que ele estava daquela forma por ficar em um espaço de mais ou menos 1M 1/2 quadrado. Ele agora está bastante arisco. Valeu, pelo sua atenção.
    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  110. Anônimo7/7/10

    Amigos, acho que vocês estão participando muito pouco com sugestões e dicas.

    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  111. ARLEM SOUSA
    Por nada estamos ai para ajudar uns aos outros até mais.

    ResponderExcluir
  112. Anônimo15/7/10

    Bom dia, tem uns frangos, e faz uns quatro dias que um deles não consegui ficar em pé. Come e bebe normal, aparecia não esta de doente, so não consegue fiacr em pé. Me ajude a resolver isso, qual o remedio que devo dar a esse frango.

    ResponderExcluir
  113. FC.
    O Medicamento Coliban Oral ainda existe? onde eu o encontro?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  114. Rapaz, sinceramente não consegui mais encontrar.
    Mas ainda deve existir sim.

    ResponderExcluir
  115. Quem pode mi ajudar por favor mi responda minha galinha de rassa paresse q esta com ovo mas n coloca ta gorda a trasera dela ta inxada como se fosse colocar pia como quisesse colocar mi diserao q ela esta com a overa virada auguem sabe oque e isso ?

    ResponderExcluir
  116. Anônimo19/7/10

    Quem pode mi ajudar por favor mi responda minha galinha de rassa paresse q esta com ovo mas n coloca ta gorda a trasera dela ta inxada como se fosse colocar pia como quisesse colocar mi diserao q ela esta com a overa virada auguem sabe oque e isso ?

    ResponderExcluir
  117. Tenho um galo que começou a aparece manchas escuras pela crista, barbela, por toda a cabeça. Agora as manchas estão maiores tomando quase toda a crista. Parecem queimaduras mas suspeito que sejam fungos.

    Alguem poderia me ajudar?

    Grato

    ResponderExcluir
  118. Amigo, bom dia
    Está parecendo pelos sintomas ser boba. existem dois medicamentos que usamos aqui para tratar

    1º Tuya Aviaria
    2º Terramicina LA

    caso queira discutir o assunto visite nosso fórum se cadastre e discuta conosco.
    o link está no topo da pagina no menu lá em cima.

    abraços...

    ResponderExcluir
  119. Bom dia

    Meu galo de briga morreu deu um tipo de massa vermelha e quente no topo do facao dele eu acho q era um tumor mesmo depois de morto ela continuou quente e vermelha e elem disso ele ficou roxo caro fc voce sabe se essa doença e transmitida pelo ar pelas vesses do animal porq eu comprei um galo branco muito bom e n quero q ele morra.

    ResponderExcluir
  120. Não é transmissivel não, isso é um tipo de calo que o galo cria no facão por dormir no chão ou ter batido o peito no chão em algum tombo.
    Este ferimento não foi tratado ou percebido em tempo e se tornou numa infecção. Pode ficar tranquilo isso não pega.

    Visite nosso forum ( no topo dessa pagina está o link ) e se cadastre para discutirmos a respeito amigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  121. Anônimo21/7/10

    Boa noite, Narutokum.

    Referente a sua galinha está com overo virado, corresponde ao ovo virar dentro do overo, fica em forma horizontal, dificultando a saida do mesmo. A solução é pegar a galinha apenas por uma das pernas de cabeça para baixo e fazer ela ficar se batendo coma as asas. É BATATA.
    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  122. HA entao foi isso ele dormia no galinhero mas n tinha pulero que coisa xata. meu galo novo branco do dia pra noite aparesseu com o olho fexado ai fui ver tava com tipo como se ele tivesse levado uma porrada mas ele n brigo mas n ta sego so ta enxado levei mo susto. FC souza ja mi gadastrei no seu forum so n sei mexe muito mas ta ok ha muito obrigada na questao da GALINHA COM A OVERA VIRADA VO TENTA.seu site e muito bom mesmo ja procurei outro e esse e o melhor de todos valeu manow.

    ResponderExcluir
  123. Anônimo30/7/10

    Tenho em meu planteu, um animal que apos um treino, esta sentindo muito uma asa, impossibilitando o seu movimento, quando ele vai cantar que bate as asas uma n se movimenta direito, na regiao do encontro das asas. . ja apliquei terramicina l\a, riflaldin humano, massageei com calminex e ainda esta do mesmo geito, queria uma ajuda. grato. Cocheira Dazinho / Indiaroba-SE

    ResponderExcluir
  124. Anônimo11/8/10

    Olá, estou com um sério problema na minha chácara, crio galos de rinha, não para rinhar, mas por hoby. O problema é que dos ultimos 50 ovos que eu coloquei para chocar, não nasceu nenhum pinto.Os ovos estavam galados, frescos, reprodutores não são velhos... Então se alguém pode me ajudar...Já tentei de tudo, nunca tinha visto isso antes. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  125. Pode ter acontecido diversas coisas, nesse periodo de chuvas é meio complicado mesmo tirar.

    tente em setembro.

    abraços.

    ResponderExcluir
  126. celso13/8/10

    muito obrigado arlen. gostaria de saber quem tem galos da raça espanhola ou cubana para vender ou trocar pois tenho otimas raças tbem desde já muito obrigado .

    ResponderExcluir
  127. celso14/8/10

    estou com um problema tive a pouco tempo uma comtaminaçao de bouba branca que foi dificil de acabar agora um de meus galos q teve a bouba esta perdendo o canto ele esta ficando com o canto fraco fino quase naum sai o canto oque devo fazer desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  128. OLá amigos, tenho uma galinha de estimação , a tempos ela não come, esta tristinha e muito magra..esta quase morrendo...Oque será que ela tem? Existe algum medicamento? Ja dei pra ela tomar vitagold mas não adiantou..Fico no aguardo de respostas..Obrigado

    ResponderExcluir
  129. Anônimo24/8/10

    Oi, Boa noite JJFSON !
    Vc já vermifugou essa galinha? Se a resposta for sim, tente dá Terramicina L/A. Pois, ela serve pra vários tipos de enfermidades.

    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  130. Anônimo26/8/10

    caro fc o forum n abre mas n sei se o problema e aki da esse erro como se o forum n exestisse vc vexo o forum?

    Not Found

    The requested URL /forum/ was not found on this server.

    Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

    ResponderExcluir
  131. Tive alguns problemas com o forum mas logo ele estara de volta.
    em um outro servidor.

    ResponderExcluir
  132. rapa se me da uma dica ai mnha galinha ta colocando muito ovos e quero q ela entre logo no choco tem algum modo de faser ela entra ela ja pos 15 ovos ela pia se incha toda cando vai pega ela e n esta mas deixando o galo pega ela mas ela n entra no choco continua colocando ja to com medo dos ovos estragaremse souber de algum modo me avisa ai!

    ResponderExcluir
  133. Anônimo29/8/10

    Boa noite caro amigos,
    Pra quem mora em salvador-BA

    Tenho um frango de sete meses e gostaria de bater para vê se presta. Tem algum ai ? Se tiver vamos marcar?

    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  134. Anônimo30/8/10

    Fico orgulhoso de saber que podemos contar com informações seguras,e muito úteis na criação galística.

    ResponderExcluir
  135. Jumior3/9/10

    Pessoal, em minha casa estou perdendo todos pintinhos, sem explicação. ja dei terramicina. não tem caroço, não tenho ideia de como explicar. mas eles ficam triste e caem as asas, e com tempo morre. por final minhas galinhas deu gogo.. quem pode me ajudar. ?

    ResponderExcluir
  136. Anônimo6/9/10

    meus pintinhos assim que nasciam eram colocados no viveiro, e apezar de cobrir com lona durante a noite e deixar sempre uma lâmpada acesa, mesmo assim eles morriam, da última vez colocou cinquenta dentro de um maleiro velho de gurda-roupa e coloquei dentro de casa para não receberem vento. Estão com um Mês e até agora não adoeceu nenhum.Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  137. Boa cara,
    Nessa idade é mesmo muito facil as aves adoecerem, qualquer corrente de ar mais forte os entristece.

    valeu a dica

    ResponderExcluir
  138. minha filha cuida de dois pintinhos há um mês e meio. Moramos em apartamento eeles ficam dentro de uma caixa. Comem canjiquinha moída. Ficam limpinhos e bebem agua.

    Um deles paree que está ficando deformado, com o lado direito do peito estufado e está andando umpouco torto. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  139. leandro galista11/9/10

    VOCES REAL MENTE SÃO OS MELHORES
    VOCES TEM MUITO CONHECIMENTO
    VOCES SÃO VERDADEIROS GALISTAS

    VLW

    ResponderExcluir
  140. fc zouza falta 3 dias pros pintinhos da minha galinha masce ta ventando muito tem alguma dica pra eu n perde os meus...

    ResponderExcluir
  141. Minhas galinhas estão ficando com o pescoço caído e 4 já morreram Que faço??? Antes que morram todas, até o galo já está assim. Urgente!!! Por favor....

    ResponderExcluir
  142. Helenice29/9/10

    Foi de grande valia as dicas recebidas aqui
    Estou com um problema com o meu galo e agora já sei como proceder.

    ResponderExcluir
  143. Anônimo9/10/10

    meus pintinhos de galinha caipira estao com quase um mes e começarao a cair as asinhas estao mais fracos descaidos gostaria de ajuda para trata los antes que morrao eles estao no galinheiro fechados obrigada.

    ResponderExcluir
  144. Amigo
    veja este link.
    http://galistas.blogspot.com/2007/10/alimantao-dos-pintinhos.html

    Basta clicar ali em pesquisar que existe muita coisa postada aqui no blog sobre varios problemas, inclusive esse seu ai.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  145. bem os pintinhos masceram apenas 4 1 morreu afogado mas tudo bem tem um otrosinho ta fraco eo olinho dele aparesse colado os 2 dai ele n si alimenta auguem ai pode me ajudar n sei oke faser eles tao numa caixar na lanpada comendo so cresimento dia e noit mas ele ta case ino pro ceu alguem souber como tratar disso me avisi mas rapido possivel obriga pela sua atensao.

    ResponderExcluir
  146. dexa pra la jente ele morreu hoje de manha obj pela oportunidade descupa pelos erros de portugues ai>.

    ResponderExcluir
  147. Anônimo31/10/10

    estou com um galo que está tucado,não tratei dele no dia da briga,se eu der o medicamento a ele que vc indicou,ele recuperaria?

    ResponderExcluir
  148. Anônimo3/11/10

    ola fc souza! alguem pode me ajudar??? eu tenho um frango indio e queria uma dica pra ele se desenvolver mais rapido e ganhar massa corporal!!! desde jah agradeço!

    ResponderExcluir
  149. o pe do meu galo ta tipo descacando,e o juelho dele apareceu um buraco cheio de pus que da pra ver o osso ele no abaixar mais esse pe e o ferimento no sara como eu faço pra cura?posta a pra im a solução se não enviar pro meu email alexkbckm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  150. Anônimo8/11/10

    Meu galo está com bolhas nos pes e tambem no peito cheia de secreção. Alguem pode me ajudar ou me informar o que pode ser?

    ResponderExcluir
  151. Anônimo9/11/10

    gostaria de saber qual é o nome da doença que da um caroço no olho de galo e galinha, e o que causa,se for possivel me digue o que usar.
    desde ja agradeço e espero resposta, e parábens pelo blog

    ResponderExcluir
  152. Anônimo10/11/10

    qual remedio e usado como doping durante a brira

    ResponderExcluir
  153. Anônimo12/11/10

    valmir ivaipora tenhu um galo cruzando com o pé inchado derepente saiu um bola no dedo do pé dele muito grande e ele ta emagrecendo

    ResponderExcluir
  154. Anônimo18/11/10

    E ABRANQUINHA O QUE PASSAR

    ResponderExcluir
  155. Anônimo19/11/10

    tenho 4 pintinho todos estao mancando que faco? dois ja estao sem andar.

    ResponderExcluir
  156. Anônimo19/11/10

    para galinhar chocar basta tirar o galo dela

    ResponderExcluir
  157. Anônimo19/11/10

    para quem quiser saber como tirar pintos machos,basta uma balança de precisao,os ovos machos,geralmente sao mais pesados...ok

    ResponderExcluir
  158. Anônimo19/11/10

    outra forma de se perceber se os pintinhos estao com verme,observe suas canelas elas emagrecem,os olhos ficam sonolentos,seu papo geralmente fica mole,ou muito duro rececado,da a impressao que estao com frio,a coloraçao palida,o proverme e o melhor remedio,doses devem ser adminstradas 3 dias seguidos,evite expo-los a terra,mas a maior prevençao seria dosa-los com frequencia todo mes,isso evita doenças,e tambm nunca trata-los com comida no chao,manter o coxo limpo e higienizado,as baixar serao zero..........

    ResponderExcluir
  159. Anônimo19/11/10

    para boba de caroço e simples passe limao com bicarbonato

    ResponderExcluir
  160. Anônimo19/11/10

    vou dar uma boa dica fui tratador durante muitos anos e observei que para um bom trato,nao existe uma forma,mas o segredo maior e conhecer o galo,observar a criação sempre,e saber que cada animal deve ser tratado conforme seu bitipo.....e boa sorte

    ResponderExcluir
  161. Anônimo15/12/10

    eiii
    tenho 4 frangos,um pegou bouba mas ja esta curado
    agora tem um que esta com a boca chio de pastas aamarelas,elas estao tampando o ceu da boca e a garganta,a lingua ficou cheio desta pasta em baixo,ele nao come nem bebe agua
    o ke eu faco?

    ResponderExcluir
  162. Anônimo3/1/11

    Sr. FC Souza, me chamo Angela estou criando galo índio gigante e tive um problema que nunca vi em galos normais.Meu galo estava muito bem, de repente ficou fraco teve uma forte gripe e dei-lhe Tormicina LA ele ficou bom da gripe mas após isso ficou com tremedeira nas patas e não consegue andar direito as patas tremem muito, já admisnistrei calcio e citaminas , ele teve uma pequena melhora mas não anda, só fica agachado, aparentemente está saudável e se alimenta bem. O que devo fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo8/1/11

    FC VE SE ENTRA NO BLOGS

    ME AJUDA AI MEUS FRAGUINHOS PINTINHOS ESTAO FICANDO FRACOS DE ASSAS CAIDAS E DEPOIS MORREM MESMO VASINADOS ELLES ESTAO FICANDO ASSIM!!!

    ResponderExcluir
  164. Edvaldo20/1/11

    Bom dia FC,
    Quanto tempo leva do inicio do choco ao nascimento dos pintos? Pois já fazem 30 dias que minha galinha tá chocando e ainda não casceu nada.
    Abraço,
    Edvaldo

    ResponderExcluir
  165. Bom dia!
    cara, são 21 dias normalmente...

    Mas voce pode deixar + 3 dias e se nao sair nada dispinsa os ovos estão goros!

    Abraços

    ResponderExcluir
  166. Edvaldo21/1/11

    Quando eu cheguei em casa ontem,começaram a nascer.
    Obrigado pela informação.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  167. Anônimo21/1/11

    apos a classificação de uns frangos meus duas semana depois notei um calo no começo do osso do peito dele creio que foi por causa de uma batocada do outros não esta inflamado esta seco porem o frango dorme no chão em cima de pó de serra não acho que esse seja oi motivo daquele "calo" o que eu faço pra sumir aquilo esta me incomodado e eu gosto muito daquele frango operar seria a ultima opção pois nunca vi calo ali você pode me indicar algo e como eu devo ministrar o top line na ração pois ele e liquido posso misturar na agua e depois por na ração ?para ficar uniforme?

    ResponderExcluir
  168. Anônimo23/1/11

    meu Galo esta com um carroço no pé esta com dificuldade de andar, e a crista dele esta ficando vermelha claro, observei o papo dele e esta crescendo também. O que faço?? este galo é de estimação do meu filho, e ele esta muito triste vendo do seu galo sofrer, me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  169. Anônimo23/1/11

    o meu galo esta com um carroço no pé e a crista esta ficando vermelho claro o que eu faço??

    ResponderExcluir
  170. Anônimo1/2/11

    me ajudem, meu franginho ta doente, sem apetite, amoado, e nao bebe nada, to com medo dele morrer, por favor, me respondam urgente, o que eu dou ele?

    ResponderExcluir
  171. Anônimo2/2/11

    O que fazer quado a galinha virar o oveiro?

    ResponderExcluir
  172. Anônimo7/2/11

    oi, será q vc poderia me dar uma ajuda?? tenho um galo e ele de um dia para o outro não se levanta mais. dá a impressão q ele não aguenta o peso dele. deveria sacrificá-lo??

    ResponderExcluir
  173. Anônimo19/2/11

    olha eu estou com o meu galo de 8 brigas com o pe inchado a causa foi que ele levou uma pancada

    ResponderExcluir
  174. Edilberto Fernandes2/3/11

    Para bouba o melhor é vacinar, porém os já atacados aplique um 1 ml de leite puro, no peito, duas aplicações são o bastante

    ResponderExcluir
  175. Anônimo2/3/11

    Estou com deversos com ronqueira, já apliquei diversos tipo de antibiótico(Gogal,Terramicina LA Neoplex,Tormicina LA, Trissulfim, etc) e não cura.
    Também ja vermifugue e nada de recuperação.

    ResponderExcluir
  176. Anônimo7/3/11

    paixao de galista não é ver apenas briga de galo, é apreciar a batida, é mecher de mao, operar ,tosar fazer parelha,causar a ave, e ver o fruto do seu trabalho.
    dois combatentes treinados que batem na souta ,presa onde pega é asa,costa,pescoço,bate na travesa,tuca, galo boa de se ver brigar ganha sem banhar.
    Cada criador com o seu: é puva ,caboco,taquiri chocolate, banquiva, escorpião ,barbudo, topete diplomata, malaia ,bode, polaco .
    Isso é paixao cada um ciuda do seu e respeita o adiversario pois e rivalidade fica no tambor,pois fora é paz e amor.

    ResponderExcluir
  177. Branco Jr9/3/11

    FCSouza, gostaria que me ajudasse.
    Tinha uma criação de dez pintos com 20 dias. De uns dias pra cá eles começaram a espirrar, tossir, e com muita coriza e secreção(catarro). Já morreram dois e estou tratando com Terramicina em pó e vitagold na água à 7 dias, mas ainda estão doentes. O que devo fazer?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  178. Olá amigo voce pode acessar o nosso novo fórum e postar sua dúvida atraves do seguinte endereço.

    http://dicasgalisticas.forumeiros.com/login

    ResponderExcluir
  179. Anônimo18/3/11

    minhas galinhas estão todas dando doenças nas pernas.atrofiando os pes.vc pode mim responder qual doença é essa e qual remedio pode curar?

    ResponderExcluir
  180. tenho algumas galinhas karijo, não sei se escreve assim; mas observei que uma esta delas esta com uma massa no peito, não tem penas e esta quente o local. que doença pode ser?? vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  181. charley_xp@yahoo.com.br2/4/11

    ola amigo espero que mim ajude o meu galo nao esta fazendo a digestão dos alimentos principalmente de milho quase sempre presente nas fezes o que posso fazer!!!

    ResponderExcluir
  182. Anônimo7/4/11

    MINHAS GALINHAS ESTÃO MORRENDO,OS SINTOMAS SÃO GUANDO PEGO E PONHO DE CABEÇA PARA BAIXO SAI UMA GOSMA, FALTA DE APETITE,FICA ARRIADA, E EM DOIS DIAS MORRE, JA MORREU PINTOS, GALOS, GALINHAS, PATOS,MARRECOS E GANSO.SE PODER ME AJUDE, DESDE DE JA OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  183. Bom dia, FCSouza, estou com um serio problema aqui em casa, já perdi 3 Galos, e não como resolver. Todos eles estavam com o mesmo sintoma, ficam tristes, ficam com o pescoço encolhido, as penas ficam feias, algumas caem (até pensei que e a epoca de troca de penas), tem uma certa dificuldade de locomoção, isso quando correm, não mostram palidez sua crista e barbela e bem vermelha. Isso ocorre somente nos galos. Sempre coloco vermifugo na agua. No ultimo galo apliquei terramicina injetavel, mas não adiantou. Agora estou com o 4º reprodutor com esse problema. Desde já agradeço sua atenção!!!
    Siloé....

    ResponderExcluir
  184. Anônimo23/4/11

    prezados colegas,sou criador de aves exoticas,ouço falar muito sobre o medicamento coliban,nao consigo encontra-lo,peço encarecidamente orientaçoes onde adquirir o referido medicamento-meu email carlosdutra77@yahoo.com-celular 035-99472544,desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  185. Anônimo23/4/11

    prezados colegas,estou procurando o medicamento,colibam,ouço comentarios que o referido remedio e muito bom, nao consigo encontra-lo gostaria que alguem me-ajude a encontrar o medicamento(coliban) meu email carlosdutra77@yahoo.com-035-99472544,atte.carlodutra.

    ResponderExcluir
  186. Anônimo5/5/11

    Ótima matéria de fácil leitura e entendimento, com uma boa observação diaria das aves temos como notar alguma anomalia e comparar os sintomas observados juntos e compara-los com a relação de doenças citadas para identifica-las e iniciar o tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  187. Anônimo5/5/11

    Em 1º lugar, quero parabenizá-lo por este site e dizer que ele tem sido de grande valia p criadores e leigos no assunto... Aproveito tbm para pedir ajuda para minha galinha. Tenho uma galinha de pescoço pelado de estimação. Ganhei ainda pintinho... O problema é q derrepente ela q era tão ativa, parou de comer e beber água e só quer dormir. Comecei a dar hj vita gold potenciado, que me ensinaram... Mas não se tá dando jeito. Eu não sei o que dar pra ela e nem onde comprar... Por favor me ajude. Eu a amo muito!

    ResponderExcluir
  188. Anônimo5/5/11

    Em 1º lugar, quero parabenizá-lo por este site e dizer que ele tem sido de grande valia p criadores e leigos no assunto... Aproveito tbm para pedir ajuda para minha galinha. Tenho uma galinha de pescoço pelado de estimação, que crio dentro de casa. Ganhei ainda pintinho... O problema é q derrepente ela q era tão ativa, parou de comer e beber água e só quer dormir. Comecei a dar hj vita gold potenciado, que me ensinaram... Mas não sei se tá dando jeito. Eu não sei o que dar pra ela e nem onde comprar ( Posso comprar estes antibióticos em farmácia normal). Por favor me ajude. Eu a amo muito!

    ResponderExcluir
  189. meu galo deu pequeno furo debaixo do ovido e por causa disso ele nao come nem bebe agua anda co as asas caidas cabeca baixa o qe pode cer?vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  190. Anônimo11/5/11

    meu galo a pouco tempo apresentou um grande problema quando ele se estressa ele fica muito cansado e ñ respira bem fica roncando e fica roxo sem ar

    ResponderExcluir
  191. TIRA A MASSA.. SO CORTAR COM UM ESTILETE

    ResponderExcluir
  192. Anônimo15/6/11

    roze pege agua morna e coloce emsima e nela ferrodeque antes de corta com uma jilete .........oriemtaçaõ de jhone ,salgado sergipe

    ResponderExcluir
  193. juliana15/6/11

    ADOREI O SITE...MEUS PINTINHOS E CARNIZE ESTÃO COM OS OLHOS MUITO INCHADOS E LACRIMEJANDO NÃO SEI OQUE FAZER POIS NÃO TEMOS VETERINARIO PARA AVES POR AQUI.E QUANDO COMEÇOU ERA UM HOJE SÃO CINCO.

    ResponderExcluir
  194. tenho um galo que quando eu solto come terra isso é verme
    ja dei proverme e ripercol mas não resolveu
    agadeço

    ResponderExcluir
  195. o fato do seu galo comer terra ñ influi q ele esteja doente de verme, tem vezes q é verme mais vc tme q notar o desempenho do seu galo o jeito dele se ele está na saude se o peso está normal, pq todas as aves comem terra até os passaros comem terra, mais para previnir o verme ou para finalizar te indico dar pelo menos 3 vezes na semana um dente de alho a sua ave...

    ResponderExcluir
  196. Anônimo24/6/11

    alquem pode me ajudar? estou começando agora, eu queria saber algum remedio contra emorragia q eu possa dar antes da briga.

    ResponderExcluir
  197. Anônimo29/6/11

    Boa noite Meu galo estava com a saude otima no dia 27/06/ no dia seguinte o galo estava deitado no galinheiro nem conseguia se levanta sem força nas patas sem força nas asas antes de isso acontecer eu estrai uma unha e no dia 27 coloquei ele pra comer mato na rua
    quando foi hoje que fui ver agora o galo morreu todo duro e todo roxo com o olho aberto
    vc sabe que doença é essa e como eu poderia curar e se passa para as outras aves se existe algum remedio para imunizar as outras aves agradeço a sua atenção..
    meu Email: e sergiogigabyte@bol.com.br

    ResponderExcluir
  198. Anônimo30/6/11

    ola meu galo pegou uma doença de nome placa na garganta vi o seu comenario sobre o tratamento mas não entendi bem, poderia simplificar explicar melhor obrigado !

    Jordano Freitas .Pentecoste ce

    Email. brunofreitas62@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!