19/11/07

Doenças e problemas de nossos galos

AFTA OU PLACA SIMPLES - Pequenas placas que se formam perto da língua e garganta dos galos e que são curáveis com Baytril 5%, na dosagem de 0,5 ml durante 10 dias intercalados ou Albicon (humano). Lavar com Permenganato de Potássio na medida de 1 x 10. Também poderá ser feito um tratamento com Fornegin spray de 3 em 3 horas, Cotonax ½ comprimido durante 20 dias, e Pentacilin 2 dias - 1 dose.

ANOREXIA - Falta de apetite e emagrecimento causado por doenças ou verminoses. Podemos superar esse problema com o fornecimento à ave de Potenay B12 ou Vitagold Potenciado.

APANTOTENOSE - Doença causada pela deficiência de vitamina B3. Os sintomas são lesões de pele, pálpebras, cantos dos bicos, pernas e pés. Problemas que também poderão ser resolvidos com o fornecimento de Potenay B12 ou Vitagold potenciado.

ARISTIN OU SARNA PODAL OU CASCÃO - Crostas que se formam nas pernas. Como tratamento lavamos as partes afetadas com sabão grosso e escova dura, para remover parte da crosta. E besuntamos com uma mistura de vaselina e querosene, até acabar o problema. Acarsan loção humana. Óleo queimado.

ARRIBOFLAVINOSE - Doença causada por deficiência de vitamina B2. Os sintomas são dedos torcidos, neuromalácia e crescimento fraco. Problema que também poderá ser resolvido com Potenay B12 ou Vitagold potenciado.

ASPERGILOSE - Causa problemas no sistema respiratório dos pintos apresentando ruídos na traquéia, respiração acelerada e difícil, olhos inflamados, sede, asas caídas, febre, sonolência, fraqueza, falta de apetite, perda de peso. Não existe tratamento. Pode-se tentar a Bisolvomycina injetável, que é um excelente antibiótico.

BOQUEIRA - Calosidade formada na junção dos bicos. O tratamento é limpar o local e pincelar com Iodo Metalóide(25g de iodo para 100ml de álcool) diariamente até a cura. Rifocina spray.

BOUBA OU EPITELIOMA CONTAGIOSO - Aparecimento de caroços que se espalham pela cabeça e às vezes pelo corpo da ave. Há diversos tratamentos: aplicar Terramicina LA e pincelar os caroços com uma pomada de banha e sal, vaselina fenicada a 2% ou solução de glicerina iodada, ou mesmo cauterizar os caroços com ferro em brasa.
Oferecer diariamente pela manhã, 6 grãos de pimenta do reino, até que os caroços da bouba sequem e caiam. Tempero pronto(alho e sal). Pimenta moída na ração. Poupa de tomate com sal. Porém a melhor maneira de ficarmos livres desses problemas é vacinar as aves.

BRONQUITE INFECCIOSA OU LARINGOTRAQUEÍTE - Doença respiratória que ataca pintos até 2 meses. Apresenta tosse, ronco, corrimento nasal, dificuldade de respirar, olhos lacrimejantes, rosto inchado. O tratamento consiste na aplicação de antibióticos como Bisolvomycina, Terramicina LA, Ampitec e a complementação com vitamina A para uma recuperação mais rápida. Pentabiótico reforçado. Ampicilina sódica. Aminofilina.

CABEÇA ABERTA - Consiste na fragilidade do couro que protege a cabeça da ave na parte superior. A solução está em uma cirurgia na qual fazemos um corte e retiramos totalmente a pele fragilizada. Em seguida fazemos o descolamento parcial da pela na região ao redor de onde fizemos a retirada, unimos cuidadosamente fechando a abertura e ponteamos cuidadosamente. Medicamos com medicamentos cicatrizantes e é só esperar que a natureza encarrega-se do resto.

CALOS - São o resultado do contato constante com o piso duro. Em alguns casos a aplicação de sebo quente resolve. Entretanto, na maioria dos casos, é necessário se fazer uma cirurgia para estirpar o calo. Corta-se em cruz, retira-se o calo e desinfeta-se com éter, iodo ou cauteriza-se. É muito importante que a ave com calos seja colocada em gaiola sem poleiro e com piso de areia macia.

CARUARA OU GOTA - Doença que ataca a articulação do joelho dos galos, principalmente, os mais velhos. Começa com uma pequena película na articulação e se não for cuidado no início torna-se grossa e inutiliza o galo.
O primeiro passo é mudar a ração retirando milho e proteína. Substituindo pôr verduras e outros cereais. Pincela-se o local com enxofre com óleo, pomada de penicilina, Bactrovet Prata.

CHOCO - Fazer uma galinha sair do estado de choco, às vezes, torna-se um problema. Existem algumas maneiras de proceder. E uma bastante eficiente é a seguinte.
Separá-la em uma pequena gaiola e mantê-la sem comida e água por uns 3 ou 4 dias. Dando-lhe banhos diários. É tiro e queda.

COCCIDIOSE OU EIMERIOSE - Parasitas que atacam o intestino principalmente dos pintos. Os sintomas são diarréia de sangue, asas caídas, penas eriçadas, anemia, perda de apetite, perda de peso e desidratação. O tratamento pode ser feito com Vetococ, Amprol, Sulquin e as vitaminas A e K.

CÓLERA OU PASTEURELOSE - Doença contagiosa de alta mortalidade. Os sintomas são: depressão, tristeza, cabeça sob as asas, sonolência, diarréia verde-amarelada, as aves não bebem e nem comem, a crista e as barbelas ficam arroxeadas, em alguns casos as barbelas, brincos, base dos pés e joelhos ficam quentes. O tratamento é à base de Vetococ, Clorantrat, Ampitec Teluricol, etc. porém, a vacina é o meio mais eficiente de livrar-se da doença.

COMPLEXO LEUCÓTICO AVIÁRIO ( Marek e Leucose ) - Doença contagiosa que pode ser transmitida até por descendência genética. Tem um índice de mortalidade em torno de 99%. Apresenta-se de diversas formas e os sintomas que antecedem ao aparecimento da doença são: a ave começa a beber água acima do normal e os grãos de alimento às vezes são expelidos inteiros nas fezes.
As diversas formas da doença são:

Forma Nervosa - paralisia de pernas, pescoço e asas.
Forma Ocular - a ave fica com o chamado olho de peixe.
Forma Aguda - empalidecimento progressivo até a morte.
Forma Visceral - a ave seca lentamente.
Forma Óssea - os ossos das asas, pescoço, pernas se deformam, ficam encaroçados.
Forma Ulcerosa - uma ferida mal cheirosa aparece no corpo, geralmente próximo ao encontro da asa aumentando em pouco tempo.
Barriga D'água - o abdome vai avolumando pouco a pouco, cheio de líquido. Há casos da ave aumentar mais de 1 kg.
Forma Diftérica - placas diftéricas aparecem na garganta da ave e não há antibiótico que debele o mal. Pode durar até 1 ano mas sempre sobrevem a morte.

Fora a vacina para a doença de Marek, que deve ser aplicada no 1o dia de vida, não há tratamento para essa doença.

CORIZA - Inflamação da mucosa, dos séptos nasais e da conjuntiva ocular. Os sintomas são: espirros, tosse, dificuldade de respirar, corrimento nasal, face inchada. O tratamento pode ser feito com Terramicina LA, Tylan, Vetococ, Ampitec, Baytril, Flotril, Iflóx etc.

CRUEIRA OU CASTANHA - Proveniente de medicação mal feita após o combate. É o acúmulo de sangue coagulado ou pus entre os tecidos. Em qualquer caso a melhor solução é a cirurgia, onde será retirado todo o processo, cauterizado com iodo. Dão-se alguns pontos sem fechar totalmente, para que a cicatrização se dê de dentro para fora.

DESINFECÇÃO - Na desinfecção da água de bebida para eliminas germes e bactérias podemos usar o Biocid, na proporção de 1 ml para 2 litros de água. Na desinfecção de gaiolas e aviários podemos usar o próprio Biocid ou Creolina.

DIFTERIA (PLACA) - É derivada da bouba. De difícil tratamento, principalmente em estado avançado. Temos várias indicações de cura que são: injeções intramusculares de Urotropina a 25%. Pincelar com uma mistura de Iodo e Glicerina. Pincelar com Azul de Metileno. Tocar as placas com Nitrato de Prata. Tribissen, Lincospectin, Própolis, querosene, Penicilina+estreptomicina injetado na cabeça. 1 grama de sulfato de cobre em ½ litro de água e dar a ave por 5 dias. Benzetacil injetável. Keflex ou Cefalexina. Ganadol pomada. Tetrex comprimidos. Violeta Genciana.

DRC - DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA - Doença respiratória que ataca o sistema respiratório superior e inferior, inclusive os sacos aéreos. Os sintomas são: tosse, espirros, dificuldade de respirar, corrimento nasal, cara inchada, perda de apetite, perda de peso, enfraquecimento e diarréia. O tratamento é feito com Terramicina LA, Ampitec, Estreptomicina, Tylan, Pulmodiazin, etc.

EMPAPAR - Retenção de alimento no papo, por doença ou outro motivo qualquer. Pode ser resolvido com: Sonrisal, Coca-cola, Cebola picada, Lacto-purga.

ENCEFALOMIELITE - Afeta o sistema nervoso dos pintos. Os sintomas são: expressão dura, opaca e sem vida no olhar. Incoordenação dos movimentos das pernas e das asas. A ave senta-se sobre os joelhos, cambaleia e não consegue mover-se. Tremores na cabeça, pescoço e corpo. Não come, nem bebe. Perde ou enfraquece a voz. Não existe tratamento, apenas prevenção pela vacinação.

ENTERITE ( E.Coli ) - Inflamação do intestino. Os sintomas são: falta de apetite, tristeza, diarréia, palidez, penas eriçadas, perda de peso e má conversão alimentar(empapar). Se os sacos aéreos também forem infectados, pode haver tosse e ronqueira. O tratamento é feito com Neomicina, Ampitec, Terramicina, Penicilina, Estreptomicina.

ESPIROQUETOSE OU BORRELIOSE OU ESPIRILOSE OU NORDESTE - Doença transmitida por carrapatos. Os sintomas são: tristeza, febre, diarréia verde, perda de apetite. O tratamento é feito com Benzetacil, Ampitec, Neomaizon. E deverá ser feita a pulverização das instalações para eliminação dos carrapatos.

FAVO OU TINHA OU BOUBA BRANCA - Espécie de fungo parecido com mofo, que aparece na crista, barbelas e às vezes espalha-se pôr outras partes do corpo. O tratamento pode ser feito com enxofre com óleo ou Daktarin loção, Cetaconazol, Fungol, Ácido Bórico, vaselina formolada, vaselina boricada.

GALO RONCANDO - Tyladen aplicar 3 doses de ½ ml em dias alternados. Tormicina 100. Violeta Genciana 2 vezes ao dia. Agrovert e Flotril 10% aplicar 1 ml por 3 dias alternados, Amoxacilina.

GOGO - Doença que surge por causa de correntes de ar, mudanças de temperatura, umidade e frio excessivos. Os sintomas são olhos lacrimejando, corrimento nasal fétido, perda de apetite. Se não for cuidado se tornará crônico. O tratamento pode ser feito com Terramicina LA, Tylan.

HEMORRAGIAS - Poderão serem usados os produtos a seguir: Ipsilon comprimidos. Hemostop. Vitamina K injetável, Efederm.

HEMORRÓIDAS - Vez por outra encontramos um galo com esse problema. Como tratamento, devemos lavar o local com Permanganato de Potássio misturado a água na proporção de 1 colher de chá para 1 litro de água. Durante o tratamento a ave não deverá ser alimentada com milho, somente com pão com leite e banana com casca. Aplicar 0,5 ml de Baytril a 5% durante 5 dias alternados.

ICTERÍCIA - Não é comum. Os sintomas são: pele e tarsos amarelados excessivamente, temperatura abaixo do normal, perda do apetite em alguns casos, sensível perda de peso, músculos flácidos, a ave passa mais tempo deitada. Fácil de curar se descoberta a tempo. O tratamento começa com a suspensão do milho. Alimentar a ave com arroz com casca, aveia sem casca e triguilho, bastante verdura. O tratamento pode ser feito com purgantes salinos, como seja o sal amargo e fornecer Extrato Hepático na água de bebida. Há uma receita que consiste em tostar uma castanha de caju com casca e tudo, triturar e fazer uma papinha misturando um pouco de leite e dar ao galo em jejum.

MONILIASE - São ulcerações que se formam na mucosa digestiva. Poderá ser tratado com Pentabiótico pequeno forte. Nistatina


MUDA - É a troca natural de penas. Para apressar o início e o término da muda podemos executar o seguinte:
1 - colocarmos as aves em gaiolas às escuras por uns 10 dias.
2 - completados os 10 dias, cortamos comida e água pôr 3 ou 4 dias.
3 - completado o período voltamos a fornecer água e ração. Porém devemos enriquecer a ração com castanha e girassol.
4 - quando a muda já estiver bem avançada, começamos a banhar o galo todos os dia se colocá-lo no passeador para enxugar ao sol.

NEWCASTLE OU PNEUMECEFALITE - Vírus que propaga-se rapidamente. Os sintomas são: perda do apetite, espirros, tosse, dificuldade de respirar, paralisia parcial, tremores, torcedura do pescoço, cambalhotas para trás, caminhar em círculos. Não há tratamento eficaz, apenas prevenção pela vacinação.

OFTALMIA - Problemas de visão que podem Ter diversas causas. Sempre que for notado qualquer lacrimejamento, vermelhidão ou inflamação ocular deveremos Ter sempre um bom colírio ou pomada e fazer dela uso imediato.
Geralmente os problemas oculares são de 3 tipos:
1- Infecções : que devem ser tratadas com pomadas de antibiótico como: Biamotil, Tobrex, Ciloxan, Tetraciclina. etc.
2- Pancadas ou Perfurações : nesse caso a primeira providência deverá ser proteger a ave, principalmente do excesso de luz e usar as seguintes pomadas: Maxitrol, Tobradex, Biamotil-D, Dexafenicol, Eptezan.

O resto é com a boa capacidade de recuperação da ave.

No caso de pancada com edema de sangue no interior do olho. Efetuar, na hora, um corte ou perfuração no céu da boca do galo, do lado do olho atingido e deixar sangrar. Dipirona gotas para baixar a pressão. Hortelã. Água c/açúcar.

ONFALITE - Infeção bacteriana do umbigo dos pintos recém nascidos. O tratamento consiste na manutenção de temperatura ideal e o uso de Penicilina e Estreptomicina. O melhor meio é a prevenção com limpeza desinfeção e temperatura e umidade corretos.

OSTEOMALÁCIA - As aves apresentam-se com os ossos moles e fracos. Problema que poderá ser resolvido com Catosal, Calcifetrim.


OTITE - São inflamações de ouvido muito comum nos galos. Podemos usar o Oto-vet gotas que é fabuloso. Também tem o Panotil, Ouvidonal.

OTORRÉIA - Corrimento amarelo que se forma no ouvido das aves. Poderá ser resolvido com o uso de OTO-VET.


OVO VIRADO - Problema com que podemos nos deparar envolvendo às vezes uma reprodutora muito importante. Um purgante de óleo de rícino poderá ajudar a resolver o problema, mas a solução dependerá muito mais da habilidade daquele que estiver cuidando da ave. Existem pessoas que com muita precisão conseguem fazer a retirada do ovo e solucionar o problema.
Existe um produto chamado Prolacton veterinário. Aplicar 1 ml, caso não saia na primeira, aplica-se outra dose com 12 horas. E caso ainda não, outra dose com 24 horas.

PARATIFO - Causada por salmonela. É similar à pulorose e os sintomas são: pintos com asas caídas, penas arrepiadas, diarréia, cloaca empastada e com tendência a se amontoarem juntos. O tratamento pode ser feito com Vetococ ou Quemicetina oral.

PÉ INCHADO OU OUTRA ARTICULAÇÃO - Bastante comum. Pode ser resultado de pancadas, perfurações, etc. A primeira providência será por a ave em gaiola com piso de areia fina e retirar o poleiro. Podemos utilizar, dependendo do motivo da inchação, o expediente de engessar o pé da ave. Usamos para isso gase gessada, encontrada em qualquer farmácia. Durante o tempo em que estiver engessado o galo deverá receber aplicações de 2 em 2 dias da Rifocina injetável, na proporção de 0,5 ml, juntamente com antitóxico oral na proporção de 1 ml diário. Também poderá ser usado, tanto no caso do uso do gesso, como em caso de perfurações o Cort-trat injetável na proporção de 0,2 ml de 2 em 2 dias. Outro tratamento consiste no uso de um recipiente com água. Hora com água morna com sal. Hora com água e pedras de gelo. Isso pelo menos 4 vezes por dia, e deixar o galo com os pés mergulhados por uns dez minutos ou mais. Também podemos aplicar o Pedref a 2% na dose de 0,5 ml durante 4 dias. De resto muita paciência. Benzetacil injetável. Agroplús injetável aplicar 3 doses de ½ ml em dias alternados por via subcutânea, Fenil Butazona.

PEITO ROXO - Infecção provocada pôr deficiência de selênio. Os sintomas são: o peito, asas, face e articulações ficam roxo-azulados. Há um exudato gelatinoso entre os músculos e a pele. Aves deprimidas com cabeça e joelhos inchados, pálidas, diarréia, perdem peso, recusam-se a caminhar. O tratamento é feito com Quemicetina oral, Clorantrat, tudo que contenha Cloranfenicol.

PERDA DO BICO - Hoje com a qualidade dos bicos metálicos, esse problema tornou-se mais facilmente solucionável. Entretanto nunca será demais aprender. No caso da perda do bico inferior dificilmente o mesmo voltará a recuperar-se 100%. No caso de perda de bico, seja superior ou inferior, a primeira providência será colocar o animal em lugar que ele não tenha a mínima condição de bicar superfície dura. Isso inclui o recipiente onde é fornecida a alimentação e água. Deveremos fornecer alimentação rica em proteína e cálcio. E aplicar sobre o bico afetado o ungüento de Basilicão. O resto é paciência.

PERNA QUEBRADA - No caso de quebra de perna ou coxa, deveremos engessar com cuidado, usando a gaze gessada e colocá-lo numa camisa pendurado no teto da gaiola, de forma que as pernas não toquem o piso. Ficando com as asas imobilizadas para não debater-se. O papo e a cloaca livres. Com água e comida ao alcance. A alimentação deve ser de preferência, ração para pintos, molhada, com banana e verduras. Aplicar 0,5 ml de Baytril a 2 ou 5% por 3 dias consecutivos.

PEROSE - Doença dos pintos que causa deformidade dos ossos, causado por desequilíbrio de fósforo, cálcio e magnésio. Poderá ser resolvido com Potenay B12.


PEVIDE - É conseqüência de uma estomatite. Um laxativo de Maná e Sal Amargo ajudará a fazer desaparecer a pevide sem que se faça necessário a extração.

PIOLHO, CARRAPATO E PICHILINGA - São parasitas de galinheiro. O tratamento será feito com a aplicação de Talfon ou Bolfo em pó, tanto na ave quanto nas instalações. Pode ser feito ainda com o uso de Kattox, Buttox ou similar na proporção de 2 ml para cada 1 litro de água. Pulveriza-se instalações e aves. Acatak. Ivomec aplicar 0,2 ml subcutâneo.

POSTURA - Para galinhas que param de botar por muito tempo sem explicação. Aplicar 1 ml de Pró-Cio veterinário. Repetir com 15 dias e duas vezes mais de 30 em 30 dias.

PULOROSE OU SEPTICEMIA OU DIARRÉIA BRANCA - Similar ao paratifo. Conhecida como diarréia branca dos pintos. Os sintomas são: diarréia branca, asas caídas, sonolência, empenação parece molhada, pintos gritam ao defecar, cloaca empastada. O tratamento poderá ser feito com Vetococ, Quemicetina oral, etc.

RAQUITISMO - Ausência de vitamina D na fase de crescimento, causa a deformação dos ossos, principalmente as pernas e a quilha. O mal pode ser evitado se juntarmos à ração a farinha de ossos, caucáreos e óleo de fígado de cação.. também temos a ADE injetável. Catosal. Potenay B12.

REUMATISMO - Não é muito comum, entretanto pode ocorrer. Os animais ficam com pernas fracas até não poderem mais andar. Deve ser evitada a umidade nas gaiolas. Segundo alguns a alimentação de carne crua e ostras moídas é muito benéfica.

SINGAMOSE - Bocejo ou pigarro causado pôr um verme que vive na traquéia, roubando sangue e dificultando a respiração. O tratamento pode ser feito com Gogol, Averol, Vermogim.

TETRAMEROSE - Enfermidade causada pela ingestão de bichos como barata, mosca, gafanhoto, etc. A ave contaminada continua a alimentar-se normalmente. Porém perdendo peso. É atacada pôr diarréia aquosa abundante. Não há tratamento específico.

TIFO OU ENTERITE OU MAL TRISTE - Causado pôr salmonela. Os sintomas são: sede, perda de apetite, diarréia verde-amarelada, aves isolam-se, asas caídas, cabeça baixa e embaixo da asa, febre alta, morte em 1 ou 2 dias após os primeiros sintomas, apresentam o músculo do peito com aparência de cozido, ficam empapados, cristas e barbelas empalidecidos. Tratamento com Vetococ, Ampitec, Teluricol, Quemicetina oral ou Clorantrat.

TUBERCULOSE - Semelhante ao humano a ave tem dificuldades respiratórias e emagrece rapidamente. Poderá ser tratado com Dihidroestreptomicina, Sulfabiótico.


TUQUE - São lesões neurológicas causadas pôr esporadas durante o combate. E que podem inutilizar o animal. Porém a inutilização geralmente é causada pela deficiência na medicação da ave. O galo tucado em combate deverá ser medicado imediatamente após o combate. Existem medicamentos que quando bem usados podem recuperar totalmente a ave. São eles:
Cort-trat ou Azium (Dexametasona ) - injetável
Nootropil - injetável
Dexa-Citoneurin - injetável
Organoneurocerebral - comprimidos

VENTOSIDADE - Pode ser causado pôr excesso de esforço em treino ou combate. Esse excesso de esforço geralmente acontece pôr deficiência de preparação física da ave. O esforço causa a ruptura de sacos aéreos e a penetração do ar no corpo pôr baixo da pele, transformando-se em verdadeira câmara de ar. Não se pode resolver facilmente o problema, porém pode-se cortar a pele em vários pontos para fazer sair o ar. Deixar a ave bastante tempo sem fazer esforço para esperar que o mal, com sorte, não retorne.

VERMES NOS OLHOS - Pequenos vermes que causam inflamação nos olhos das aves. São os Oxyspirura. Existe uma cura caseira que sempre usei com bom resultado. Consiste em pingar 3 gotas de iodo em 2 ml de água e misturar. Em seguida com a ajuda de um conta-gotas instilar nos olhos da ave.

VERMINOSES - Os mais comuns que parasitam as aves são: a tênia, ascaris, heterakis e capilária. Para eliminação podem ser usados o Mebendazol, Ivomec, Systamex, o Proverme ou outros similares. Eu gosto muito de usar uma medicação caseira que aprendi quando garoto. Ela consiste em oferecer ao galo um pedacinho de sabão comum de mais ou menos 1 cm2 , uma vez ao mês. Notamos que após ingerirem o sabão as aves passam a alimentarem-se melhor. Também costumo passar no liqüidificador algumas folhas de mamoeiro com água, peneirar e administrar uma pequena medida do líquido diretamente a cada galo ou galinha. Para a tênia encontramos grande eficiência no Iomesan ou Vetox (humano). Vermífugo para cães ¼ de comprimidos.


OBS. : Todo criador deve Ter em casa e sempre à mão o medicamento COLIBAN Oral, pois o mesmo é de uma versatilidade a toda prova. Qualquer problema que aparece no aviário e que não conseguimos detectar com precisão este medicamento resolve a maioria. É aconselhável de 2 em 2 meses colocá-lo na água de bebida de todas as aves, durante 3 dias como preventivo contra infecções.

259 comentários:

  1. po ... parabens por toda essa informãção
    ki vai mi ser muitooo util cara ...

    parabens pelo conhecimento seu ai ...

    valeu mesmo ..

    flw flw

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo, fico feliz por ter ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17/9/08

    Parabens pela grandiosa informação, será de grande utilidade não só para mim, como para todas as pessoas que lerem esta matéria.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21/1/09

    me ajuda meu frago ja tem 1 ano e até hoje não cruzou e seu chorão(pena maior do rabo que faz o galo cruzar) não creceu ela tava meia grande e caiu oq e vcs sabem?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo28/1/10

    NO TRATAMENTO DE BOBA, EU USEI O MEDICAMENTO NISORAL EM COMPRIMIDO, O SIMILAR É COM O PREÇO MAIS BARATO.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo30/1/10

    Po achei muito bom esse saite mesmo mas vcs podem me ajudar meu galo esta com falta de apetite esta fraco e n consegue se alimentar esta com um fulgo braco nele fui aranca a vit-VIT DELE E SE ESPALHOU PARA LINGUA DELE ESTA CASE MORENDU POR FAVO ME AJUDEN PLX SE PUDER ME PASEN MSN SE AUGUEM CONHESSE ESSA DOENÇA.

    ResponderExcluir
  7. Está doença chama-se pivide, consiste em uma mebrana branca na ponta da lingua da ave. os antigos recomendam corta a pontinha da lingua da ave, este local não fara dano a ave pois é uma carne morta, e vermifugar a ave.

    Ofereça comida a base de proteinas, como gema de ovos, carne moida na raçao e logo ele pode se recuperar.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/2/10

    meu galo ganizé ta com um monte de caroços na crista e na barbela o q eu faço pra tratar essa doença esses caroços parecem cascas de machucados me deram uma dica q uma fruta chamada s~çao caetano resolveria o problema será q resolve?? me de uma dica qualqer coisa me add no msn igorlagatixa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. terramicina LA, este é o remedio para bolba.

    abraços...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/2/10

    brigadaum pela dica

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/2/10

    Caro FC,
    poderia me indicar local para comprar quimicetina? Já procurei em vários locais em SSA e não entro. Pararam de fabricar?
    Abraços.
    MNQ

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/2/10

    Meu galo indio, começou a cambalear e hoje não consegue andar sozinho por muito tempo. Ele até dá uns passos, mas cai. Mesmo assim ele parece contente, canta, cacarejá, grita como todo o galo. Isso já vem acontecendo há uns 4 dias. Ele come e bebe normalmente, como se estivesse saúdavel. Estou priorizando folhas, frutas e carne. Gostaria de pedir ajuda, para tentar ajudar meu galo, tentei antibiotico mas não resolveu. o que será isso?
    grato

    ResponderExcluir
  13. amigo acima não sei nenhum local que venda talvez faznedo pesquisa na net voce consiga, boa sorte.

    e outro amigo ai que nao deixou o nome:
    seu provavelmente está com marek, continue o tratamento e forneça a ele alho pisado junto com a raçao.

    abraços.

    ResponderExcluir
  14. JCARLOS15/2/10

    BLZ MEU AMIGO GOSTARIA MUITO DE SABER MAIS SOBRE A DOENÇA QUE ATINGE MUITO OS PINTINHOS AQUI EM MINHA REGIÃO NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA E UMA DOENÇA QUE ELE FECHA OS OLHOS E OS OLHOS PARECEM ESTA INFLAMADOS . DEZ DE JÁ AGRADEÇO. UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  15. Tive este problema aqui tambem quando usava xerem de milho picado sem deixar de molho, aquele pó do milho causava isso.

    pode ser outra coisa mas na minha experiencia que tive resolvi quando passei a dar raçao molhada.

    abraços.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo19/2/10

    Meu galo da raça caipira gigante está com uma ronqueira muito forte tipo catarro agarrrado na garganta ,já dei tylen, terramicina,alho,enxofre e não melhorou , já perguntei várias pessoas aqui em BH/MG e ninguém sabe nada.Gostaria se você sabe de algum remédio?

    ResponderExcluir
  17. viviane20/2/10

    Olá.. meu galo anda muito triste por esses dias.. ele não come.. só qdo coloco milho em seu bico.. qdo dou verdura ele pega um pedaço e cochila.. então tenho q ficar acordando ele.. sem ser essa sonolência ele parece estar bem pq a crista e as barbelas estão bem vermelhas e ele tb canta acompanhando os outros galos.. será q é fraqueza..? mas pq ele dorme tanto..? oq devo dar pra ele comer..? e qual remédio devo dar..? já ia me esquecendo.. tem muitas pombas em meu quintal (pode ser alguma doença delas..?) POR FAVOR, me ajude.. esses meus bichinhos são de estimação.. Agradeço a atenção..

    ResponderExcluir
  18. está chovendo ou clima frio ai em BH?

    Um dos problemas mais frequentes em galinaceos, chamado popularmente de "gogo". continue a medicao que ta usando e separe a ave das outras para nao contaminar o restante. Tambem procure nao utilizar os mesmos de comida e agua usados nele em outras aves. Se o quintal tiver agua no chao procure nao deixar os outros ficarem nesta suposta agua, pois é o principal foco.

    Abraços e boa sorte amigo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo23/2/10

    FCsouza.......
    MOss tô precisando muito de sua ajuda para...
    não consigo achar o pró-cio pra comprar sabe onde????? um site qualquer coisa....
    valeu.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo26/2/10

    oláá tdbm? meus galos indios q matam com poucos minuto estão dando febre e diarréia branca com alguns caroços na cabeça e na barbela o q deve ser isso? nem cruzando eles estão não conseguem nem cantar por favor me ajuda me de uma solução

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/3/10

    com certeza esses conhecimentos sao muito proveitado e com certeza muito valiosos. parabens!!!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo9/3/10

    ola adorei o seu site e todas essas explicações:
    mas o meu galo está com uma gosma que parece estar presa na garganta e roncando um pouco.
    me explicaram que dando um pouco de agua com limão ajuda a soltar a gosma, o que devo fazer...

    ResponderExcluir
  23. Anônimo13/3/10

    muito obrigado voce salvol meus galos

    ResponderExcluir
  24. Anônimo16/3/10

    gostaria de saber se lguem tem solução para o meu problema? dias atras dei uma dose de 1 ml de sistamex aos galos, e areação foi exesso de beber agua e diarreia esverdeada.
    como posso reverter esse guadro...
    obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo20/3/10

    aew cara passa seu msn aew quero lhe falar uma coisa

    ResponderExcluir
  26. ESTOU COM VARIAS FRANGAS COM UM POBLEMA NOS OLHOS INCHAÇO,E UMA CROSTA BRANCA QUE TAMPA O GLOBO OCULAR DOS MESMO. E OUTRA QUE SE DESIQUILIBRA COM FREQUENCIA. ESSA FRANGA JA FICOU DOENTE E AS JUNTAS INDURECEU PESSO AJUDA

    ResponderExcluir
  27. Anônimo25/3/10

    bom sou eu de novo adorei esse site, com comprei uma galinha tem alguns dias e ela esta roncando, dorme muito, e sai uma secreção do " nariz" igual qndo estamos resfriados, estou dando terramicina, tem mais alguma coisa que posso fazer?
    meu nome é shaira e gostaria da resposta o mais rapido possivel... obrigada

    ResponderExcluir
  28. shaira25/3/10

    olha comecei a criar galinha agora e nao sei direito algumas coisas e uma delas é como posso saber que a galinha está choca????

    ResponderExcluir
  29. Anônimo26/3/10

    Estou com um problema em minha regiao de palmas pr, a varias pessoas se queixando com os galos indios, os sintomas mais comuns são:cabeça caida, tristeza, perda das pernas, recaida até a morte. Isso é mais comum em frangos até 6 messes de idade e não consigo resolver o problema, o que eu devo fazer.

    ResponderExcluir
  30. Shaira
    Ela devera ficar diretamente deitada no ninho este é o sinal.


    Anônimo.
    Cara, pelo jeito ai parece ser marek, não tem cura, apenas prevencao atraves de vacinação.

    ResponderExcluir
  31. shaira26/3/10

    bom qndo ela começar a ficar deitada no ninho direto ai posso devolver os ovos pra o ninho, pois estou tirando os ovos toda vez que ela colaca eu tiro, pois me disseram para tirar e so devolver os ovos qndo tiver choca. É assim mesmo?
    e desde ja agradeço a ajuda que tem dado com toda essas informações...

    ResponderExcluir
  32. Shaira.
    Sim, voce deixa apenas 1 (chamdo aqui de indês), quando ela ficar definitivamente ai você devolve os restante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Anônimo27/3/10

    muito obrigado quem agradesse é cloves junior , aulinho , junin .

    ResponderExcluir
  34. shaira27/3/10

    Olha muito obrigada esse site tem ajudado muito adorei e até add em favoritos.
    qualquer duvida pergunto a vc.
    ate mais

    ResponderExcluir
  35. SE SABE ME DIZER SE FAVO OU TINHA OU BOUBA BRANCA
    E TNASMISSIVEL PRA OUTROS GALOS O tratamento pode ser feito com enxofre com óleo ou Daktarin loção, Cetaconazol, Fungol, Ácido Bórico, vaselina formolada, vaselina boricada. SE SABE ME DIZER SE
    AULGUN DESSES NEDICAMENTOS SAO PARA O ANIMAL DIGERIR , EU SEI QUE Cetaconazol E POLMADA MAS ELE ESTA PELO CORPO TODO N DA PRA PASSA.SE PUDER ME AJUDE

    ResponderExcluir
  36. Cara,
    Aqui quando acontece em aves adultas ou quase (coisa muito dificil de acontecer) eu trato com Terramicina LA injetavel.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. junior31/3/10

    por favor me ajudem sou novo na area.li todas as doenças mas me esclareçam.o meu ainda é frango indio,ele ta com, o rosto palido,nao come,bem magrinho,estava mas nao esta mais com o coco aguado meio amarelo,e so fica muado no canto.o que devo fazer?por favor?

    ResponderExcluir
  39. Anônimo31/3/10

    JOSUE JARDIN INGA GO A MEDICAO MAIS EFICAS QUE EU CONHEÇO E CETACONAZOL MEIO COMPRIMIDO 3 DIAS SEGUIDOS CURA QUALQUER TIPO DE BOBA BRANCA ABRAÇO

    ResponderExcluir
  40. vlw so to encabulado com a massa no facao dele ta inorme ja estou com medo dele morre.

    ResponderExcluir
  41. Ola amigo,gostei muito do seu site ajuda bastante em nossas duvidas de criador,mas to com uma duvida uma galinha aqui começou a secar emagrecer ficar com os olhos fundos come muito pouco,já dei terramicina LA mas ainda continua,lendo aqui achei que fosse anorexia ou peito seco, vc pode me ajudar obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Ninguen ajudo,mas acabei descobrindo o que era o caso da minha galinha tava magra sem querer comer triste dei remédio e nada peguei ela para examinar e descobri o que era, PIOLHO.o estranho que era só em uma,mas tai quem tiver com mesmo problema esse pode ser a resposta.Valeu um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  43. Lídio:
    Valeu por ter voltado no blog para comentar a sua experiencia, aqui eu faço o que posso e todos amigos leitores tambem, acontece é que as vezes à distância não é possivel identificar um problema sem testemunhar realmente e muitos (eu inclusive) ficam receosos de dar um palpite que possa no lugar de ajudar atrapalhar e piorar o quadro.

    Abração cara.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo10/4/10

    Bom Dia

    Tenho um reprodutor mt importante, ele esta com caruara, ja usei enchofre com oleo, pomada penicilina,e nao consegui curado, esta perdendo peso rapido com mt febre.
    Alguma dica??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Anônimo11/4/10

    Aplica Multibiótico, 0,5 ml ministrando em duas doses, dia sim dia não.
    o nome do remedio é Multibiotico mesmo, caso você leia e tiver dúvida sobre a medicação . vai ai meu e-mail, podemos trocar ideias.
    pedr0_palha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. cristina viana14/4/10

    Há muitas informações úteis, porém me causou uma grade estranheza as referências a combate, ou seja, os problemas advindos do "combate!, como se isto fosse uma prática natural e não criminosa. Sinto vergonha por pertencer a uma espécie que submete outros animais a situações cruéis para lucro ou diversão.
    Também me espanta aconselhar deixar a galinha 3 ou quatro dias sem água e comida para sair do choco, você ficaria sem comer tanto tempo, ou deixaria alguém de sua espécie, sem água ou alimento, seja por que problema for?

    ResponderExcluir
  47. Olá Cristina:
    Boa noite? espero que estejas no merecido conforto de seu lar, depois de um dia stressante no trabalho. Vamos lá, estes conselhos postados aqui no blog, muitos são de minha autoria e assino em baixo quando os escrevo, mas outros tantos não são de minha autoria, eles fazem parte de criadores de aves muito antigos, tempos da minha bisavó entende? e se deu certo esse tempo todo cabe a cada um julgar a maneira que irá usar para contornar problemas em sua ciação. Observe que entre as coisas citadas existem muitas outras formas de conseguir efeitos sem precisar recorrer a metodos rudimentares. Só espero que não sejemos hipócritas em levantar calunias contra os outros sem antes, entenerdemos o verdadeiro sentido de um texto postado aqui...

    um abraço e um bom descanço, coisa que vou fazer agora descançar, boa noite e fique a vontade para comentar.

    Att,
    FCSouza

    ResponderExcluir
  48. Anônimo29/4/10

    Meu galo esta roncando muito e escorrendo secreção pelo nariz dei teraamicina..
    é bom dar limão com sal??

    ResponderExcluir
  49. http://www.elanco.com.br/Elanco/Produtos/Aves/Produto/Default.aspx?id_produto=24

    Eu dei esse medicamento é bom parou um pouco as ocorrencias aqui é um pouco caro procure onde vende por partes o medicamento.

    ResponderExcluir
  50. shaira4/5/10

    Ola sou eu de novo. olha eu li todas essas doenças mas nao encontrei o que pode ter o meu pintinho.
    Bom tenho um casal da raça japonesa e a femea ja chocou os ovos, so que só sairam 2 pintinhos( tem 9 dias) e um deles está muito tristinho, as vezes nao consegue ficar um pé e ele fez coco e parece que ficou preso, eu vi e limpei com algodao e agua. bom estou dando terramicina LA, mas quero saber se tem algo a mais que eu possa fazer?
    me ajude por favor...

    ResponderExcluir
  51. shaira4/5/10

    so mais uma pergunta descobri que minhas galinha estão com piolho,quando for passar o remédio no galinheiro tenho que tirar as galinhas ou o remédio nao faz mal?
    a e gostaria de saber se o piolho pode vir a matar as gainha e pintinhos?
    desde ja agradeço.
    Ah e comentario infeliz dessa Cristina

    ResponderExcluir
  52. Boa noite.

    1ª pergunta:
    Coccidiose, salmonelose são alguns dos sintomas apresentados por este pequeno ser. O caso ai é dificil de saber sem ver ou presenciar os fatos, mas aconselho que antes da proxima chocada dessa galinha voccê "desvermine" ela e o galo ( aqui usamos Proverm um pozinho infalivel nestes casos ). E se possivel mude o lugar do ninho e das instalações que usará para criar os pintos.

    2ª pergunta:
    Não se faz necessário remover as aves do local de aplicação, simplesmente porque, o remedio é para ser aplicado tambem nas aves ok?

    Abraços e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  53. shaira5/5/10

    bom esse remédio Proverm posso passar tambem no pintinho?
    Olha muito obrigada...

    ResponderExcluir
  54. O proverm é um anti-helmintico de larga escala, coloca-se na água de bebida ou diretamente misturado a ração, na embalagem do pruduto existe a posologia e modo de usar.

    Segue abaixo link contendo o produto:
    http://mercado.ruralcentro.com.br/oferta/12681/proverme

    ResponderExcluir
  55. Anônimo17/5/10

    Olá Amigos! Peço ajuda para curar um galo que tenho a mais de oito anos, que eu amo muito, e que ele agora não pode mais andar, por causa de uns caroços que nasceu debaixo dos pés dele, caroços esses que pareçe com cravos que também nascem nos pés de nós humanos. Gostaria de saber se existem algum tipo de remédio par ele.Meu galo se chama Quinquinho, e aqui em casa todos está sofrendo pois amamos como se fosse um filho. Aqui está o meu Email ( roberto-multsevicos@hotmail.com ) para alguém entrar em contato, que possa nos ajudar... Abraços para todos.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo25/5/10

    muito útil sua ajuda...estou grata

    ResponderExcluir
  57. Anônimo26/5/10

    Olá ,gostaria que me ajudasse: Algumas de minhas galinhas estão mancando , ficam sempre quietas e tristes , o que devo ,me oriente por favor .

    ResponderExcluir
  58. Anônimo31/5/10

    ola,gostaria que voce me ajudasse com o meu frango que esta com manchas brancas na crista e debaixo do bico o que posso fazer,me ajude por favor

    ResponderExcluir
  59. Ola, comprei um galo desses de granja inicialmente para matar e fazer uma galaiada, mas aconteceu das crianças não permitirem a morte do bichinho e todos aqui em casa pegamos carinho com o galo ki hj tem até nome. quando ele veio sempre roncou, nunca conseguiu cantar como os outros galos, mas sempre foi ativo, principalmente para comer. Ultimamente tenho notado ele muito triste, não anda mais, não canta, não come e raramente bebe agua, suas cristas e aquele pedacinho embaixo do pescoço estão arroxeados. O que ele pode ter?? e como posso trata-lo? Obrigado e parabéns pélo site!

    ResponderExcluir
  60. shaira10/6/10

    Ola o q houve? esta sem tempo pra responder...
    bom espero que logo possa voltar a responder ao pessoal, eu entendo ta!! isso nao é uma critica pois sei que concerteza esta com muito trabalho...
    abraços...

    ResponderExcluir
  61. Galera.
    Estou com muita dificudade de responder a todos. Muito ocupado mesmo. Mas continuem postando pois algum amigo pode vir aqui responder as duvidas de voces.

    Estou em fase de comclusao do nosso forum para discutirmos assuntos com respeito a criação de aves. Logo logo estarei postando o endereço para voces.

    Abraços e agredaço as visitas e a cooperação de todos.

    ResponderExcluir
  62. shaira13/6/10

    Bom outra galinha minha chocou, dessa vez fiz tudo certo, coloquei ela separada das outra, mantenho tudo limpo, bom nasceram 12 pintinhos, eu com o remedio BIOVET que previne a doença de NEWCASTLE, gostaria de saber se existe outras doenças que tenho que previnir enquanto estao pequenos????
    obrigada

    ResponderExcluir
  63. Anônimo17/6/10

    Acho que vocês deveriam colocar um canal online para tiramos dúvidas sobre galos e galinhas combatentes.

    ResponderExcluir
  64. ARLEM SOUSA17/6/10

    Boa tarde!

    Meu frango está com um dos olhos espumando, o que fazer?

    ResponderExcluir
  65. GENTE POR FAVOR VISITEM O LINK ABAIXO LÁ PODEM FAZER SUAS PERGUNTAS APOS SE REGISTRAREM

    http://fabiocs.web275.uni5.net/forum/

    FORUM DICAS GALISTICAS

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. ARLEM SOUSA18/6/10

    Para FCSouza,

    Eu me associei no seu Forum. Mas, achei muito complexo para manusear, muito dificil. Gostei muito da sua iniciativa, criatividade. Só falta encher de informações.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo18/6/10

    Gente muitas das vezes quando o animal estiver meio triste cara meio q palida ou até mesmo meio roxiada antes de qualquer remedio peguem o animal e deem uma boa olhada se ele ñ esta com piolha ou aquele maior q aqui no Rj chamamos de piolhão pois ja perdi alguns animais por esse mesmo problema,tentando outras alternativas quando na verdade era somente um simples parasita

    ResponderExcluir
  69. Anônimo22/6/10

    Sobre fazer galinha largar do choco,não se deve deixá-la sem água e nem comida, e sim banhá-la e colocá-la uunto de outras galinhas. Em dois ou tres dias ela deixará o choco.

    obrigada

    ResponderExcluir
  70. OLA TUDO BEM TENHO UMA CRIAÇÃO DE FRANGO CAIPIRA DE CORTE EAS VEZES TENHO ALGUM PROBLEMAS COM ESTAS DOENÇAS E ALGUNS SINTOMAS SÃO IGUAIS EM DIVERSAS DOENÇAS COMO FAÇO ´PARA ADIQUIRIR O COLIBAN Oral
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  71. celso xavier28/6/10

    boa noite sou criador de galo indio ñ faço combate tenho varias raças sendo elas bélissima,mandaguaçu bode, puva, prata e estou com um problema alguns dias tive dificuldade com bouba branca consegui acabar com a doença mas agora um de meus galos q esta em cocheira esta com problema nos olhos eles ficam espumando limpo aplico colirio mas no outro dia tudo de novo oq faço por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo29/6/10

    Olá Amigos! Peço ajuda para curar um galo que tenho a mais de oito anos, que eu amo muito, e que ele agora não pode mais andar, por causa de uns caroços que nasceu debaixo dos pés dele, caroços esses que pareçe com cravos que também nascem nos pés de nós humanos. Gostaria de saber se existem algum tipo de remédio par ele.Meu galo se chama Quinquinho, e aqui em casa todos está sofrendo pois amamos como se fosse um filho. Aqui está o meu Email ( roberto-multsevicos@hotmail.com ) para alguém entrar em contato, que possa nos ajudar... Abraços para todos

    ResponderExcluir
  73. Dicas de Galistas:Sebo Quente,Iodo,Oléo Queimado.Passa nos Cravos.

    ResponderExcluir
  74. ARLEM SOUSA30/6/10

    Por favor me ajudem!

    Tenho um frango que está caindo das pernas, fica mais deitado do que em pé. Mas, à alimentação que lhe dou é formada por vários grãos.
    O que deve ser e o que fazer?

    ResponderExcluir
  75. Vocês também podem continuar a postar aqui ou cadastrar-sem no nosso fórum que esta mais organizado por finalidades

    segue endereço:
    http://fabiocs.web275.uni5.net/forum/

    ResponderExcluir
  76. ARLEM SOUSA

    Ele ta preso ou solto?

    De Vitaminas a ele,Potenay b12 injetavel.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo6/7/10

    Celso Xavier

    Boa noite! Sou ARLEM SOUSA

    Sofri essa mesma experiência de olhos espumando. Depois de muitos estudos descobrir que se trata de uma espécie de verme que dá nos olhos e que cuida com pingos de iodo diretamente nos olhos. Pinga 3 gotas de iodo em 2 ml de água. Valeu? Espero ter ajudado.
    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  78. Anônimo7/7/10

    Boa noite, Lidio.

    Eu já tinha dado Potenay e ADE ao frango. Mas, resolvi leva-lho para um sítio de um amigo e, descobri que ele estava daquela forma por ficar em um espaço de mais ou menos 1M 1/2 quadrado. Ele agora está bastante arisco. Valeu, pelo sua atenção.
    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  79. ARLEM SOUSA
    Por nada estamos ai para ajudar uns aos outros até mais.

    ResponderExcluir
  80. Anônimo15/7/10

    Bom dia, tem uns frangos, e faz uns quatro dias que um deles não consegui ficar em pé. Come e bebe normal, aparecia não esta de doente, so não consegue fiacr em pé. Me ajude a resolver isso, qual o remedio que devo dar a esse frango.

    ResponderExcluir
  81. FC.
    O Medicamento Coliban Oral ainda existe? onde eu o encontro?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  82. Rapaz, sinceramente não consegui mais encontrar.
    Mas ainda deve existir sim.

    ResponderExcluir
  83. Quem pode mi ajudar por favor mi responda minha galinha de rassa paresse q esta com ovo mas n coloca ta gorda a trasera dela ta inxada como se fosse colocar pia como quisesse colocar mi diserao q ela esta com a overa virada auguem sabe oque e isso ?

    ResponderExcluir
  84. Tenho um galo que começou a aparece manchas escuras pela crista, barbela, por toda a cabeça. Agora as manchas estão maiores tomando quase toda a crista. Parecem queimaduras mas suspeito que sejam fungos.

    Alguem poderia me ajudar?

    Grato

    ResponderExcluir
  85. Amigo, bom dia
    Está parecendo pelos sintomas ser boba. existem dois medicamentos que usamos aqui para tratar

    1º Tuya Aviaria
    2º Terramicina LA

    caso queira discutir o assunto visite nosso fórum se cadastre e discuta conosco.
    o link está no topo da pagina no menu lá em cima.

    abraços...

    ResponderExcluir
  86. Bom dia

    Meu galo de briga morreu deu um tipo de massa vermelha e quente no topo do facao dele eu acho q era um tumor mesmo depois de morto ela continuou quente e vermelha e elem disso ele ficou roxo caro fc voce sabe se essa doença e transmitida pelo ar pelas vesses do animal porq eu comprei um galo branco muito bom e n quero q ele morra.

    ResponderExcluir
  87. Não é transmissivel não, isso é um tipo de calo que o galo cria no facão por dormir no chão ou ter batido o peito no chão em algum tombo.
    Este ferimento não foi tratado ou percebido em tempo e se tornou numa infecção. Pode ficar tranquilo isso não pega.

    Visite nosso forum ( no topo dessa pagina está o link ) e se cadastre para discutirmos a respeito amigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  88. Anônimo21/7/10

    Boa noite, Narutokum.

    Referente a sua galinha está com overo virado, corresponde ao ovo virar dentro do overo, fica em forma horizontal, dificultando a saida do mesmo. A solução é pegar a galinha apenas por uma das pernas de cabeça para baixo e fazer ela ficar se batendo coma as asas. É BATATA.
    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  89. HA entao foi isso ele dormia no galinhero mas n tinha pulero que coisa xata. meu galo novo branco do dia pra noite aparesseu com o olho fexado ai fui ver tava com tipo como se ele tivesse levado uma porrada mas ele n brigo mas n ta sego so ta enxado levei mo susto. FC souza ja mi gadastrei no seu forum so n sei mexe muito mas ta ok ha muito obrigada na questao da GALINHA COM A OVERA VIRADA VO TENTA.seu site e muito bom mesmo ja procurei outro e esse e o melhor de todos valeu manow.

    ResponderExcluir
  90. Anônimo11/8/10

    Olá, estou com um sério problema na minha chácara, crio galos de rinha, não para rinhar, mas por hoby. O problema é que dos ultimos 50 ovos que eu coloquei para chocar, não nasceu nenhum pinto.Os ovos estavam galados, frescos, reprodutores não são velhos... Então se alguém pode me ajudar...Já tentei de tudo, nunca tinha visto isso antes. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  91. Pode ter acontecido diversas coisas, nesse periodo de chuvas é meio complicado mesmo tirar.

    tente em setembro.

    abraços.

    ResponderExcluir
  92. celso13/8/10

    muito obrigado arlen. gostaria de saber quem tem galos da raça espanhola ou cubana para vender ou trocar pois tenho otimas raças tbem desde já muito obrigado .

    ResponderExcluir
  93. celso14/8/10

    estou com um problema tive a pouco tempo uma comtaminaçao de bouba branca que foi dificil de acabar agora um de meus galos q teve a bouba esta perdendo o canto ele esta ficando com o canto fraco fino quase naum sai o canto oque devo fazer desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  94. OLá amigos, tenho uma galinha de estimação , a tempos ela não come, esta tristinha e muito magra..esta quase morrendo...Oque será que ela tem? Existe algum medicamento? Ja dei pra ela tomar vitagold mas não adiantou..Fico no aguardo de respostas..Obrigado

    ResponderExcluir
  95. Anônimo24/8/10

    Oi, Boa noite JJFSON !
    Vc já vermifugou essa galinha? Se a resposta for sim, tente dá Terramicina L/A. Pois, ela serve pra vários tipos de enfermidades.

    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  96. Anônimo26/8/10

    caro fc o forum n abre mas n sei se o problema e aki da esse erro como se o forum n exestisse vc vexo o forum?

    Not Found

    The requested URL /forum/ was not found on this server.

    Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

    ResponderExcluir
  97. Tive alguns problemas com o forum mas logo ele estara de volta.
    em um outro servidor.

    ResponderExcluir
  98. rapa se me da uma dica ai mnha galinha ta colocando muito ovos e quero q ela entre logo no choco tem algum modo de faser ela entra ela ja pos 15 ovos ela pia se incha toda cando vai pega ela e n esta mas deixando o galo pega ela mas ela n entra no choco continua colocando ja to com medo dos ovos estragaremse souber de algum modo me avisa ai!

    ResponderExcluir
  99. Anônimo29/8/10

    Boa noite caro amigos,
    Pra quem mora em salvador-BA

    Tenho um frango de sete meses e gostaria de bater para vê se presta. Tem algum ai ? Se tiver vamos marcar?

    ARLEM SOUSA

    ResponderExcluir
  100. Anônimo30/8/10

    Fico orgulhoso de saber que podemos contar com informações seguras,e muito úteis na criação galística.

    ResponderExcluir
  101. Jumior3/9/10

    Pessoal, em minha casa estou perdendo todos pintinhos, sem explicação. ja dei terramicina. não tem caroço, não tenho ideia de como explicar. mas eles ficam triste e caem as asas, e com tempo morre. por final minhas galinhas deu gogo.. quem pode me ajudar. ?

    ResponderExcluir
  102. Anônimo6/9/10

    meus pintinhos assim que nasciam eram colocados no viveiro, e apezar de cobrir com lona durante a noite e deixar sempre uma lâmpada acesa, mesmo assim eles morriam, da última vez colocou cinquenta dentro de um maleiro velho de gurda-roupa e coloquei dentro de casa para não receberem vento. Estão com um Mês e até agora não adoeceu nenhum.Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  103. Boa cara,
    Nessa idade é mesmo muito facil as aves adoecerem, qualquer corrente de ar mais forte os entristece.

    valeu a dica

    ResponderExcluir
  104. minha filha cuida de dois pintinhos há um mês e meio. Moramos em apartamento eeles ficam dentro de uma caixa. Comem canjiquinha moída. Ficam limpinhos e bebem agua.

    Um deles paree que está ficando deformado, com o lado direito do peito estufado e está andando umpouco torto. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  105. leandro galista11/9/10

    VOCES REAL MENTE SÃO OS MELHORES
    VOCES TEM MUITO CONHECIMENTO
    VOCES SÃO VERDADEIROS GALISTAS

    VLW

    ResponderExcluir
  106. fc zouza falta 3 dias pros pintinhos da minha galinha masce ta ventando muito tem alguma dica pra eu n perde os meus...

    ResponderExcluir
  107. Helenice29/9/10

    Foi de grande valia as dicas recebidas aqui
    Estou com um problema com o meu galo e agora já sei como proceder.

    ResponderExcluir
  108. Anônimo9/10/10

    meus pintinhos de galinha caipira estao com quase um mes e começarao a cair as asinhas estao mais fracos descaidos gostaria de ajuda para trata los antes que morrao eles estao no galinheiro fechados obrigada.

    ResponderExcluir
  109. Amigo
    veja este link.
    http://galistas.blogspot.com/2007/10/alimantao-dos-pintinhos.html

    Basta clicar ali em pesquisar que existe muita coisa postada aqui no blog sobre varios problemas, inclusive esse seu ai.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  110. bem os pintinhos masceram apenas 4 1 morreu afogado mas tudo bem tem um otrosinho ta fraco eo olinho dele aparesse colado os 2 dai ele n si alimenta auguem ai pode me ajudar n sei oke faser eles tao numa caixar na lanpada comendo so cresimento dia e noit mas ele ta case ino pro ceu alguem souber como tratar disso me avisi mas rapido possivel obriga pela sua atensao.

    ResponderExcluir
  111. Anônimo31/10/10

    estou com um galo que está tucado,não tratei dele no dia da briga,se eu der o medicamento a ele que vc indicou,ele recuperaria?

    ResponderExcluir
  112. Anônimo18/11/10

    E ABRANQUINHA O QUE PASSAR

    ResponderExcluir
  113. Anônimo19/11/10

    tenho 4 pintinho todos estao mancando que faco? dois ja estao sem andar.

    ResponderExcluir
  114. Anônimo15/12/10

    eiii
    tenho 4 frangos,um pegou bouba mas ja esta curado
    agora tem um que esta com a boca chio de pastas aamarelas,elas estao tampando o ceu da boca e a garganta,a lingua ficou cheio desta pasta em baixo,ele nao come nem bebe agua
    o ke eu faco?

    ResponderExcluir
  115. Edvaldo20/1/11

    Bom dia FC,
    Quanto tempo leva do inicio do choco ao nascimento dos pintos? Pois já fazem 30 dias que minha galinha tá chocando e ainda não casceu nada.
    Abraço,
    Edvaldo

    ResponderExcluir
  116. Bom dia!
    cara, são 21 dias normalmente...

    Mas voce pode deixar + 3 dias e se nao sair nada dispinsa os ovos estão goros!

    Abraços

    ResponderExcluir
  117. Edvaldo21/1/11

    Quando eu cheguei em casa ontem,começaram a nascer.
    Obrigado pela informação.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  118. Anônimo21/1/11

    apos a classificação de uns frangos meus duas semana depois notei um calo no começo do osso do peito dele creio que foi por causa de uma batocada do outros não esta inflamado esta seco porem o frango dorme no chão em cima de pó de serra não acho que esse seja oi motivo daquele "calo" o que eu faço pra sumir aquilo esta me incomodado e eu gosto muito daquele frango operar seria a ultima opção pois nunca vi calo ali você pode me indicar algo e como eu devo ministrar o top line na ração pois ele e liquido posso misturar na agua e depois por na ração ?para ficar uniforme?

    ResponderExcluir
  119. Anônimo19/2/11

    olha eu estou com o meu galo de 8 brigas com o pe inchado a causa foi que ele levou uma pancada

    ResponderExcluir
  120. Edilberto Fernandes2/3/11

    Para bouba o melhor é vacinar, porém os já atacados aplique um 1 ml de leite puro, no peito, duas aplicações são o bastante

    ResponderExcluir
  121. Anônimo2/3/11

    Estou com deversos com ronqueira, já apliquei diversos tipo de antibiótico(Gogal,Terramicina LA Neoplex,Tormicina LA, Trissulfim, etc) e não cura.
    Também ja vermifugue e nada de recuperação.

    ResponderExcluir
  122. Branco Jr9/3/11

    FCSouza, gostaria que me ajudasse.
    Tinha uma criação de dez pintos com 20 dias. De uns dias pra cá eles começaram a espirrar, tossir, e com muita coriza e secreção(catarro). Já morreram dois e estou tratando com Terramicina em pó e vitagold na água à 7 dias, mas ainda estão doentes. O que devo fazer?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  123. Olá amigo voce pode acessar o nosso novo fórum e postar sua dúvida atraves do seguinte endereço.

    http://dicasgalisticas.forumeiros.com/login

    ResponderExcluir
  124. tenho algumas galinhas karijo, não sei se escreve assim; mas observei que uma esta delas esta com uma massa no peito, não tem penas e esta quente o local. que doença pode ser?? vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  125. tenho um galo que quando eu solto come terra isso é verme
    ja dei proverme e ripercol mas não resolveu
    agadeço

    ResponderExcluir
  126. o fato do seu galo comer terra ñ influi q ele esteja doente de verme, tem vezes q é verme mais vc tme q notar o desempenho do seu galo o jeito dele se ele está na saude se o peso está normal, pq todas as aves comem terra até os passaros comem terra, mais para previnir o verme ou para finalizar te indico dar pelo menos 3 vezes na semana um dente de alho a sua ave...

    ResponderExcluir
  127. Anônimo29/6/11

    Boa noite Meu galo estava com a saude otima no dia 27/06/ no dia seguinte o galo estava deitado no galinheiro nem conseguia se levanta sem força nas patas sem força nas asas antes de isso acontecer eu estrai uma unha e no dia 27 coloquei ele pra comer mato na rua
    quando foi hoje que fui ver agora o galo morreu todo duro e todo roxo com o olho aberto
    vc sabe que doença é essa e como eu poderia curar e se passa para as outras aves se existe algum remedio para imunizar as outras aves agradeço a sua atenção..
    meu Email: e sergiogigabyte@bol.com.br

    ResponderExcluir
  128. Anônimo30/6/11

    ola meu galo pegou uma doença de nome placa na garganta vi o seu comenario sobre o tratamento mas não entendi bem, poderia simplificar explicar melhor obrigado !

    Jordano Freitas .Pentecoste ce

    Email. brunofreitas62@hotmail.com

    ResponderExcluir
  129. Anônimo4/7/11

    OLA AMIGO.ESSA PERGUNTA E PRA VC FCSOUZA GOSTARIA DE RECEBER DE VC UMA ALIMENTAÇAO A ONDE EU IRIA ESTA COMBATENDO ALGUMAS DOENÇAS UMA ALIMENTAÇAO COM FRUTAS,CALCIO ENTRE OUTRAS COISAS E QUE EU PUDE-SE DAR DE SEUNGA A SEXTA POR FAVOR ME AJUDA.
    antoniocarlos-dos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  130. Anônimo5/7/11

    Boa noite, estou começando a criar galinhas , recebi recetemente um a ave pequena ainda de pediz vermelho , notei que um do seus olhos estava meio avermelhada pugando achei que seria gripe, porem acho que nao e. o problema que esta passando para os outras aves. os sintomas o olhos fica com pus e inchado hoje morreu um pintinho ele colocou sangue pelo nariz e ficou roxo . se ´puder me ajudar a indentificar a doença e como trata -la. obrigada janinigomes@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  131. Anônimo18/7/11

    muito boas as dicas acima, parabéns, vou acrescentar apenas que percebi diferença entre o genérico do tylan, atualmente só utilizo o tylan 200, claro quando necessário. abraços... o galo morto acima é sinal de cólera, bambeia e morre, nessas horas deve-se deixar o animal isolado e medicar com antibiótico e dar água no bico 1 x por dia, andaram adicionando novalgina nessa água e parece que deu certo, já recuperei alguns animais em coma por mais de 4 dias, alguns até ficaram esticados no chão mas respirando, no 5º dia começam leventar e a recupereção é total.

    ResponderExcluir
  132. Anônimo23/8/11

    eu esto com uma galinha que asta com placas muito grande o que eu faso

    ResponderExcluir
  133. Anônimo31/8/11

    Boa Noite fábio. tenho uma galinha em casa e comprei uma franquinha a pouco tempo. de uns dias pra ca notei que ela esta entortando uma das penas e começou a mancar. o que pode ser e o que vc me indica? Grato.

    ResponderExcluir
  134. Anônimo11/9/11

    oi eu gostaria de saber como evitar que meus pintinhos fiquem picando uns aos outros, pois alguns deles chegam a sangrar muito, obrigada

    ResponderExcluir
  135. Anônimo15/9/11

    bom dia , gostaria saber se a casca do bico do galo na parti de baixo volta a crescer ? e q tratamento devo fazer com ele ?

    ResponderExcluir
  136. WILLIAM19/9/11

    CARO FC, GANHEI UMA GALINHA E NAO QUIZ MATAR E COMPREI MAIS 5 PINTAINHOS, SO Q A GALINHA TINHA UMAS CASCAO NO PÉ,E SO PERCEBI Q ISSO NAO ERA NORMAL PORQUE PEGOU NOS PINTAINHOS E NAO SEI COMO TRATAR ISSO. QUE DEVO FAZER? GRATO!!!

    ResponderExcluir
  137. Anônimo19/9/11

    o meu galo estar com agua no peito oque faser?

    ResponderExcluir
  138. Anônimo19/9/11

    obrigado pelas informaçoes vc me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  139. Anônimo26/9/11

    minha galinhas esta soltando um gosma parecido com com baba toda ora q bebe agua qual a procedencia ser tomada muito grato

    ResponderExcluir
  140. Obrigado pelas dicas elas me ajudaram muito...

    ResponderExcluir
  141. Estou com um galo caindo das pernas ja olhei mais nao vejo nada,sabe parece q ele estar com o junta,joelho solto ele estar ficando de pe mais nao anda direito,por favor me ajuden,deste ja obrigada.

    ResponderExcluir
  142. Anônimo26/12/11

    Mwu galo esta com asa dura, o que eu faço para melhorar.

    ResponderExcluir
  143. Anônimo7/12/12

    meu amigo tou com meus galos com toda sua pele as que ta desprotegidas de penas descascando e nada passa limpo passo daktarim oleo queimado vinagre com sal e ole acido borico e nada mim ajude amigo

    ResponderExcluir
  144. Anônimo10/12/12

    lidiana:
    eu tenho um galo indio que ultimamente n conseque mais andar por causa que seus pes estao como se tivese descascando e inchado e tbm parece ser caroços... algumas pessoas me diseram q isso são acaros e q mergulhar no gasoleo seria bom e outros me diseram q eram calos... oq eu faço?

    ResponderExcluir
  145. Anônimo16/12/12

    amigos bom dia . estou com um problema no meu plantel que uma especies de descascamento da pele dos meus combatentes não é uma cinza limpo coloco daktarim , acido borico , oleo queimado e muito mais e nada .Peço-lhes quem poder mim ajude postando sua dicas aqui ou pelo msn zitodejesus@hotmail.com abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  146. NEUZA S BARCELOS17/12/12

    MEU PINTINHO ESTA FASENDO FESES COM SANGUE O QUE FAÇO, ELE TEM 20 DIAS E PESA 400G.

    ResponderExcluir
  147. Anônimo27/12/12

    Ola meu amigo tudo bom?
    Meu amigo estou com um galo que ficou tucado na gaiola, tipo assim como ele tivesse levado um tuque de espora, vc sabe algum remédio pra isso?

    ResponderExcluir
  148. Anônimo28/12/12

    Parabéns, achei o site muito útil. Apesar de não criar galos para combates, constantemente utilizo suas informações, seja para meus galos, seja para minhas galinhas. Estou com um problema e gostaria de sua orientação. Por descuido, dois galos de minha chácara brigaram. Um ficou muito machucado. Levou muitas bicadas na cabeça e sangrou muito. Há algum medicamento que posso utilizar para ajudar ou acelerar a recuperação ? Desde já agradeço a atenção e mais uma vez parabenizo pelas informações do site.

    Ilídio Antônio.

    ResponderExcluir
  149. Meu galo esta com um cravo no pé e esta inchado o que posso fazer para melhorar.

    ResponderExcluir
  150. Anônimo9/1/13

    meu galo esta rouco o que fazer?

    ResponderExcluir
  151. Fábio, crio poucas aves: 1 galo e 4 galinhas, porem recentemente adquiri mais uma femea ainda franga, pois os antigões batem na coitada, até o macho dá pau nela, vai matar a coitada!!! como resolver isso?

    ResponderExcluir
  152. tenho uma galinha como animal de estimação, ela ta doente, tá com retenção de alimento no papo
    o que devo fazer para tentar solucionar a o problema Souza?

    ResponderExcluir
  153. Anônimo11/1/13

    ola meu galo esta rouco o que devo fazer que souber favor indicar alguma coisa abraços email= rafael-trojahn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  154. Anônimo21/1/13

    O MEU GALO ESTA CAINDO AS PENAS DAS ASAS, NÃO É MUDA, SIMPLISMENTE A PARTE DA PENA QUE FICA NA PARTE INTERNA DA PELE, NURCHA, FICA AMARELADA E CAI, QUAL O REMIDIO.

    ResponderExcluir
  155. Anônimo23/1/13

    OI AMIGO O MEU GALO ESTA CAINDO AS PENAS DA ASA, NAO É MUDA, A PONTA DA PENA QUE FICA FIXA NA PELE DA ASA, MURCHA, AMARELA E CAIA, NASCE OUTRO CANO E DEPOIS QUE A PENA FICA MADURA, ACONTECE O MESMO PROBLEMA. ESOERO UMA RESPOSTA E UM REMEDIO PARA O PROBLEMA, MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  156. GENTE PEÇO AJUDA URGENTE......
    MEU GALO AOS POUCOS PAROU DE CANTAR...
    ELE CANTAVA BASTANTE E AOS POUCOS REDUZIU OS CANTOS. HOJE ELE NÃO CANTOU NADA...
    TINHA 2 GALINHAS.... AS DUAS TIVERAM PINTINHO E ELE ESTA COM UMA DELAS ENQUANTO A OUTRA ESTÁ EM OUTRO LUGAR...
    ELE NÃO É I PRIMEIRO GALO DELAS
    EU TIVE UM OUTRO GALO QUE PARARAM DE CANTAR TBM....
    ESSE GALO É FILHO DELA......OQUE EU FAÇO???...
    BRIGADO GENTE

    ResponderExcluir
  157. GENTE PEÇO AJUDA URGENTE......
    MEU GALO AOS POUCOS PAROU DE CANTAR...
    ELE CANTAVA BASTANTE E AOS POUCOS REDUZIU OS CANTOS. HOJE ELE NÃO CANTOU NADA...
    TINHA 2 GALINHAS.... AS DUAS TIVERAM PINTINHO E ELE ESTA COM UMA DELAS ENQUANTO A OUTRA ESTÁ EM OUTRO LUGAR...
    ELE NÃO É I PRIMEIRO GALO DELAS
    EU TIVE UM OUTRO GALO QUE PARARAM DE CANTAR TBM....
    ESSE GALO É FILHO DELA......OQUE EU FAÇO???...
    BRIGADO GENTE

    ResponderExcluir
  158. Anônimo30/1/13

    opa meu galo brigou com o do vizinho eperdeu o bico sera qe ele crescera novamente ?

    ResponderExcluir
  159. Anônimo10/2/13

    eu tinha um galo novo, cheguei em casa ele tinha morrido,parecia que tinha sido naquela hora, ele estava com o pescoço roxo e a cabeça tambem, o que pode ter acontecido com ele.
    Rosemeire

    ResponderExcluir
  160. Anônimo11/2/13

    as minhas galinhas estão com fungos brancos nas cristas que doença é e qual o tratamento por favor alguem me mande um email para gauchorr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  161. Anônimo14/2/13

    cara obrigado por divulgar seus conhecimentos eu já usei muitos métodos que aprendi com você e todos me ajudaram muito estou tendo uma boa melhora em meu manejo e ótimos resultados em minha criação ,valeu mesmo abraço.....

    ResponderExcluir
  162. Anônimo16/2/13

    What's up, I want to subscribe for this weblog to obtain most up-to-date updates, thus where can i do it please help.

    Look at my site free Payday Loan

    ResponderExcluir
  163. Anônimo19/2/13

    belas informações me ajudaram bastante um abraço!!!

    ResponderExcluir
  164. Anônimo21/2/13

    meus frangos estao paralizando as penas vc pode me ajudar email j.nunes3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  165. Anônimo27/2/13

    tenho uma pequena criação de pintinhos eles comem muito estão morrendo muito magro com as pontas das asas grandes o q faço?

    ResponderExcluir
  166. Anônimo4/3/13

    Boa tarde!Estou iniciando um Aviário de aves ornamentais e tenho tido alguns problemas devido falta de vet.esp.em Cuiabá.Sou Farmacêutica-bioquímica e tenho tido bons resultados com medicações humanas ,mas
    estou com problema com minha galinha garnizé,amanheceu
    com as pernas duras,não fica de pé e com uma ronqueira
    mas sem secreção nenhuma,tem 3 dias que estou aplicand Tylan e o quadro é o mesmo.O que pode ser e como tratar?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  167. Caro Fábio Costa de Souza,
    Antes de tudo, quero parabenizá-lo por compartilhar seus conhecimentos. Continue o bom trabalho.
    Tenho uma pergunta:
    Alguns franguinhos têm o osso do peito torto. Alguns apresentam leve desvio, outros chegam a forma de um Z mal rabiscado. Disseram-me que isso é problema genético e que devo evitar o desenvolvimento de tais frangos, isto é: destino à panela.
    Acontece que alguns exemplares são frangos com características muito boas, exceto pelo defeito no osso do peito. É mesmo verdade que isso é transmissível geneticamente. Devo destinar à panela os frangos com osso do peito torto?

    ResponderExcluir
  168. Anônimo8/3/13

    existe remedio para GOTA SERENA (doença que causa cegueira no galo de forma progressiva, atingindo uma vista e depois a outra).
    O sintoma é o aparecimento de uma mancha branca na menina do olho do galo que vai crescendo até a total cegueira

    ResponderExcluir
  169. Anônimo8/3/13

    Boa tarde,

    Otimo estes seus conselhos. Mais gostaria que me ajudasse numa coisa. Tenho 220 galinhas poedeiras, e de uma hora para outra deixaram de botar, o que fazer ?? Não consigo achar a vacina que vc disse aqui , a tal Pro cio. Será que poderia me dar outra dica ?? Abraços. Branca vilela.

    ResponderExcluir
  170. Anônimo13/3/13

    EU preciso de ajuda morreu meu galo ele estava com uma secreção com pus no olho e não estava comendo pouco!Agora percebi que tem outros bichos com esses sintomas:olhos com pus ou vermelhos e roucos estão com dificuldades para engolir!Por favor o que eu faço!Está contaminando todos!Me ajude rapido!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  171. Anônimo20/3/13

    Boa tarde Fábio quero uma informação quero que você me tire uma dúvida eu tenho um galo indio reprodutor só que nele apareceu uma doença que ainda não tenho conhecimento do que seja apareceu uma crosta branca no meio da lingua e fica saindo uma gosma na boca do galo e um inchaço na garganta por fora ficom esperando sua resposta ?

    ResponderExcluir
  172. Anônimo29/3/13

    Bom Dia, tenho um galo pela primeira vez que comprei na feira e parece que a experiência não está a correr bem...no primeiro dia o galo espirrou e agora está com dificuldade na respiração e sempre de boca aberta... há algo que eu possa fazer? AC

    ResponderExcluir
  173. Shol de bola muinta informaçao vlw...

    ResponderExcluir
  174. Anônimo3/4/13

    Por favor me ajude meu galo esta com pe inchado, e tem um calo na sola muito duro e escuro ja curei lavei furei dei terramicina, mas nao resolveu ele esta perdendo peso e muito triste.

    ResponderExcluir
  175. Anônimo3/4/13

    Fiquei chocada com a naturalidade com que se fala aqui em deixar os animais sem comer x dias, deixá-los no escuro e principalmente nesta ideia de "animais de combate", o que é crime e, mesmo que não fosse crime, é extrema crueldade para com os animais. Tenho pena de quem explora os animais. Sou, claro, vegan. Ricardo Guzinsky

    ResponderExcluir
  176. Tenho gaam mas não chocam. Porovos, parlinhas que botam 23que isso?
    Parabéns pelo fórum.Amei!!!

    ResponderExcluir
  177. Anônimo4/4/13

    ESTOU CRIANDO UNS FRANGOS CAIPIRAS EM UM CERCADO DE 4X10. ELES ESTAO TREMENDO AS PERNAS E AS VEZES SENTANDO PRA COMER, É NORMAL OU VC PODE ME RECOMENDAR ALGO PRA ELES?

    ResponderExcluir
  178. Anônimo8/4/13

    Hello! Ι knoω this is kind of off topic but І wаs wonderіng ωhіch
    blog ρlatform are you using for thіs website?
    I'm getting sick and tired of Wordpress because I'vе hаԁ isѕues with
    hacκеrs and I'm looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

    My blog ... Daniel Chavez Moran

    ResponderExcluir
  179. Anônimo8/4/13

    Ola. Tenho um, pintinho de 3 meses que esta com espirros e saude normal. Me indicaram terramicina la. Apliquei ontem. Agora ele esta triste, nao comi, so fica deitado, sonolento, bebe muita agua e parece esta fraco. Foi dosagem forte? O q faco????

    ResponderExcluir
  180. meus animais estao com um tipo de verme quadrada qual o melhor remedio ?

    ResponderExcluir
  181. Anônimo10/4/13

    onde econtrar ocoliban

    ResponderExcluir
  182. Anônimo10/4/13

    olá, caro amigo!
    sou estudante e apaixonado pelos animais, principalmente os combatentes, e venho por meio deste perguntar: qual é o fungo causador da bouba branca e como é transmitido?. Caso não saiba qual, especificamente, pretendo fazer uma pesquisa e descobrir, mas para que eu faça isso é preciso esta informação, pois se ele já é conhecido não há necessidade de pesquisá-lo.já procurei em muitas fontes e não encontrei qual é o fungo.
    Agradeço desde já.
    abraço.

    ResponderExcluir
  183. carlos11/4/13

    %BOA tarde, amigo . qual alimento que eu posso da uma galinha para botar mais rápido.

    ResponderExcluir
  184. Anônimo11/4/13

    oi tenho criação de pintinhos caipiras depois de uns 7 dias coloco eles em um galinheiro mas nestas ultimas chocadas varios deles estão morrendo, eles começam a "roncar" param de se alimentar, o que pode ser?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  185. Anônimo12/4/13

    O nariz do meu galo esta fechado e ele so respira pela boca o que devo fazer

    ResponderExcluir
  186. Aqui na na minha regiao eu nao encontro o pro cil pois as minhas galinhas nao botam e estao todas saudaves e fora da muda posso usar outro remedio semelhante

    ResponderExcluir
  187. TENHO UM GALO DE BICO CRUZADO E NÃO SEI O QUE FAZER POIS O MESMO NÃO CRUZA NEM CANTA NEM ABAIXA GALINHAS, O QUE POSSO FAZER?

    ResponderExcluir
  188. TENHO UM GALO COM BICO CRUZADO, ELE NÃO CANTA,CRUZA O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  189. Meus franguinho ta com ronqueira,com o nariz escorreno e muita tosse ???

    ResponderExcluir
  190. Anônimo3/5/13

    Adorei as informações, me foram de muita utilidade!

    ResponderExcluir
  191. Anônimo3/5/13

    Os pintinhos daki de minha casa esão com gogo, então até alguns já morreram, qual o médicamnto apropiado, agente aplica terramicina nos adultos e eles ficam bons, só que nos pintinhos eu ñ sei o que fazer, me ajude.

    ResponderExcluir
  192. Olá! Meus franguinhos ta com ronqueira,tósse,espirrando e com o nariz escorrendo ? OQUE EU FAÇO !

    ResponderExcluir
  193. Olá! Meus franguinhos ta com ronqueira,tósse,espirrando e com o nariz escorrendo ? OQUE EU FAÇO !

    ResponderExcluir
  194. Anônimo5/5/13

    Meu pintinho está a 2 dias sem força para comer, beber, quase nao anda, com asas caidas, só fica parado com olhos fechados (dormindo). Dou comida e agua na boca. Ele esta emagrecendo muito.
    Gostaria de saber o que ele tem? O que eu posso fazer para ele?

    ResponderExcluir
  195. Olá, boa noite, tenho um galo garnizé que está com manchas na crista, parece de briga, são manchas pretas, e parte da crista está ressecada, como se estivesse secando e ficando dura. o que pode ser, desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  196. Anônimo9/5/13

    COMO EU FASO PARA O GALO VOLTA A ENCHE OVO ELE NAUM ESTA MAIS ENCHENO

    ResponderExcluir
  197. Anônimo9/5/13

    COMO EU FASO PARA FAZER ELE ENCHE OVO DE NOVO MI AJUDA AIIIIII

    ResponderExcluir
  198. Anônimo13/5/13

    Amigo tenho um galo comprei á pouco tempo mas ele quase não come comprei ração galo de ouro mas ele come muito pouco sera que ele está com vermes? Que remédio eu dou pra ele?

    ResponderExcluir
  199. Anônimo21/5/13

    gente me ajuda pf minha galinha esta com falta de apetite e com diarreia e esta muito fraca pois cai toda hora e não consegue pular estou dando antibiotico e não adianta o que eu faço ela esta muito magra pf me ajudem o q eu faço?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!